Confira as atrações imperdíveis em uma viagem para a capital panamenha

Uma cidade limpa, agitada, com construções modernas e um patrimônio histórico conservado. Assim é a Cidade do Panamá, um lugar surpreendente  com pouco mais de 800 mil habitantes, que consegue reunir um presente moderno junto a um passado bem conservado, em uma mistura repleta de charme e lugares para conhecer.

A Cidade do Panamá, por conta de sua localização privilegiada, acabou se tornando um destino de conexão para muitos que viajam para os Estados Unidos ou Caribe, mas ela vai muito além de disso. Apelidada de “Dubai das Américas” por conta de seus arranha-céus e de “mini Miami” pelos ótimos lugares para fazer compras, a cidade panamenha reserva muitos lugares para conhecer.

Foto: Wikimedia Commons

Repleta de riqueza histórica, espaços para fazer passeios ao ar livre, cenários de luxo, muitas opções de compras, uma vida noturna agitada e uma gastronomia ampla e variada, não há como ficar insatisfeito, entediado ou pouco surpreso com a atmosfera da Cidade do Panamá.

Uma das capitais mais antigas da América, foi fundada por colonizadores espanhóis em 1519, tornando-se a primeira cidade permanente no Oceano Pacífico. A cidade era utilizada como ponto de partida para as expedições que tinham como objetivo conquistar o Império Inca e, desde sempre, serviu de rota comercial de outro e prata que a Espanha tomava de suas colônias.

Em 1671, a Cidade do Panamá sofreu um incêndio provocado pelo conhecido pirata Henry Morgan e só se reestabeleceu dois anos depois, um pouco mais distante da sua estrutura inicial. Contudo, o local onde ficava a antiga cidade, permanece em ruínas e atualmente tornou-se um dos pontos mais visitados pelos turistas, conhecido como Panamá Viejo.

Foto: Kent MacElwee/ Flickr

Em contrapartida, o centro financeiro reúne prédios modernos e imponentes, verdadeiros arranha-céus que são referência de arquitetura contemporânea mundial. A Cidade do Panamá é assim, repleta de contrastes, o que torna sua atmosfera tão única e especial no mundo, assim como suas atrações.

Confira os lugares que você não pode deixar de conhecer em uma viagem até a Cidade do Panamá.

O que fazer na Cidade do Panamá


Foto: Wikimedia Commons

Canal do Panamá

Uma viagem até a Cidade do Panamá não se tornaria completa sem uma visita ao maior símbolo do país, o Canal do Panamá. Considerada uma das grandes obras da engenharia moderna, a imponente construção de 80 metros de comprimento liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, como se fosse um elevador, encurtando a distância para diversas embarcações que navegam por lá.

Casco Viejo

O Casco Viejo, também conhecido como San Felipe ou Casco Antiguo, é o centro histórico da cidade. Repleto de ruas de pedra e casarões no estilo colonial, é um dos lugares mais charmosos da Cidade do Panamá. Lá também estão algumas ótimas atrações para conhecer, como a Plaza de La Independencia, a Basilica Santa Maria, a Plaza Bolivar e o Convento Santo Domingo. A gastronomia também é um ponto forte do local, que é repleto de restaurantes e cafés.

Cerro Ancón

Quer uma vista perfeita e panorâmica para tirar aquela foto e postar nas redes sociais? Vá até o Cerro Ancón, a montanha mais alta da cidade, com 200 metros de altitude. O entorno da montanha é repleto de vegetação e espécies de animais.  A subida até o topo, embora não seja difícil, exige esforço por conta do calor.

Cinta Costera

Para quem não se atreve a subir no Cerro Ancón, mas quer fazer uma caminhada tranquila com uma vista charmosa deve ir até a Cinta Costeira. São quase cinco quilômetros de extensão que levam da parte da mais antiga da cidade até a mais moderna, conhecida por Punta Paitilla. Durante o percurso, que é iluminado e seguro, muitos parques, jardins, quadras de esportes e arranha-céus compõem o cenário.  

Foto: Wikimedia Commons

Panamá Viejo

O Panamá Viejo deve figurar no topo da sua lista de lugares para conhecer na Cidade do Panamá. Trata-se de ruínas de construções coloniais espanholas do século XVI tombadas como Patrimônio Mundial da Unesco. Foi nesse lugar incrível que se instalou o primeiro povoado espanhol no país. O Panamá Viejo conta com um museu onde é possível descobrir mais sobre as origens da cidade e oferece também um centro artesanal com lembranças produzidas pelos índios Kuna, que habitam o Arquipélago de San Blás.

