Berço histórico do Brasil, Salvador é uma cidade que mistura culturas, crenças e raças em um calendário repleto de festas

A Bahia é a terra da alegria, e isso se deve às diversas festas populares que ocorrem em Salvador. A primeira capital do Brasil tem um calendário marcado por muitas comemorações que atraem milhares de turistas durante o ano todo.

Os turistas que escolhem Salvador como destino de férias podem relaxar nas belas praias pela manhã, fazer um passeio pelo Centro Histórico à tarde, apreciar as diversas igrejas, fortes e centenas de casarões do século 17 e 18, ver o mais lindo pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos e finalizar o dia provando a deliciosa culinária local em um dos ótimos restaurantes da cidade. E, se ainda assim sobrar energia, outro programa imperdível é dançar nos ensaios dos blocos de carnaval.

Com o sol brilhando o ano todo, belas paisagens e um calendário animado –  com comemorações como a festa dos sabores, a festa do candomblé, da capoeira a até de regatas – você pode visitar Salvador de janeiro a janeiro que sempre encontrará a atração ideal.

Em Salvador, muitos dizem que só existem duas estações, o verão de sol escaldante e o inverno, com maior precipitação de chuvas, porém, para escolher a melhor época para viajar para a cidade é preciso definir antes as atividades que pretende realizar. Aqui, você encontra algumas dicas para planejar a viagem perfeita.

Primavera e Verão


Muito sol, agitação e turistas para todos os lados. O verão é, sem dúvida, a estação em que a maior parte das pessoas escolhe para visitar Salvador. Nesses primeiros meses do ano, a terra da alegria está ainda mais feliz: são tantos eventos marcados no calendário que será preciso ficar na cidade pelos próximos três meses para curtir todas as festas.

O ano já inicia com o pé direito, já que Salvador é a cidade do Nordeste mais procurada por brasileiros para a passagem de ano. E, se você estiver por lá, corra para garantir seu lugar na Praia do Farol da Barra e curtir a queima de fogos além do show de diversos artistas.

Ainda em janeiro acontece as tradicionais festas religiosas de Santa Bárbara, Iemanjá e a Lavagem do Bonfim. Logo depois chega o Carnaval, momento mais esperado por baianos e turistas. As ruas no circuito Barra-Ondina atraem milhares de foliões que seguem atrás dos mais de 200 blocos que percorrem a cidade.

Para quem busca um período mais tranquilo para viajar, a primavera que se estende de setembro a dezembro é uma boa alternativa, já que ainda não iniciaram as férias escolares e a cidade não está lotada de turistas.

Outono e Inverno


Mesmo durante o inverno as temperaturas atingirem a mínima de 24°C. Durante os meses abril e junho, as chuvas fortes podem atrapalhar alguns passeios. Se a chuva apertar, no entanto, existem outras opções de atividades para incluir no roteiro. Os apaixonados por comida baiana vão se deliciar na festa dos sabores que acontece tradicionalmente no mês de julho.

Se sua viagem está programada para agosto, reserve um dia para participar da festa de Nossa Senhora da Boa Morte, uma das mais bonitas da região. O outono começa em março e vai até o mês de junho, a temporada de chuvas diminui e o sol volta a brilhar quase todos os dias. Este é um período muito procurado por turistas que querem curtir os dias lindos em Salvador, mas preferem temperaturas mais amenas do que no verão.

» Lugares para conhecer em Salvador
» Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia
» Lugares para conhecer em Porto Seguro
» Observação de baleias Jubarte encanta turistas em Arraial D’Ajuda, na Bahia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Guia completo da Serra Gaúcha

Artigo anterior

Lugares para conhecer no Peru

Artigo seguinte

Você pode gostar