Lugares para conhecer em Trancoso

Visite o colorido vilarejo baiano que mistura em suas praias rio e mar e é herança da colonização portuguesa.

Foto: jaboticaba / Shutterstock

Trancoso é uma vila charmosa que fica no litoral sul da Bahia, a 47 km de Porto Seguro, e foi descoberto pelos turistas recentemente já que começou a receber energia elétrica apenas na década de 1970, mesmo tendo sido fundada pelos portugueses no século XVI. Aqui o viajante encontra desde praias badaladas até refúgios escondidos no final de longas trilhas pela mata nativa.

A natureza foi generosa e os habitantes locais se empenham em manter toda a beleza da região com a criação de áreas preservadas, o que acaba por oferecer diferentes opções aos visitantes como: passear de lancha pelos mangues da Praia dos Nativos, curtir as piscinas naturais criadas pelo rio da Barra, conhecer o espaço de desova das tartarugas marinhas na Ponta de Itaquena, e encontrar a Praia de Itapororoca depois de 1h30 de caminhada, o que faz dela a mais calma da região e perfeita para quem quer relaxar e curtir o barulho das ondas.

No cair da tarde, as atenções se voltam para o centro da cidade, onde fica a Praça São Joaquim, chamada de Quadrado, que concentra restaurantes, bares e lojas. Outra atividade nessa praça cercada por casinhas coloridas é prestigiar as obras dos artistas locais na Galeria Fulô. Já quem gosta de curtir a noite com muita dança, algumas opções são o tradicional forró do São Brás e a música eletrônica do Fly Beach Club.

Quando estiver fazendo as malas, não esqueça o repelente porque os mosquiteiros espalhados pelas janelas e portas das casas não vão ser suficientes para barras os insetos intrusos.

Leia também:
Conheça a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil
Descubra o que fazer em Porto Seguro
Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Costa do Descobrimento na Bahia
Lugares para conhecer em Salvador

O que fazer em Trancoso:

Foto: Marcio Filho / MTur

– Praça São João

Também conhecida por Quadrado, é aqui que estão reunidos os principais restaurantes e lojas de souvenir, decoração e móveis. Outra opção nessa praça cercada por casinhas coloridas é prestigiar as obras dos artistas locais na Galeria Fulô.

– Mirante da Igreja São João Batista

Localizada no topo de uma falésia, esse é local é famoso por render as fotos mais bonitas da região.

– Praia dos Nativos

Essa é uma das praias mais populares de Trancoso, já que concentra alguns dos hotéis e pousadas da cidade. Aqui o mar se encontra com o rio Trancoso, o que originou uma área coberta por manguezal, onde também é possível fazer um passeio de lancha e ver mais de perto as belezas desse ecossistema.

– Praia dos Coqueiros

Também muito movimentada, essa praia possibilita passeios de banana boat e mergulho para ver corais e peixes. A areia comporta muitas barraquinhas de comida e espreguiçadeiras para atender aos turistas que querem relaxar e apreciar a vista.

– Ponta do Rio da Barra

Uma fina faixa de areia separa o rio das lindas falésias que cercam essa praia. É possível chegar até aqui de duas maneiras, ou com uma caminhada de 40 minutos desde a Praia dos Nativos, ou carro pela estrada de Arraial d’Ajuda.

– Caraíva

Apenas 40 km separam Trancoso desse outro vilarejo rústico do litoral baiano que também recebeu energia elétrica nos últimos anos. Aqui as ruas são de areia e as praias paradisíacas, o que faz desse bate e volta uma viagem imperdível.

Outros lugares para conhecer em Trancoso:

  • Praia do Rio Verde
  • Praia Ponta de Itaquena
  • Praia do Itapororoca

Como chegar em Trancoso:

Foto: Marcio Filho / MTur

De avião
A maneira mais fácil de chegar à cidade é por Porto Seguro, onde fica o aeroporto e a rodoviária mais próximos. Depois é necessário atravessar de balsa o Rio Buranhém até Arraial d’Ajuda, de onde é possível pegar ônibus ou seguir de carro pela BA-001 por 40km até o destino final.

De carro
O motorista deve seguir pela BR-101 até Eunápolis e depois pegar a BR-367 por 34km até a BA-001, 50km distante de Trancoso.

Melhor época para visitar Trancoso:

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr Wikimedia Commons

Em Trancoso faz calor o ano todo, mas os comércios e as festas costumam funcionar com mais frequência no verão, quando a cidade está cheia de visitantes. O período com mais pancadas de chuvas acontece entre os meses de abril e julho. No inverno, a temperatura fica sempre na casa dos 22°C.

A alta temporada em Trancoso acontece entre os meses de dezembro e março. Na semana do réveillon é a época onde Trancoso recebe mais visitantes no ano. Todos os hotéis e casas de temporadas costumam cobrar valores muito acima da média e chega a faltar espaço para turistas que não planejam a viagem com antecedência.

Onde se hospedar em Trancoso:

Encontre hospedagens em Trancoso aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.