Melhor época para visitar a Amazônia, Manaus e entornos

Durante todo o ano a paisagem amazônica muda consideravelmente, devido principalmente a influência dos rios e nível das águas, variando basicamente entre duas estações fixas – extremo verão e extremo inverno – nesse primeiro as chuvas costumam dar mais trégua, enquanto na segunda época, as chuvas constantes deixam a umidade do ar com altos índices, possibilitando um clima mais agradável enquanto o nível dos rios sobem gradativamente.

Os dois períodos apresentam paisagens surpreendentes, entretanto, possuem características próprias, sendo basicamente, de fevereiro a maio o período das chuvas, onde os animais se mostram ainda mais ativos, além dos pequenos braços de rios e canais também serem acessíveis de canoa.

Foto: Jose Barrera

Foto: Jose Barrera

Foto: Jorge Ivan Vasquez

Foto: Jorge Ivan Vasquez

Leia também: Viagem para Manaus: dicas para conhecer a Amazônia

Entre junho e setembro, as chuvas já cessaram, mas os rios atingem sua altura máxima antes da vazão devido às chuvas. Nessa época é possível navegar em canoas e pequenos barcos na altura da copa das árvores, já que o nível das cheias atingem grandes alturas e praticamente preenche os braços de rios e igarapés. Essa também é a época em que boa parte dos animais se reproduzem.

De outubro a novembro é o período de baixa dos rios, esse é o período de maior baixa do nível das águas, onde também surgem inúmeras praias de areias brancas e água doce, em diferentes pontos da floresta. Pela oscilação constante do nível desses rios, boa parte das moradias ribeirinhas são em casas flutuantes, que acompanham a altura do rio conforme essas variações.

E por último, de dezembro a fevereiro quando começa novamente os períodos de chuva os níveis dos rios sobem gradativamente, alagando novamente parte da floresta e cobrindo os bancos de areias e algumas praias de água doce, após o auge do verão, de novo começa o período de reprodução de algumas espécies.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

O que ver e fazer a partir de Manaus
Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região
Interação com os Botos em Manaus – Arquipélago de Anavilhanas
Como chegar na ilha de Algodoal saindo de Belém, no Pará
10 programas imperdíveis para fazer em Belém

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.