Extenso e com centenas de lugares paradisíacos, o Nordeste pode ser conhecido o ano todo, mas vale algumas ressalvas.

Ceará, Bahia, Maranhão… Esses e outros estados vêm à mente quando pensamos em uma viagem para o Nordeste brasileiro, junto a uma informação com a qual todos concordam com unanimidade: se trata de uma região para ser visitada o ano todo, literalmente.

E isso não deixa de ser verdade.

Quando pensamos na temperatura, por exemplo, não existe uma melhor época para ir ao Nordeste. Em Salvador, Recife e Natal, apenas para citar alguns destinos, a mínima durante o ano é de, em média, 21ºC, enquanto a máxima chega facilmente aos 30ºC, com sensação térmica que não raramente faz parecer que está bem mais quente.

A melhor época para ir ao Nordeste de acordo com os meses e o que se pretende ver por lá

Foto: marinelson / Pixabay

Mas se a temperatura não influencia negativamente uma viagem para o Nordeste, outros fatores podem influenciar, como a chuva.

Via de regra, o período chuvoso vai de janeiro até julho, mas vale ressaltar que as chuvas se espalham bem pelos estados nesses meses.

Em janeiro, por exemplo, ela quase não aparece, sendo um ótimo mês para aproveitar as praias, como as de Trancoso e Caraíva, no sul da Bahia. Já em abril, a não ser nesse pedacinho do Nordeste, a chuva atinge toda a região.

Outro fator muito importante são as férias escolares e os feriados prolongados, que deixam os pontos turísticos bem mais cheios: se janeiro é um bom mês para viajar por causa do clima, pode não ser a melhor escolha para quem quer encontrar pouca gente e preços atrativos.

O mesmo vale para março, que coincide com o Carnaval, atraindo milhares de turistas para a região que, sem dúvidas, é a mais animada de todas para curtir essa data, principalmente para quem pensa em viajar para Salvador.

E, por falar nisso, vamos aos eventos e atrações turísticas do Nordeste que podem compor seu roteiro:

Praias

Foto: Cleferson Comarela / Wikimedia Commons

É impossível citar uma só (inclusive temos um post indicando 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste), mas sempre há as que se destacam.

As de Fernando de Noronha, por exemplo, estão nessa lista, e se sua ideia é mergulhar por lá agosto é um dos melhores meses para viajar.

São João

Foto: Janine Moraes

As melhores festas juninas do Brasil estão no Nordeste, e é claro que, nesse caso, junho é o melhor mês para viajar para lá, principalmente para Caruaru e Campina Grande. É um período considerado alta temporada nesses destinos, então se programe com antecedência.

Lagoas

Foto: idobi / Wikimedia Commons

A melhor época para ir ao Nordeste e conhecer as famosas lagoas nos Lençóis Maranhenses? Junho, sem dúvidas!

Antes disso as lagoas ainda não estão formadas, sem contar que nesse mês você também pode curtir o Bumba-Meu-Boi na capital do estado.

O Nordeste possui centenas de atrativos, e numa primeira viagem pode ficar difícil escolher o que conhecer.

Se esse também é o seu caso, veja nesse post como visitar 4 estados numa única viagem para lá.

» 41 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» Melhores hotéis e pousadas para se hospedar no Nordeste
» 17 praias baratas e tranquilas para conhecer no Nordeste
» Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do nordeste

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Melhor época para ir ao Pantanal

Artigo anterior

Melhor época para ir ao Japão

Artigo seguinte

Você pode gostar