Se você está pensando em tirar umas férias e fazer uma viagem, nada melhor do que ir com seus familiares, por isso, para te ajudar separamos algumas dicas de onde viajar em família no Brasil

Não importa a época do ano, viajar com seus familiares é uma das melhores coisas para se distrair do mundo. Perto de pessoas queridas, nós nos sentimos melhores e mais animados para retornar à rotina depois. Mas para entrar no clima de descontração, primeiro é preciso planejar o destino: Onde viajar em família?

Como muitas vezes as férias não coincidem com a estação do ano que queremos, separamos uma lista bem diversificada de lugares para viajar com a família. Assim você pode escolher entre cidades pequenas ou grandes, praias ou campos, no calor ou no frio. O destino é seu e a viagem também, confira nossas sugestões.

Descubra os melhores lugares para passear com a família no Brasil

Serra Gaúcha

Foto: Francielle Garcia Moreira / Wikimedia Commons

Um dos lugares no Brasil para viajar com a família é a Serra Gaúcha. Se você nunca ouviu falar, já está na hora de conhecer o lar do sossego e da alta gastronomia do país. A serra possui muitas cidades, mas as mais famosas são Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Nas três a presença do estilo europeu é constante, sendo que algumas puxam mais para a cultura de produção de chocolate e outras de vinhos. Por que não aproveita uma roadtrip?

Rio Quente

Foto: Pablo Regino / MTur

Um dos lugares no Brasil que consegue reunir tranquilidade e divertimento é o Rio Quente. Como o nome já diz, as águas das nascentes são quentes e tornam todas as piscinas e parques com água aquecida naturalmente. O local, em Goiás, é ideal para qualquer faixa etária, já que contém o Hot Park, um parque de diversão para os aventureiros, mas também disponibiliza hidromassagens para os que pretendem relaxar.

Aquiraz – Beach Park

Foto: Divulgação

Na nossa lista de passeios em família não podia faltar o famoso Beach Park. O local é um dos maiores atrativos do país, porque oferece todo tipo de diversão, desde as moderadas até as mais radicais. Por exemplo, as atrações em família incluem brinquedos como Arca de Noé e o Aqua Show. Lembrando que o parque disponibiliza espaço de sauna para aqueles que buscam relaxar em meio a adrenalina.

Ilha de Comandatuba

Foto: Divulgação

Se você é daquelas pessoas que só consegue relaxar com uma praia, a Ilha de Comandatuba é um dos melhores lugares para viajar. O local fica no sul da Bahia e oferece praias desertas com vegetação preservada. Ali você também vai encontrar uma cultura baiana presente no artesanato e na gastronomia, e como o local precisa ser acessado de barco, todas suas experiências se tornam mais particulares.

Porto Seguro

Um dos lugares no Brasil mais conhecido por turistas é Porto Seguro. Mas isso não é à toa, porque a cidade oferece inúmeros atrativos, desde de centros históricos até praias paradisíacas. Caminhando pelas ruas estreitas, você pode encontrar manifestações da cultura brasileira como a capoeira, além de se deparar com igrejas históricas. No entanto, o que não pode faltar é a vida noturna na passarela do álcool e visitar as praias famosas.

Pipa

Foto: Humberto Sales / MTur

Se você já foi para Natal ou pelo menos buscou os passeio dessa região deve conhecer Pipa. O vilarejo é um dos melhores lugares para viajar com família, porque além de conter praias paradisíacas, o local tem um diferencial que é a presença de golfinhos. Os passeios de barco que circulam toda a região normalmente mostram os animais nadando no mar, mas a Baía dos Golfinhos é o ponto garantido onde você não vai perder esse espetáculo.

Maceió

Foto: Pedro Soares de Oliveira Neto / Flickr

Mais um dos lugares no Brasil para curtir na praia é Maceió. O grande atrativo do lugar são as piscinas naturais, em Pajuçara, onde é possível ver os corais e relaxar na água esverdeada durante a maré baixa. Mas, Maceió também conta com águas agitadas que atraem muitos surfistas, como a famosa Praia do Francês.

