Algumas cidades na Bahia ou pontos turísticos não são tão explorados por turistas, venha descobrir as belezas quase intactas que o local esconde 

A Bahia é um grande ponto de riqueza cultural e natural do Brasil. Lá podemos encontrar praias, reservas de Mata Atlântica e muita presença da cultura nordestina, por meio da culinária e danças típicas. Quem nunca pensou em visitar Porto Seguro pelas bebidas e o Acarajé, ou Salvador pelo Olodum e o Pelourinho?

É inegável que esses pontos turísticos marcam todo o Estado baiano, mas nada impede que as pessoas também aproveitem e descubram lugares turísticos da Bahia pouco conhecidas, mas que valem a pena uma visita. Quem sabe até não é possível fazer uma viagem mais em conta escolhendo esses destinos. E aí, ficou curioso? Agora é só conferir a lista.

Confira 10 destinos pouco conhecidos na Bahia

Baixio 

Foto: Divulgação Baixio

Com 5 lagos e 14 nascentes, Baixio faz parte dos destinos na Bahia para fugir do óbvio. O local é cercado por passeios ecológico e trilhas, que levam para as famosas lagoas, que contém águas cristalinas e mornas, ótimas para banho. Além disso, é possível ver uma visão panorâmica e apreciar a vista da subida dos morros.

Mangue Seco 

Foto: Nico Kaiser

Não é uma das cidades turísticas na Bahia, apenas uma vila de pescadores, mas que encanta qualquer visitante com sua areia branquinha e mar bem azul. Localizada no extremo norte do Estado, Mangue Seco tem uma boa estrutura de bares e restaurantes para turistas, além de estar perto do Rio Real, outro local que vale a pena uma visita em barco.

Paulo Afonso 

Foto: Marinelson Almeida

Uma das melhores cidades da Bahia para aproveitar os canyons do Rio São Francisco e desfrutar de suas águas é Paulo Afonso, que contém diversos passeios de Catamarã. Mas também é possível explorar as outras paisagens, como a Serra do Umbuzeiro e ainda visitar a casa da Maria Bonita, uma grande figura nordestina.

Conde 

Foto: Tatiana Azeviche – Setur

Um local onde você pode encontrar de tudo um pouco, praias com dunas, piscinas naturais, rios e manguezais. Conde é uma das cidades na Bahia que costuma atrair muitos turistas, no entanto, não é difícil encontrar lugares mais isolados, basta caminhar pelas praias que pontos paradisíacos e escondidos vão aparecer.

Cumuruxatiba 

Foto: Vilamir Azevedo

Um lugar que encanta tanto com maré baixa quanto com baixa é Cumuruxatiba. Lá é possível caminhar tranquilamente quando as águas estão rasas e aproveitar praias desertas. Mas quando a maré aumenta, atividades como mergulhos encantam os visitantes, já que através da água cristalina, qualquer um consegue ver os corais e peixes coloridos.

Ponta do Corumbau 

Foto: Divulgação

Se o que você busca é tranquilidade, Ponta do Corumbau é uma das melhores cidades da Bahia para relaxar. O local tem difícil acesso, apenas por embarcações ou estradas de terra, então boa parte do ano está quase vazio. Assim, qualquer um pode curtir o mar esverdeado e deitar na areia branquinha.

Santa Cruz Cabrália

Foto: Carlos Alkmin

Uma forte mistura da colonização portuguesa e das tradições indígenas se encontra em Santa Cruz Cabrália. Essa é uma das cidades turísticas da Bahia, porque além das diversas praias com mares para todos os gostos, faz parte da Costa do Descobrimento, estando entre as possibilidades de locais onde os colonizadores pisaram pela primeira vez.

São Desidério 

Foto: Info São Desidério

Para os aventureiros que estão prontos para qualquer atividade, São Desidério é um dos pontos que vale a pena ser visitado. A cidade conta com mais de 60 grutas, diversas trilhas e lugares para quem curte escalar. Além disso, um grande atrativo da região é o Parque Municipal da Lagoa Azul e o Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes.

Vale do Jiquiriçá 

Foto: Rita Barreto

Mais um lugar perfeito para os amantes de ecoturismo é o Vale do Jiquiriçá. O local abriga cachoeiras, serras e muitas trilhas, onde os visitantes podem realizar atividades como trekking, cavalgada, canoagem e pesca nos rios próximos. Outro ponto favorável para o lugar são as comidas típicas, como carne de sol e a moqueca.

Caraíva 

Foto: Divulgação Porto Seguro

Caraíva não é uma cidade turística da Bahia, na verdade, faz parte de Porto Seguro, só que ainda não foi totalmente descoberta pelos turistas. O local tem o famoso encontro do rio com o mar, onde é possível fazer diversos passeios de barco, tanto pelas águas doces quanto pelas salgadas.

Leia também:

» As melhores praias para você conhecer na Bahia
» Vilas de pescadores e praias paradisíacas da Costa do Descobrimento, na Bahia
» Bahia: veja 9 fotos das melhores praias de Salvador e entornos
» Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Passagens aéreas devem ficar mais baratas a partir de setembro, afirma ministro

Artigo anterior

Casas em Orlando: como é alugar casas para temporada na Disney

Artigo seguinte

Você pode gostar