Lugares para conhecer na cidade do Rio de Janeiro

O destino mais famoso do Brasil é cercado por belas praias e pelo verde da Mata Atlântica presente em quase toda a cidade. Um destino perfeito para quem adora curtir a vida agitada de uma grande metrópole e desfrutar de belos cenários naturais ao mesmo tempo

Cristo Redentor. Foto: Marchello74 / Shutterstock

A cidade do Rio de Janeiro é a segunda maior metrópole do Brasil e está localizada no Sudeste do país. Carinhosamente apelidada de cidade maravilhosa, esse é sem dúvidas o destino turístico número um do Brasil. Sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentos (uma das sete maravilhas do mundo moderno) e as praias e bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, a cidade é recheada de lugares para conhecer durante uma visita ao destino.

Mais que um cartão postal, o Rio de Janeiro é praticamente um estado de espírito. A cidade possui cerca de 30 km de orla contornada por calçadões que instigam a fazer longas caminhadas apenas observando toda a beleza natural que cerca a cidade.

Não são apenas as praias que fazem a fama do Rio de Janeiro. A divertida noite carioca e boemia de alguns bairros como a Lapa, é mais um dos pontos chaves da cidade ser sempre tão movimentada.

Badalado por natureza, o Rio de Janeiro é sede de grandes eventos culturais e esportivos ao longo de todo o ano. A cidade fica ainda mais movimentada no verão, quando as duas principais festas do país atraem gente do mundo todo. No Réveillon, toneladas de fogos de artifício colorem os céus de Copacabana para saudar a virada do ano, enquanto no Carnaval a folia toma conta das ruas, tendo seu grande apogeu no Sambódromo, cenário dos concorridos desfiles das escolas de samba. E por falar nas agremiações, assim como elas e os times de futebol, todo carioca tem seu boteco do coração. Programa obrigatório depois da praia, o chopp bem tirado conduz aos botequins onde petiscos como caldinho de feijão, pastéis e sanduíches de pernil valem por uma refeição.

O que fazer na cidade do Rio de Janeiro


Forte de Copacabana. Foto: Luciola Vilella / MTUR

Praias

É na zona sul que encontram-se as praias mais procuradas pelos turistas. Em uma boa caminhada é possível admirar três das mais belas praias do mundo: Copacabana, Ipanema e Leblon. O movimento nessas três praias é sempre intenso. Turistas, moradores e vendedores ambulante circulam pela extensa faixa de areia e pelo famoso calçadão da cidade.

Frequentada pelos surfistas, o Arpoador é um dos melhores locais para curtir o pôr do sol da cidade maravilhosa. Todos os dias dezenas de pessoas sobem nas pedras que dividem a Praia de Copacabana e Ipanema para contemplar o fenômeno que se sobressai nessa área da capital fluminense por se esconder aos poucos atrás do imponente Morro Dois Irmãos.

Com apenas 200 metros de extensão e cercada de belos morros, a Praia Vermelha está localizada no bairro da Urca. A atração fica bem perto da entrada que dá acesso aos famosos bondinhos do Pão de Açúcar.

Cristo Redentor

Principal cartão postal da cidade e uma das 7 maravilhas do mundo o Cristo Redentor tem 30 metros de altura e 8 de pedestal. A enorme estrutura fica no alto do Morro do Corcovado a 710 metros em meio a Floresta da Tijuca.

Pão de Açúcar

Outro passeio muito procurado é de bondinho até o topo do Pão de Açúcar. O bonde sai da Praia Vermelha e possui duas paradas, a primeira no Morro da Urca a 220 metros de altitude onde se tem uma bela vista da Baía de Guanabara e a enseada de Botafogo. A segunda parada fica a 400 metros acima do nível do mar e dali se tem uma visão panorâmica de toda a zona sul e de Niterói.

Parque Lage

Localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a rua Jardim Botânico, o Parque Lage é um dos mais agradáveis parques da Zona Sul do Rio de Janeiro e conta com espaço para piqueniques e atividades ao ar livre.

Jardim Botânico

Instalado no bairro de mesmo nome, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado por muitos um museu vivo no que diz respeito a botânica. O parque abriga centenas de espécies brasileiras e estrangeiras. Uma ótima opção para passeios com família ao ar livre.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Uma das casas de espetáculos mais tradicionais do Brasil, o teatro do Rio de Janeiro oferece visita guiadas para turistas conferir de perto a arquitetura e detalhes da construção.