Porto de Galinhas

Foto: Leonardo Shinagawa / Flickr

Porto de Galinhas é um dos melhores lugares para viajar com família, porque você pode escolher inúmeras atividades para seu dia. Por exemplo, conhecer as piscinas naturais e fazer um passeio de jangada para ir ver os cavalos marinhos. Visitar a praia dos Carneiros também precisa estar na sua lista, já que é a mais famosa da região por conta da igreja de frente para o mar.

Jericoacoara

Foto: Rosanetur
/ Flickr

Misturando um pouco de água salgada e água doce está Jericoacoara. O destino é um dos passeios em família para relaxar, porque você pode continuar a tradição de turistas e assistir ao pôr do sol nas Dunas do Pôr do Sol, bem de frente para o mar. Mas também pode visitar a Lagoa do Paraíso, o famoso cartão postal da região que contém as redes beijando a água, um bônus: saiba que a água não é salgada.

Lençóis Maranhenses

Foto: Alexandre Ugarte / Flickr

Já pensou em uma combinação de deserto e água? O Maranhão pode te proporcionar essa experiência. Os Lençóis Maranhenses são um dos melhores destinos para ir em família, porque você pode explorar a região em grupo. O local é na verdade um Parque Nacional, que exige expedições com auxílio de guias no meio das montanhas de areias, para conseguir chegar até as lagoas centrais.

Búzios

Foto: Masajualves / Flickr

Búzios por si só já é um grande atrativo para os turistas, as ruas que trazem lojinhas artesanais e as pousadas decoradas. No entanto, é considerado um dos melhores lugares para viajar com a família por conta da imensidão de praias e a calmaria. Durante o dia visite pontos famosos como a Praia de Geribá e de noite curta a vida noturna e a gastronomia local.

Florianópolis

Foto: Pedro Soares de Oliveira Neto / Flickr

Floripa não podia faltar na sua lista de viagens em família. A cidade de Florianópolis em Santa Catarina atrai muitos turistas por conta das possibilidades de praias, que podem ser com águas calmas ou selvagens e menos exploradas pelos homens, com um toque rústico. Algumas zonas da ilha atraem muitos surfistas, mas o que realmente agita a região são as festas noturnas, um ótimo lugar para ir com jovens.

Angra dos Reis

Foto: Diego Baravelli / Flickr

Mais uma das belezas que o Rio de Janeiro tem para oferecer é Angra dos Reis. A região é um dos lugares no Brasil que vale a pena conhecer com tempo, porque você e sua família podem visitar inúmeros lugares, como a Ilha Grande, que abriga a praia mais famosa Lopes Mendes. Lembrando que o local é palco de atividades como mergulhos, esquiaquátcio, stand-up e muitas outras diversões.

Olímpia

Foto: Divulgação

Você está pronto para conhecer mais um dos melhores parques aquáticos do Brasil? Em Olímpia está localizado o Thermas dos Laranjais, um dos passeios em família que você deve fazer. Ali você pode aproveitar com crianças nos parques infantis, ou pode se aventurar nos toboáguas de 30 metros. Mas se quiser ficar só de boa na água, as piscinas e rios estão espalhados por todo ambiente.

Paraty

Foto: Divulgação

Um dos destinos para ir em família é Paraty, a cidade histórica o Rio de Janeiro. Uma combinação perfeita em praias e história faz parte da composição do local. Andando pelas ruas empedradas você pode conhecer as casas em estilo colonial e visitar as grandes lojas de artesanato. Mas, para explorar um pouco de beleza natural é só fazer um passeio de escuna e desfrutar de praias ou pontos como a Lagoa Azul.

Ubatuba

Foto: Tiago Pompeu / Wikimedia Commons

No litoral de São Paulo está um dos lugares para viajar e descobrir coisas novas. As pessoas muitas vezes tem a visão de que Ubatuba está sempre cheia e é muito difícil curtir o mar. Na verdade, é só uma questão de saber onde ir. Para desfrutar de praias desertas você pode visitar: Praia do Português, Praia do Félix e Ilha das Couves. Assim, você acaba fazendo uma das melhores viagens em família.