Biomuseu

O Biomuseu já chama a atenção logo à primeira vista, já que foi projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, o mesmo que desenhou o Museu Guggenheim de Bilbao. Além de sua fachada de muito destaque, o museu é um espaço dedicado a explicar mais sobre a geologia, a fauna e a flora da região do Panamá. É um verdadeiro espaço para compreender a biodiversidade da região e sua influência em todo o planeta.

Centro de Visitantes Miraflores

O Centro de Visitantes Miraflores é um espaço para quem quer viver uma experiência única junto ao Canal do Panamá.  O local permite que o turista observe, por meio de pisos panorâmicos em todos os andares, quando as reclusas se abrem e se fecham à medida que as embarcações transitam pelo local. Há, também, um museu e a exibição de um documentário para conhecer mais sobre o funcionamento da construção histórica.

Foto: Wikimedia Commons

Albrook Mall

Não há como não associar a Cidade do Panamá com compras. O shopping Albrook Mall está estrategicamente posicionado e liga diversos pontos da cidade. Esse centro comercial é bastante democrático e possui mais de 2 quilômetros repletos de lojas.  Outras opções que também oferecem ofertas bastante tentadoras para os brasileiros são o Metromall, o Multiplaza e o Multicentro.

Amador Causeway

Se você aprecia lugares culturais e históricos, não deixe de visitar a Amador Causeway, um dos pontos turísticos mais famosos da Cidade do Panamá. Trata-se de uma ponte projetada para funcionar como fortificação militar para proteger o acesso ao Canal do Panamá. Ela foi construída com o próprio material retirado durante a construção do canal e aterrada por cerca de 2 quilômetros até as ilhas Naos, Perico e Flamenco.

Além de uma linda vista da cidade e dos barcos que acessam o canal, a Amador Causeway também conta com diversas opções de entretenimento como restaurantes, bares e boates.

Outros atrativos turísticos na Cidade do Panamá

  • Igreja de San José
  • Bares da Calle Uruguay
  • Parque Nacional Metropolitano
  • Teatro Nacional do Panamá
  • Museu de Arte Contemporânea do Panamá

Como chegar na Cidade do Panamá


Foto:



Para os brasileiros, o Aeroporto de Tocumen é o principal ponto de entrada na Cidade do Panamá. O local fica a aproximadamente 22 quilômetros da região central da cidade.

A companhias aéreas que voam para a Cidade do Panamá são Air Canada, United, Delta, Air Canada, Gol Linhas Aéreas, Ibérias, Turkish Airlines, Air France e KLM. Entretanto a opção mais viável, com maior número de voos para o destino, é a Copa.

É muito comum que alguns voos com destinos como Estados Unidos e Caribe façam conexão na Cidade do Panamá, dando aos turistas algumas horinhas para aproveitar a capital panamenha. Se esse for o seu caso, tome cuidado em relação ao tempo de deslocamento, já que o aeroporto não fica exatamente próximo às principais atrações.

O transporte público na Cidade do Panamá costuma atender bem aos turistas que querem circular pelos seus principais pontos. É possível pegar o metrô e o ônibus para acessar os principais lugares da cidade. Além disso, os táxis também são uma opção.

Algumas empresas, como a Conexão Panamá, oferecem translado para o aeroporto, assim como receptivo e todo apoio a quem quer visitar as melhores atrações da cidade, ideal para quem deseja otimizar o tempo.

Melhor época para visitar a Cidade do Panamá


Foto: Wikimedia Commons

No Panamá faz calor o ano todo, o que é ótimo para quem quer aproveitar suas praias e belezas naturais incríveis. Na Cidade do Panamá, cujo clima é tropical úmido, não é diferente, portanto, chove bastante, mas há sempre um lugar garantido para o sol. Os meses mais secos vão de janeiro a abril. Os meses mais chuvosos são os de maio, julho e agosto.

Gostou das dicas para curtir as principais atrações da Cidade do Panamá? A Conexão Panamá, agência do Panamá especializada em receber turistas brasileiros, oferece pacotes especiais de para quem quer conhecer tudo que a cidade oferece com um atendimento personalizado. O turista brasileiro pode ficar tranquilo e curtir as mais variadas atrações em uma experiência única de viagem.  

Além dos passeios incríveis, a Conexão Panamá também disponibiliza translado para o aeroporto, oferecendo receptivo e todo apoio a quem visita atrações no Panamá.

+ info
Conexão Panamá
Receptivo e agência para brasileiros no Panamá
Tel.: +507 6578-4858
conexaopanama@conexaopanama.com
Site

» Destinos para conhecer no Panamá
» Compras na Cidade do Panamá
» Destinos para conhecer no Panamá
» É necessário tirar o visto para o Panamá?

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Passeios bate e volta partindo de Paris

Artigo anterior

10 motivos para embarcar no MSC Seaview

Artigo seguinte

Você pode gostar