Praias, montanhas, história e muita natureza: descubra as belezas das melhores cidades para conhecer no Espírito Santo

Com alguns atrativos ainda pouco explorados, o Espírito Santo possui um potencial turístico incrível. Desde belíssimas praias a uma natureza exuberante e o charme das montanhas, as cidades capixabas ainda reservam muitos atrativos históricos e culturais. Fora isso, entregam uma boa rede hoteleira, ótima gastronomia e atrações variadas, que atendem desde famílias com crianças até quem está em busca do agito.

Para se ter uma ideia da diversidade de atrações do estado, há dunas, falésias, edificações histórias, lagoas, parques, ilhas e muito mais lugares para visitar e se encantar. Conheça algumas das melhores cidades para conhecer no Espírito Santo e se surpreenda com esse incrível estado brasileiro.

Anchieta

Foto: Anchieta Turismo

Se você aprecia locais tranquilos com uma ótima estrutura, vai amar conhecer a cidade de Anchieta. Bem próxima à capital Vitória, o local concentra diversos hotéis, restaurantes, lojinhas e, claro, belíssimas praias.

São quase 30 quilômetros de extensão litorânea e opções não vão faltar para quem quer águas limpas, areia fofa e muito sossego. A Praia de Castelhanos possui uma ótima estrutura e, de brinde, um mar com piscinas naturais que se formam em meio às rochas.

Já a praia de Ubu, apesar de menos badalada e com uma estrutura mais rústica, é um local bucólico e muito bonito que vai deixar dias de estresse bem distantes. Além disso, o mar é calmo e caiaques ficam à disposição para aluguel, uma boa dica é explorar as águas a bordo deles.

A cidade, para quem não sabe, foi lar do Padre José de Anchieta e, para quem quiser saber mais sobre sua vida, o Museu Anchieta apresenta móveis antigos, peças arqueológicas, entre outros objetos. O museu, que fica anexo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, uma das mais antigas igrejas do Brasil.

Vila Velha

Foto: SETUR-ES

Vila Velha é a cidade mais antiga do Espírito Santo e uma das mais visitadas do estado. A apenas 7 quilômetros de distância da capital Vitória, as cidades são ligadas por três pontes, sendo a mais famosa delas a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, que virou cartão-postal.

É em Vila Velha que também se concentram algumas das mais belas praias do Espírito Santo. Com 32 quilômetros de litoral, há opções para todos os gostos, mas os destaques ficam para a badalada Praia da Costa, que é bastante movimentada e conta com uma ótima estrutura de quiosques, bares e hotéis, além de uma orla arborizada com uma ciclovia. Já para quem quer mesmo é sossego, a Barra do Jacu ainda mantém a calmaria de uma vila de pescadores: pouca estrutura, mas muita natureza intocada.

Outro ponto imperdível que faz de Vila Velha uma das melhores cidades para visitar no Espírito Santo é o Convento Nossa Senhora da Penha, construído em 1558 no alto de um penhasco de 154 metros. Além do fator histórico, lá do alto é de onde se tem uma das vistas mais incríveis da cidade.

Já para os apaixonados por chocolate, é em Vila Velha que se encontra a fábrica da tradicional marca Garoto, que oferece um tour pela produção dos doces, além de uma lojinha para garantir algumas delícias.

Marataízes

Foto: Rickiperoza / Wikimedia Commons

Já que o assunto são belas praias, Marataízes não poderia ficar de fora dessa lista das melhores cidades para conhecer no Espírito Santo, afinal, são mais de 25 quilômetros de litoral para aproveitar. A pouco mais de duas horas de Vitória, a cidade é uma das preferidas para curtir com a família, já que suas praias são calmas, limpas e seguras. As praias de Cações, Boa Vista e Marobá são exatamente assim e, por isso mesmo, muito frequentadas por quem tem crianças.