Lapa

O bairro mais boêmio da capital carioca é um dos pontos mais agitados da cidade. A Lapa contém diversos bares e casas tocando todo tipo de música. O chamado Aqueduto da Carioca, mais conhecido por “Arcos da Lapa” é um ponto famoso do Rio de Janeiro, que conserva um pouco do período colonial.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Sempre muito movimentado por adeptos da corrida, bicicleta ou mesmo uma simples caminhada, a Lagoa Rodrigo de Freitas possuí 9,5km de contorno e está ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, que separa o Leblon de Ipanema. Às margens da lagoa, o público encontra um concorrido centro gastronômico com opções de quiosques que oferecem pratos de diferentes nacionalidades, além de música ao vivo à noite. Anexo está o Parque da Catacumba, que expõe ao ar livre 30 esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros.

Santa Teresa

Situado no alto de uma colina recortada por trilhos do bondinho elétrico que circula a região, o pirotesco bairro de Santa teresa proporciona visões privilegiadas da zona sul e central da cidade maravilhosa. O local também é repleto de largos, ateliês, espaços culturais, bares e restaurantes.

Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana está localizado sobre uma ponta de pedra encravada na costa litorânea que vai de encontro ao mar. Com paisagem privilegiada que abrange a praia do Arpoador de um lado,e do outro as praias de Copacabana e Leme, o espaço que abriga cafés e um museu ocupa uma área total de 114.169 m², o Forte de Copacabana foi inaugurado em 1914 e é considerado “a mais moderna Praça de guerra da América do Sul”.

Museu da República

O Museu da República está instalado no Palácio do Catete, palco de alguns dos principais acontecimentos da história brasileira. O prédio construído em meados do século 19 foi a residência urbana dos Barões de Nova Friburgo e em 1894, durante o governo de Prudente de Moraes. O Palácio foi sede da Presidência da República até 1960, quando Juscelino Kubitschek transferiu o Distrito Federal para Brasília.

Mirantes

Não tem maneira melhor de curtir as belezas da cidade maravilhosa que não seja nos diversos mirantes espalhados pela capital carioca. Confira uma lista com os melhores lugares para conferir o Rio de Janeiro do alto aqui.

Outros lugares para conhecer na cidade do Rio de Janeiro

  • Biblioteca Nacional
  • Parque da Catacumba
  • Sanbódramo
  • Estádio do Maracanã
  • Pedra da Gávea
  • Mosteiro de São Bento
  • Museu da República
  • Praia de Copacabana e Ipanema
  • Parque Nacional da Tijuca
  • MAM – Museu de Arte Moderna
  • Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Pedra da Gávea
  • Parque Nacional da Tijuca
  • Mosteiro De São Bento
  • Real Gabinete Português Da Leitura
  • Instituto Moreira Salles
  • Escadaria Selarón
  • Igreja de Nossa Senhora da Candelária
  • Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio De Janeiro

Como chegar no Rio de Janeiro


Vista Chinesa. Foto: Luciola Vilella – MTUR

De avião

A cidade do Rio de Janeiro tem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim e o Aeroporto Santos Dumont. Há voos diários e diretos partindo das principais capitais do país para ambos.

De carro

De Belo Horizonte: 430 km percorridos em maior parte na BR-040.
De São Paulo: Cerca de 400 km pela Via Dutra.
Do litoral norte de São Paulo, acesso pela Rio-Santos.
Do Espírito Santo: 515 km o principal acesso é pela Rodovia BR-101.

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até o Rio de Janeiro, vale ligar na rodoviária da capital.
Rodoviária do Rio de Janeiro
Tel: (21) 3213-1800

Melhor época para visitar o Rio de Janeiro


Ipanema. Foto: Aleksandar Todorovic / Shutterstock

O Rio de Janeiro é um destino para o ano inteiro, não existindo uma época ruim para visitar a cidade maravilhosa.

O verão é a época que a cidade bomba recebendo turistas do mundo inteiro, a alta temporada acontece nos meses de verão, entre o início de dezembro e o final de fevereiro. Nesse período, a cidade recebe seu maior número de visitantes e também realiza grandes festas conhecidas mundialmente, como o Ano Novo e o famoso Carnaval.

Melhor época para visitar o Rio de Janeiro

Onde se hospedar no Rio de Janeiro


Encontre hospedagens no Rio de Janeiro aqui.

» Os melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro
» Parque Nacional da Tijuca, muito verde no coração do Rio de Janeiro
» Descubra os melhores lugares para ver o Rio de Janeiro do alto
» Guia de Museus na cidade do Rio de Janeiro
» Transcarioca, trilha de 180 km cruza o Rio de Janeiro pela mata

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.