Campos do Jordão

Foto: Leonardo Shinagawa / Flickr

Mais uma das pérolas de São Paulo e um dos pontos mais altos do Brasil é Campos do Jordão. Com certeza você já ouviu falar do local e sabe que não é preciso estar no frio para curtir a cidade. Campos te oferece passeios de teleférico, um horto florestal, m jardim com decoração diferenciada e claro, vistas privilegiadas de paisagem montanhosa com chocolate quente na mão.

Natal

Foto: Ricαrdo / Flickr

Logo que pensamos no Rio Grande do Norte, já associamos com a cidade de Natal. Ali, as donas mais famosas do Brasil vão fazer parte dos seus passeios em família. Os grandes atrativos do local são as voltas de buggy no terreno arenoso, onde você acaba se deparando com muitas praias e lagos ao redor. Mas como a maioria das cidades nordestinas, há também muita gastronomia e artesanato.

Maragogi

Foto: Legacy600 / Wikimedia Commons

Se você está procurando um dos lugares para viajar com família e relaxar, Maragogi é um dos melhores. O local conta com uma vasta quantidade de piscinas naturais, chamadas de “galés”, onde você pode fazer mergulhos nas águas transparentes e ver os peixes e corais. Mas além disso, também pode visitar as praias famosas da região como Barra Grande.

João Pessoa

Foto: Thiago Silva / Flickr

Na Paraíba se encontra mais um destino com praias que vale a pena conhecer com a família: João Pessoa. Já pensou em visitar os pontos famosos como a Costa do Conde? Onde você pode fazer passeios de buggy e conhecer muitas praias afastadas e desertas. Mas além disso, existem as piscinas naturais, localizadas em Seixas, onde a água é quase transparente e calma.

Foz do Iguaçu

Foto: Deni Williams / Flickr

Um divisor de águas, está Foz do Iguaçu, fronteira do Brasil com a Argentina e Paraguai. É um dos lugares para viajar com família porque você pode se aventurar ou somente observar as belezas naturais. O grande atrativo do local são as Cataratas do Iguaçu, que disponibilizam um passeio de barco e uma passarela para apreciar as enormes quedas d’água. Ou seja, o trajeto pode agradar a todos.

Fortaleza

Foto: A. Duarte / Flickr

Fortaleza ao contrário do que muitos pensam não é só praia e Beach Park. O local abriga muitos centros culturais como o Teatro José de Alencar e o Museu do Ceará. Mas, com certeza o forte são os atrativos no mar, os passeios em família que você precisa fazer caso queira tomar um banho de água salgada são: Praia de Iracema, Praia do Futuro e Prainha.

Bombinhas

Foto: Ieda Funari

Bombinhas é um dos lugares escondidos no Brasil. Em Santa Catarina fica próximo do parque Beto Carrero World, por isso, muitos turistas escolhem a cidade para se hospedar e passar o dia no parque de diversões. No entanto, o local também tem muitos atrativos como um próprio Safari, um mirante que disponibiliza visão para o horizonte no mar e opções de mergulhos.

Guarapari

Foto: Vitor Jubini / MTur

Guarapari é um dos destinos para ir em família no Espírito Santo. A grande quantidade de praias pode deixar os visitantes confusos na hora de escolher, mas se você está buscando relaxar com seus familiares, nada melhor do que ir para um lugar tranquilo como a Praia dos Padres. No entanto, se você curtir uma agitação, a Praia de Bacutia pode ser a ideal.

Bonito

Foto: Evandro Sudré / Flickr

Como o nome já diz, a cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul está repleta de belezas naturais e opções de passeios em família. Lá você pode realizar flutuações em rios e lagos, onde é possível ver peixes e animais aquáticos com clareza. Mas além disso, você também pode visitar grutas e cachoeiras e explorar toda fauna e flora da região.