Mas não pense que as praias de Marataízes não podem surpreender. É o caso da Praia das Falésias que, como o próprio nome indica, possui imensos paredões rochosos que atingem até 40 metros de altura e tornam o visual bastante peculiar – aliás, ótimo para ostentar boas fotos, viu?

Para quem não curte praia, tudo bem: já pensou em visitar uma lagoa? Turistas costumam se divertir em caiaques e pedalinhos que podem ser alugados na Lagoa do Siri, que costuma ficar lotada durante a alta temporada.

Itaúnas

Foto: Denys Flores / Wikimedia Commons

Um verdadeiro paraíso com uma atmosfera despretensiosa, assim podemos descrever Itaúnas. Localizada na divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, a cidade e sua rusticidade chegam a lembrar a famosa Jericoacoara, no Ceará. É por isso que ela não poderia ficar de fora dessa lista das melhores cidades para visitar no Espírito Santo.

Apesar do clima de simplicidade, há um grande tesouro que cerca o charmoso vilarejo: as dunas do Parque Estadual de Itaúnas. Alguns enormes montes de areia podem chegar a atingir até 30 metros e é preciso atravessá-los para chegar à praia.

A caminhada dura cerca de 15 minutos, mas o visual compensa e muito – especialmente ao pôr do sol. Além da praia e dunas, o parque conta com sítios arqueológicos com pedras lascadas e diversos artefatos indígenas. Já na vila, o forró rola solto até o amanhecer e quem visitar o lugar em julho poderá participar do animado Festival Nacional de Forró de Itaúnas, sempre sem hora para acabar.

Guarapari

Foto: Masajualves / Wikimedia Commons

É praia que você quer? Guarapari tem mais de 50. Das mais remotas às mais badaladas, das mais calmas às mais agitadas, uma coisa é certa: todas são belíssimas. A apenas 60 quilômetros de Vitória, a cidade é muito procurada como um refúgio de férias e, por isso, conta com uma estrutura excelente para atender até mesmo os turistas mais exigentes. Isso inclui, é claro, a gastronomia – é aqui que você poderá provar uma deliciosa moqueca capixaba, especialmente em algum restaurante da Praia de Meaípe (que já foi considerada umas das 10 praias mais belas do Brasil, então aproveite).

A Praia dos Padres também é uma das mais bonitas do estado, e além de areia branquinha, um mar calmo e muito sossego, você pode descansar debaixo da sombra de um dos diversos cajueiros que se espalham por lá. No entanto, se você quiser agito, a Praia de Bacutia reúne muitos jovens animados. Trata-se de uma praia com calçadão e prédios luxuosos por sua orla, mas sem perder a beleza.

Vitória

Foto: Filipe Frazao / Shutterstock

Uma capital localizada entre o mar e as montanhas, onde é possível pegar um sol e curtir o friozinho serrano no mesmo dia. Assim é Vitória, ou “Vix”, como é chamada pelos nativos. Com um clima tropical o ano todo, concentra diversas ilhas, praias e parques, além de muitos locais históricos. Isso sem falar na gastronomia, já que há diversas opções de restaurante que entregam a deliciosa e original moqueca capixaba. Não é nem preciso falar que Vitória é, sem dúvida, uma das melhores cidades para conhecer no Espírito Santo.

Entre as praias imperdíveis para visitar está a Praia de Camburi, onde há uma orla muito agradável por onde pessoas caminham e praticam esportes. Com sorte, é possível avistar diversas tartarugas que nadam por lá. Uma dica de ilha para visitar é a Ilha do Boi, onde fica localizada a Praia da Esquerda e a Praia da Direita, que possuem bastante infraestrutura e lugares disputados na faixa de areia.

Não deixe também de caminhar pela Praça dos Namorados, na Praia do Canto, que recebe uma feirinha de artesanato aos finais de semana, além de oferecer algumas atividades e eventos. Um local agradável para curtir a noite é uma área conhecida como Triângulo, também na Praia do Canto. É lá que você pode saborear deliciosos pratos em ambientes charmosos em alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade.

