Descubras quais são os melhores meses para curtir as belezas da cidade do Rio de Janeiro

Foto: Pauloduarte / Pixabay

A cidade do Rio de Janeiro é internacionalmente conhecida por suas belas praias e suas temperaturas altas sempre presentes, independente da estação do ano. Além das belezas naturais que cercam a cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro também é destacado como um destino multicultural que oferece uma infinidade de atividades ao turistas além de praias, como museus, parques e construções históricas.

Apesar de ser considerado um destino que pode ser visitado durante todo o ano, o clima da cidade é tropical, e possui duas estações distintas: a seca, entre maio e novembro e a chuvosa, entre dezembro e abril.

O sucesso dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e da tradicional queima de fogos na Praia de Copacabana durante o Réveillon, são o ápice da movimentação turística na cidade e são consideradas as épocas de alta temporada na capital. Se você busca visitar a cidade em dias mais tranquilos, evite os feriados prolongados.

Verão


Vamos começar pelo verão, a estação mais amada pelos cariocas. Essa é a época de colocar as roupas de banho e curtir uma deliciosa praia, andar de bicicleta pela orla ou fazer algumas das diversas trilhas pela mata.

O verão carioca é marcado por temperaturas altas, podendo atingir mais de 40°C, mas as pancadas de chuva no final da tarde refrescam e trazem umidade para a região.

E claro, que falando desse período do ano não podemos deixar de mencionar as festas, como a tradicional queima de fogos em Copacabana e as ruas lotadas de bloquinhos, no Carnaval. Já deu para perceber que o verão no Rio é bem agitado e alternativas de lazer não vão faltar.

Outono


Visitar a Cidade Maravilhosa durante o outono é perfeito para quem busca temperaturas mais agradáveis e com pouca chuva durante a viagem. Nessa estação o céu normalmente fica muito azul, e visitar os pontos mais altos do Rio, como o Cristo Redentor e o Mirante Dona Marta terá uma vista ainda mais encantadora.

Uma festa marcante que merece a visita de quem estiver na região no mês de junho são as tradicionais festas juninas, muito famosas no Nordestes, o Rio de Janeiro traz essa tradição para o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, com comidas típicas e muito forró.  

Inverno e Primavera


Com a entrada do segundo semestre do ano, chega o inverno e a primavera. No Rio de Janeiro, não há uma distinção muito grande entre essa estação. Em resumo, os dias são mais frios, com temperaturas médias de 18° e 24°C, para os cariocas os termômetros são baixos, mas se você vive em uma região mais fria não sentirá muito a queda.

É no inverno que o sol se esconde e dias nublados são muito comuns, assim como a neblina que cobre pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, por conta disso alguns passeios podem ter que ser adiados. Mas se tempo não colaborar, não se preocupe que atividades não faltam, nesses dias você pode programar uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil ou conhecer uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

No início de setembro com as flores que começam a nascer, o passeio mais convidativo é relaxar em um dos parques da cidade, como o Jardim Botânico ou Parque Lage.

» Lugares para conhecer na cidade do Rio de Janeiro
» City Tour no Rio de Janeiro
» Guia de Museus no Rio de Janeiro
» Lugares para conhecer no Parque Nacional da Tijuca

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares baratos para fazer intercâmbio: inglês, espanhol e francês

Artigo anterior

5 canais no YouTube para aprender inglês antes de viajar

Artigo seguinte

Você pode gostar