Costa do Sauípe

Foto: Divulgação

Mais um dos lugares para viajar em familia que vale a pena é a Costa do Sauípe na Bahia. O local é quase um complexo de resorts que se encontram de frente para o mar, assim você pode aproveitar a comodidade da hospedagem e dar um mergulho a hora que quiser.

Aracaju

Foto: Cleverton Ribeiro / MTur

Está afim de curtir umas praias desertas? Aracaju é mais um dos lugares para viajar em família e relaxar de frente para o mar. Com grande quantidade de praias, a cidade em baixa temporada fica quase vazia durante a semana. Por isso, mesmo que sua data de férias não tenha caído no dia planejado, também é lucro.

Balneário Camboriú

Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Mais uma cidade próxima do Beto Carrero World. Além das opções de praias e bondinhos, em Balneário Camboriú você pode fazer trilhas, tirolesa e visitar mirantes. Outro atrativo que encanta as famílias é o Cristo Luz, uma estátua que a cada dia da semana tem uma cor diferente. Mas se você gosta de coisas mais agitadas, o local também é ótimo para praticar voo de parapente.

Rota das Emoções

Foto: Jonathan Hood / Wikimedia Commons

A Rota das Emoções é um dos passeios em família que você precisa fazer. O pacote, na verdade, passa pelos pontos mais conhecidas do nordeste como Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Você pode incluir um ou outro destino nesse plano e conhecer todas as cidades turísticos de uma vez só.

Arraial d‘Ajuda

Foto: Divulgação Porto Seguro

Arraial d’Ajuda faz parte de Porto Seguro, mas tem um toque mais tranquilo durante o dia a dia. Assim, é um dos melhores lugares para viajar com família, porque você pode conhecer a praia central: Mucugê e explorar através de caminhadas até outras praias.  Sendo que no caminho você também pode visitar o divisor de águas com Porto Seguro, o Rio Buranhém.

Canoa Quebrada

Foto: Otávio Nogueira / Wikimedia Commons

Uma das poucas praias que você vai conhecer que tem logotipo é Canoa Quebrada. Localizada no Ceará é um dos muitos bate e voltas de Fortaleza, mas se você quer curtir suas viagens em família, recomendamos uma estadia maior. Lá você pode ver as falésias, tomar um banho de mar, visitar o Morro Branco, fazer passeios de buggy e se alimentar muito bem com as comidas nordestinas.

Salvador

Foto: Matt Kieffer / Flickr

Salvador é famoso por muitos motivos e atrai turistas do Brasil inteiro. É um daqueles destinos que vale a pena viajar com a família, porque consegue agradar todos os gostos. Se você gosta de centro históricos e pontos culturais pode visitar o Pelourinho e a Igreja de nosso Senhor do Bonfim. Mas se o seu negócio é praias, vá para a Ilha dos Frades e para a Praia do Flamengo.

Vitória

Foto: Vitor Jubini / MTur

Cidade grande com praia, quem nunca sonhou?  Vitória é mais um dos destinos para ir em família, porque você consegue aproveitar as belezas dos mares e praias e ainda ter toda comodidade que a cidade pode oferecer. Lá você pode conhecer o pontos mais famosos como: Parque Pedra da Cebola, Praia de Camburi e a Praia do Canto.

Manaus

Foto: Vilma Neres / Flickr

Não vá pensando que Manaus é uma cidade pequena, muito pelo contrário, é uma metrópole brasileira. Para ir com familiares, o ideal é não deixar de lado os grandes pontos turísticos, como o Teatro Amazonas, com sua tonalidade rosa e decoração clássica, e o Museu da Amazônia. Mas visite também o famoso encontro das águas e a Praia da Ponte Negra para entender a diversidade natural presente na região.

» 8 parques temáticos para curtir em família no Brasil
» Viagem com família: praias aconselhadas para crianças
» Melhores resorts do Brasil para viajar com a família
» Viajando para a Rota das Emoções em família

 

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Hostel no Rio de Janeiro doa alimentos a cada reserva feita

Artigo anterior

Praia limpa: famílias criam mutirão para limpar praias em Peruíbe, litoral de SP

Artigo seguinte

Você pode gostar