Famosa pela produção de vinhos de qualidade, a cidade portuguesa preserva herança medieval e comércios centenários

Localizada a 313 km de Lisboa, Porto já faz parte da rota dos apaixonados por vinho, mas tem muitas atrações que encantam os turistas que passam por suas charmosas ruas de paralelepípedos. A cidade é uma das mais antigas de Portugal e mantém a tradição com muitos museus e resquícios medievais, sendo considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

Os principais cartões postais da cidade ficam no centro histórico e preservam o passado local. Os destaques são as igrejas de Santa Clara (1416), São Francisco (1425) e São Nicolau (1758) e a Muralha Fernandina, estrutura que começou a ser erguida em 1336 e tinha como objetivo proteger a cidade.

Outros pontos turísticos de Porto são os comércios tradicionais, como o Armazém Fernandes, Mattos & Companhia, aberto em 1886, a Livraria Lello, aberta em 1906, e as casinhas colorias nas ladeiras do bairro Baixo Sé.

Além disso, a cidade vizinha é foco dos amantes de vinho. Vila Nova Gaia fica do outro lado do Rio Douro e concentra as adegas do século XIX e as produções de vinho que permitem visita e degustação gratuita.

O que fazer em Porto


Foto: Zabotnova Inna / Shutterstock

Cais da Ribeira

A região tem vista para o Rio Douro e é cercada por ruas estreitas de paralelepípedos e casas coloridas. O turista também tem muitas opções de bares e restaurantes. É aqui que acontece a principal queima de fogos da cidade na véspera de ano novo.

Estação Ferroviária São Bento

A estação começou a ser construída no ano de 1900 e já foi sede de um convento. As paredes são cor de creme e cobertas por ilustrações em azul retratando batalhas e cenas do cotidiano.

Igreja de São Francisco

A construção foi feita entre 1383 e 1425 e tem um interior riquíssimo com paredes cobertas em detalhes em ouro.

Igreja de São Nicolau

Localizada ao lado do Palácio da Bolsa, essa igreja foi reconstruída em 1762 depois que um incêndio destruiu boa parte da estrutura. O espaço não é muito grande, mas a visita vale para apreciar o estilo barroco do século XVIII.

Livraria Lello

Considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo, fica em um prédio de estilo neogótico na Rua das Carmelitas. O interior é repleto de estantes de madeira que cercam uma escada vermelha que leva para o café do segundo andar.

Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão é um tradicional mercado que fica em um prédio construído em 1917. A atração fica próximo à Estação Ferroviária de São Bento, e oferece diferentes tipos de queijos, pães, doces e flores, além de muitos souvenires da cidade.

Palácio da Bolsa

O majestoso edifício é um dos principais pontos turísticos da cidade. Construído no século XIX, permite visitas guiadas e recebe mais de 200 mil pessoas por ano interessadas no luxuoso Salão Árabe decorado em ouro, nas grandiosas escadarias e no pátio das Nações, que é coberto por mosaicos e um teto de vidro. Outro atrativo é o Viniportugal, onde são oferecidas degustações de vinhos de todo o país.

Outros lugares para conhecer em Porto:

  • Avenida dos Aliados
  • Catedral do Porto
  • Mosteiro da Serra do Pilar
  • Muralha Fernandina
  • Praça da Liberdade
  • Praça do Ribeira
  • Ponte Dom Luís I
  • Rio Douro
  • Rua Chã
  • Rua das Carmelitas
  • Rua das Flores
  • Rua de Santa Catarina
  • Rua dos Clérigos
  • Rua Loureiro
  • Teatro Nacional de São João
  • Torre dos Clérigos
  • Casa do Infante
  • Museu do Vinho
  • Museu Militar
  • Museu Nacional Soares dos Reis
  • World of Discoveries
  • Vila Nova de Gaia

Como chegar no Porto


Foto: LuisPinaPhotography / Shutterstock

De avião

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro do Porto está a apenas 11 km do centro da cidade e recebe voos vindo do Brasil diariamente. A companhia aérea TAP, opera voos sem escalas partindo de São Paulo. Outras cias oferecem o trajeto com paradas em Lisboa e Madrid. Quem já vem de outro destino europeu pode escolher uma empresa aérea low-cost.

De trem

A estação ferroviária do Porto recebe trens diariamente de Lisboa, Madrid e Paris. Saindo de Lisboa é possível utilizar o serviço de duas empresas que fazem o percurso; o trem Intercidades que conecta todas as principais cidade de Portugal, e o trem Alfapendular, a opção mias rápida, já que a viagem passa apenas nas principais cidades do sul ao norte do país.

Melhor época para visitar o Porto


Foto: fotokon / Shutterstock

As estações do ano em Portugal são opostas às do Brasil. Quando é verão aqui, lá é inverno. A cidade do Porto possuí temperaturas amenas durante todo o ano, mas apesar de receber muitos dias de sol, o clima do destino é totalmente louco e confuso. Independente da época visitada, tenha sempre um casaco na mochila. Durante o inverno e outono (outubro a abril) ocorre a época mais chuvosa da cidade.Já entre os meses de maio e setembro o clima fica mais quente e seco.

Onde se hospedar no Porto


Foto: Sean Pavone / Shutterstock

Encontre hospedagens no Porto aqui.

» 30 destinos para visitar em Portugal
» 14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal
» Site divulga os melhores restaurantes de Portugal
» 12 locais para visitar em Lisboa

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Lugares para conhecer em Santiago

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Lima

Artigo seguinte

Você pode gostar