Descubra qual é a melhor época para visitar a Chapada Diamantina e programe sua viagem

A Chapada Diamantina, na Bahia, conta com uma imensidade de atrações. Grutas, cachoeiras, trilhas por montanhas e ainda por cima uma bela visão de toda região montanhosa do Estado. É um dos melhores destinos para conhecer no Brasil, já que também oferece nas cidades próximas uma arquitetura colonial e um toque da história brasileira.

O local é um dos centros de ecoturismo do país, por isso, muitas pessoas escolhem se hospedar em cidades próximas, como Lençóis e Mucugê. É importante ter em mente que as atrações e atividades ficam um pouco distantes umas das outras, então o ideal é ir de carro ou contratar uma agência de turismo para te auxiliar com os passeios.

Mas quando estamos planejando uma viagem, sempre nos preocupamos com o mês e data que vamos visitar tal lugar. Confira um guia de melhor época para conhecer a Chapada Diamantina de acordo com o seu interesse pessoal.

Verão

Foto: Rodolfo Bazetto / Wikimedia Commons

Para as pessoas que tiram férias no verão, esse com toda certeza é uma das melhores épocas para conhecer o destino. A Chapada Diamantina conta com uma grande quantidade de cachoeiras, por isso, as famosas “chuvas de verão” ajudam no fluxo da água, resultando em maior quantidade. Além disso, o calor facilita a adaptação com as águas geladas das cachoeiras, você pode mergulhar sem medo.

A cachoeira do Buracão é muito visita nessa época do ano, já que possui uma queda de água de 85 metros e se encontra no meio de um cânion, mesmo que você não queira entrar na água geladinha, vale a pena dar uma andada em volta e apreciar essa visão.

Outra cachoeira muito visitada é a Cachoeira da Fumaça, uma das maiores quedas d’água do Brasil. No entanto, para conseguir chegar até lá, é necessário encarar uma trilha de duas horas.

Outono

Foto: Cleide Isabel / Wikimedia Commons

O outono pode ser considerado uma das melhores épocas para conhecer a Chapada Diamantina. Do fim de março até o começo de junho o clima está em sua melhor relação com a natureza. Além de pensar que essa época é fora de temporada, por isso as passagens e estadias acabam saindo mais em conta.

Na região da Chapada Diamantina, esse é o momento para aproveitar tudo que a natureza tem para oferecer sem problemas, como as chuvas diminuem as trilhas estão mais secas e ainda existe um restinho de sol do verão, que dá pra mergulhar bem fundo nas cachoeiras.

Por isso, visite a Cachoeira da Fumacinha, que precisa de cinco horas de trilha, e aproveite toda essa visão. Durante o caminho, é possível desfrutar ao máximo da natureza, vendo espécies nativas e preservadas, além de ter toda uma sensação de calma fornecida pelo ambiente.

Inverno

Foto: Rodrigo Almeida Fernandes / Wikimedia Commons

O inverno tem uma temperatura mais amena, não é um frio tão forte mas ao mesmo tempo não oferece tanto sol. Por isso, é a melhor época para conhecer a Chapada Diamantina se você quer fazer trilhas e se aprofundar no que a natureza tem para oferecer. Mas lembre-se que pode amanhecer garoando e com um vento gelado.

Nessa época também é possível ver a incidência do sol entrando nas grutas. Entre elas estão o Poço Azul, muito conhecido por suas águas de coloração azul e cristalinas, onde é possível realizar flutuação, e o Poço Encantado, com mais de 60 metros de profundidade. Não perca essa oportunidade de presenciar o melhor da Chapada Diamantina.

Primavera

Foto: Kennedy Silva / \Wikimedia Commons

A primavera é muito parecida com o clima do outono, mas na maior parte das vezes as cachoeiras estão mais secas pela falta de chuva. Por isso, é interessante visitar a cidade que você pretende se hospedar, além de listar todos os lugares que deseja conhecer na Chapada Diamantina.

Um ótimo lugar para se divertir e experimentar algumas atividades radicais é a Gruta da Pratinha, onde você pode misturar o melhor de todos os mundos. Se você curte coisas mais emocionantes, pode ir na tirolesa, mas se você prefere ficar mais tranquilo, por que não nada nas águas da gruta e no rio que existe ali perto? Assim, você aproveita tudo que a região te oferece.

» Conheça as principais atrações da Chapada Diamantina
» Todo o encanto do Poço Azul, na Chapada Diamantina
» Chapada Diamantina: conheça a Cachoeira da Fumaça
» 4 passeios imperdíveis para fazer na Chapada Diamantina

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Pesquisa comprova: subir em montanhas nos deixa mais criativos e otimistas

Artigo anterior

Nova York durante o verão, veja o que fazer na cidade

Artigo seguinte

Você pode gostar