Alfredo Chaves

Foto: Pref. Alfredo Chaves

Some belas paisagens, muita aventura, esportes e uma excelente gastronomia. Assim é Alfredo Chaves, uma charmosa cidade localizada na encosta da Serra Capixaba. Com muitas cachoeiras e uma famosa rampa de voo livre, a cidade conta com circuitos turísticos imperdíveis e está entre as melhores cidades para conhecer no Espírito Santo.

Para quem gosta de aventura, a oferta de atividades como rapel, quadriciclo, tirolesa caiaque é grande. Mas não se preocupe: se você prefere passeios mais bucólicos, siga até a região rural da cidade, onde há muita hospitalidade e diversas delícias que são produzidas por ali.

Para quem aprecia charmosas construções histórias, a Vila de Matilde pertence ao município e abriga a linda Estação Ferroviária de Matilde, erguida no início do século XX. No local é possível conhecer mais sobre a história da cidade, além de degustar um delicioso café. Seguindo pelas linhas de trem que percorrem a natureza, há o famoso túnel Matilde, uma obra centenária construída para desviar o fluxo da água do córrego formado no local da linha do trem.

Domingos Martins

Foto: Swiss Move

Se você é daquelas pessoas que adora um friozinho, um chocolate quente e muita natureza, Domingos Martins é o seu lugar. A cidade fica a apenas 50 quilômetros de Vitória, ideal para aquele bate e volta de fim de semana. O município faz parte das cidades que compõe a região serrana capixaba.

Colonizada por imigrantes alemães, pomeranos e italianos, essa cultura se reflete até os dias de hoje tanto na gastronomia, nas atrações e nos diversos festivais charmosos que acontecem ao longo do ano. Que tal um passeio romântico de trem pelas montanhas? O Trem das Montanhas Capixabas passa pela cidade, levando turistas até Viana, Marechal Floriano e Araguaia.

Como se não bastasse tudo isso, ainda tem mais: a natureza é um valioso presente que Domingos Martins entrega aos visitantes. O vilarejo de Pedra Azul pertence à cidade e é lá que está a famosa pedra que dá nome ao lugar. O “azul” do nome vem da incidência solar que faz com que a imensa formação rochosa mude de cor mais de 35 vezes por dia. Além disso, há diversas trilhas em meio à natureza exuberante do Parque Estadual da Pedra Azul, uma área de mais de 1200 hectares.

Santa Teresa

Outro destino que é puro charme na região serrana do estado é Santa Teresa, que também é uma das melhores cidades para conhecer no Espírito Santo. A aproximadamente uma hora e meia da capital Vitória, o município apresenta atrações que só o primeiro município do Brasil a ser fundado por imigrantes italianos poderia oferecer. Responsável por 80% da produção de vinho do estado, Santa Teresa oferece uma vasta experiência enogastronômica em uma rota conhecida como “Circuito Caravaggio”, uma estrada que leva a vária vinícolas e produtoras de vinhos, licores, doces, massas, geleias e outros produtos deliciosos.

Mas não é só na parte de sabores que Santa Teresa impressiona. A natureza exuberante lhe rendeu o apelido de “A Doce Terra dos Colibris” pelo grande número de beija-flores que enfeitam ainda mais a cidade. A parte histórica reúne edificações do século XIX, como a Igreja Matriz. Para jantar, a Rua do Lazer diversos restaurantes charmosos.

E você, quando vai arrumar as malas para conhecer as melhores cidades no Espírito Santo?

» Lugares para conhecer em Vitória
» Melhor época para visitar Vitória
» 7 passeios bate volta saindo de Vitória
» 15 fotos de Vitória que vão te convencer a viajar pra lá

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Belvedere Grindelwald: um hotel familiar incrível no coração dos Alpes suíços

Artigo anterior

Hotel inspirado em nave espacial será construído ao pé de uma geleira na Noruega

Artigo seguinte

Você pode gostar