Confira um guia de atrações para conhecer em uma viagem ao Vaticano

Quem nunca ouviu a famosa frase “É como ir à Roma e não ver o Papa…”? A expressão faz todo sentido, já que o Vaticano é, de fato, um passeio imperdível para quem visita a capital italiana.

Mais do que o território do Papa e sede da Igreja Católica, o Vaticano – ou Cidade Estado do Vaticano – concentra um dos maiores patrimônios artísticos do mundo, verdadeiros tesouros renascentistas.

O menor país independente do mundo, que possui cerca de 900 habitantes e pode ser percorrido a pé em algumas horas, é grandioso ao revela construções que são literalmente obras de arte e que atraem cerca de 6 milhões de turistas por ano.  

Sede da Igreja Católica, tornou-se uma cidade-Estado em 1929, criada pelo Tratado de Latrão. Atualmente, o país do é governado pelo bispo de Roma – sim, o próprio Papa.

Foto: Pixabay

Como um local dedicado ao catolicismo, alguns costumes devem ser respeitados, por isso não é permitido entrar em alguns locais vestindo roupas como bermudas ou saias, blusas com decotes ou que deixem os ombros à mostra.

No mais, independente da sua religião, reserve um dia inteiro para se deslumbrar com os lugares para conhecer no Vaticano.

O que fazer no Vaticano


– Museus do Vaticano

Os Museus do Vaticano formam um conjunto de museus que concentram grandes obras do renascentismo italiano como as peças de Rafael, Da Vinci, e Caravaggio.  

Dentre várias as galerias para serem contempladas destacam-se a Sala de Raffaello Sanzio onde está uma grande coleção dos afrescos belíssimos de Rafael; a Galeria de Arte Egípcia, em que se concentram peças do antigo Egito trazidas à Itália quando o Egito fazia parte do antigo Império Romano e a Galeria dos Mapas, um longo corredor, finamente decorado nas paredes e teto, contendo cerca de 40 mapas produzidos por Ignazio Danti, representando os Estados Papais.

Foto: Pixabay

– Capela Sistina

Considerada a obra-prima de Michelangelo, a Capela Sistina é um dos lugares mais incríveis do mundo. Esse verdadeiro tesouro da humanidade, cuja construção aconteceu entre 1473 e 1481, chama atenção pela arquitetura, mas o que impressiona os turistas, de fato, são os afrescos que cobrem totalmente as paredes e o teto, obra do gênio Michelangelo, que levou quatro anos para pintar a abóboda.

– Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro abriga em seu interior a Santa Sede e é o templo religioso mais importante da Igreja Católica. São diversas obras de arte que podem ser apreciadas em seu interior, como a famosa Pietá de Michelangelo, representando a Virgem Maria com Jesus, morto, em seus braços, além da grande cúpula também projetada pelo mestre renascentista, envolta completamente em magníficos mosaicos.

Foto: Pixabay

– Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro é uma das mais bonitas e imponentes do mundo. Com capacidade para receber mais de 300 mil visitantes, possui dimensões espetaculares, belas colunas e pilastras, além do grandioso Obelisco Egípcio ao centro.

Em volta do Obelisco encontramos a Rosa dos Ventos, dezesseis discos em mármore decorados com rostos humanos soprando para as diversas direções do vento. É na Praça de São Pedro que os visitantes aguardam a benção do Papa todos os domingos ao meio dia.

– Palácio Apostólico

O Palácio Apostólico, também conhecido como Palácio Papal, Palácio Sagrado ou Palácio do Vaticano, é a residência oficial dos Papas. O lugar é um imponente complexo de prédios que contém mais de doze mil aposentos. É nele que, todos os domingos, o Papa aparece e dá a benção aos fiéis que aguardam na Praça de São Bento.

– Jardins do Vaticano

Os Jardins do Vaticano ocupam uma grande área repleta de bosques, fontes, flores e esculturas. Só é possível acessá-los por meio de uma visita guiada com profissional credenciado, mas o acesso vale a pena por conta das belas paisagens e atmosfera pacífica.

Foto: Wikimedia Commons

Como chegar no Vaticano


O Vaticano é um país independente, mas fica localizado dentro do território romano. Por isso, se você estiver hospedado na capital italiana fica muito fácil acessar as atrações.

Metrô

A linha A do metrô é a mais próxima que atravessa a Praça São Pedro e os Museus do Vaticano. É necessário descer na parada Ottaviano e caminhar aproximadamente 10 minutos até as atrações.

Linhas de ônibus

São várias as linhas de ônibus que partem de Roma com paradas próximas ao Vaticano. Dependendo sua localização, você pode conferir o percurso das linhas no site da ATAC, empresa de transporte público de Roma, clicando aqui.  

Transfer

Algumas empresas, como a Elmocar, oferecem transfer para o Vaticano, assim como todo apoio a quem quer visitar as melhores atrações de Roma e região. Essa é uma opção ideal para quem deseja otimizar o tempo, garantir ingressos sem fila e aproveitar melhor os passeios.

Melhor época para visitar o Vaticano


A vantagem de conhecer lugares no Vaticano é que grande parte das atrações é fechada, ou seja, você consegue visitar seja qual for a previsão do tempo. Além disso, é um lugar que você consegue aproveitar tanto no verão quanto no inverno.

Já a melhor época para visitar Vaticano vai depender muito do seu roteiro. Se você deseja ver o Papa, é necessário acessar a agenda das missas e realizar uma inscrição, por meio deste site. Se você não conseguir, ainda há a famosa bênção do alto da janela para a multidão todos os domingos, às 12h.  

 

Faça chuva ou faça sol, o Vaticano está sempre lotado, mas as atrações ficam ainda mais disputadas durante o verão (junho, julho e agosto). Cada um dos lugares tem seu ingresso próprio, por isso vale adquiri-los com antecedência para evitar perder tempo nas filas. No domingo, algumas atrações têm entrada restrita e, durante feriados, os Museus do Vaticano fecham. Fique atento a essas datas para não perder a viagem!

Gostou das dicas para aproveitar todas as atrações do Vaticano? A Elmocar atua na Itália há mais de 20 anos e conta com um staff grande, ao todo são quase 30 profissionais fluentes em português entre atendentes, motoristas e guias oficiais que adoram levar brasileiros pelas principais atrações da capital italiana e outras regiões, incluindo o Vaticano.

+Info
Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site

» Roteiro de 2 dias em Roma
» Turismo no Vaticano: principais lugares para conhecer
» Como contratar um serviço de transfer em Roma?
» 19 pontos turísticos para visitar na Itália

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Santiago é o destino mais desejado por brasileiros em 2019

Artigo anterior

Celebrity Edge: navio traz estrutura semelhante a um tapete voador sobre o mar

Artigo seguinte

Você pode gostar