Lugares para conhecer em Tocantins

Nenhum amante da natureza pode deixar de conhecer as belezas do estado do Tocantins. O mais novo estado do Brasil é palco de diversas atrações turísticas que embelezam a vida daqueles que passam na região. Se você gosta de curtir a natureza, ouvir o canto dos pássaros, tomar banho de cachoeira e praticar atividades radicais, esse é definitivamente um destino perfeito para você.

Nos lugares mais concorridos pelos turistas, vale destacar o Jalapão, o Bico do Papagaio, a Ilha do Bananal, a Serra do Lajeado, Serras Gerais e o Vale dos Grandes Rios. Nessa parte do Brasil o cerrado, o pantanal e a floresta amazônica se encontram num espetáculo raro, que pode ser apreciado nesse pedacinho do Brasil.

Ainda pouco explorado pelos turistas o estado abriga muitos destinos intocados e exóticos, o Jalapão por exemplo é uma mistura de deserto com savana. Cachoeiras, mirantes, piscinas naturais em fervedouros e dunas fazem parte dos cenários que revelam a mudança do Cerrado para Caatinga.

Fundada em 1989, Palmas é a capital mais nova do Brasil e possui uma arquitetura arrojada, com avenidas largas, dotadas de completo trabalho paisagístico e divisão urbanística caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais. Para se refrescar a cidade oferece praias de água doce ao redor do lago da usina contornado por quiosques e barracas, e é um ótimo local para a prática de esportes náuticos.

Outro destaque de Tocantins é a a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão. A Ilha do Bananal fica bem no meio da bacia do rio Araguaia, faz parte da Amazônia e é classificada pela UNESCO como reserva da Biosfera.

 

Confira as melhores dicas para aproveitar os pontos turísticos do Tocantins:

Palmas:

» Lugares para conhecer em Palmas

Atrações turísticas:

» Lugares para conhecer no Jalapão
» Tocantins: veja fotos dos fervedouros mais belos do Jalapão

 

Cachoeira das Araras em Taquaraçu. Foto: Tom Alves

Cachoeira da Formiga no Jalapão. Foto: Tom Alves

Dunas do Jalapão. Foto: Daniela Pivari

Fervedouro no Jalapão. Foto: Stephanie Lamenza

Palácio Araguaia Palmas. Foto: Júlia Nogueira

Parque Cesamar em Palmas, a capital do estado. Foto: Laura Pedrini

Praça dos Girassóis em palmas. Foto: Júlia Nogueira

Praia do Prata – Palmas. Foto: Flávio Chan

Vista da Pedra Furada no Jalapão. Foto: Tom Alves

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.