Uma das primeiras capitais planejadas do país, Teresina tem ótimos parques para programa ao ar livre, gastronomia deliciosa e uma agitada vida noturna

Foto: Fernando Santos Cunha Filho / Wikimedia Commons

A única capital do Nordeste que não possui um litoral, Teresina está a beira de dois importantes rios, o Parnaíba e o Poty. As áreas verdes são importantes atrativos turísticos da cidade, que possui belos parque ambientais, como o Encontro das Águas e o Lagoas do Norte, com áreas destinadas ao esporte e lazer.

A cidade expõe árvores frondosas por suas ruas, praças, avenidas e quintais, mantendo o título de “Cidade Verde”. São as figueiras, os oitizeiros, as mangueiras e as acácias que amenizam o calor trazido por sua baixa altitude. Nos meses de setembro a dezembro o calor é intenso, mas no primeiro semestre a temperatura é agradável, especialmente à noite e cedo da manhã.

Por essa ausência do mar, a cidade desenvolveu bastante a sua vida noturna, existindo semanalmente inúmeras opções de shows, apresentações musicais, teatro, cinema e boates, destacando-se uma culinária típica de sabor inigualável. Foi assim que os eventos se multiplicaram e hoje a cidade recebe diversas feiras, congressos e convenções no mês, muitos de caráter nacional e internacional.

Em uma tarde em Teresina é possível conhecer as principais construções da cidade em uma agradável caminhada pelo centro. Na hora das compras a Central de Artesanato, situada na Praça Pedro II possuí objetos de madeira como santos e as bolsas e outros utensílios de jantar feitos de fibras de buriti.

Outro ponto que merece ser explorado é a culinário regional, que carrega pratos bem temperados e saborosos como galinha d’angola, arroz com carne seca picada, carne seca com farinha e pilão e a peixada mergulhada no leite de coco e batata doce. Para refrescar um suco de caju gaseificado bem gelado conhecido como “cajuína” ou outros sucos exóticos como murici são uma ótima pedida.

Leia também:
Pintura Rupestre no Brasil: conheça a Serra da Capivara
Barra Grande, a grande pérola do charmoso litoral do Piauí
Viajando pelo Delta do Parnaíba e as praias piauienses
Viajando para a Rota das Emoções em família

O que fazer em Teresina


Foto: Moura Alves / MTur

Ponte Estaiada

A ponte que liga a Alameda Parnaíba com a Avenida Dom Severino e cruza o Rio Poti tem um mirante de 95 metros de altura onde é possível ter uma visão privilegiada da cidade.

Igreja São Benedito

Construída em 1874 a Igreja de São Benedito é um dos principais templos religiosos de Teresina.

Teatro 4 de Setembro

A principal casa de espetáculos do piauí foi projetada pelo engenheiro civil Alfredo Modrak.

Palácio de Karnak

O imponente edifício é a sede oficial do Poder Executivo Estadual do Piauí. O nome Karnak vem de um templo do antigo Egito, e a arquitetura do palácio foi inspirada em templos gregos. Na década de 70, no governo de Alberto Silva, recebeu jardins de arquitetura contemporânea projetados pelo paisagista Burle Marx.

Palácio da Cidade

O Palácio da Cidade de Teresina é a sede da Prefeitura, desde 1984 e é um das mais antigas edificações da cidade. Antigamente o prédio abrigava a Escola Normal. A atração fica no centro de Teresina, próxima à Igreja do Amparo.

Outros atrativos turísticos em Teresina

  • Parque Ambiental Encontro dos Rios
  • Parque Zoobotânico de Teresina
  • Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório
  • Casa de Cultura e Museu de Teresina
  • Parque Lagoas do Norte
  • Igreja N S do Amparo
  • Igreja Catedral De Nossa Senhora Das Dores
  • Museu do Piauí
  • Complexo Cultural Clube Dos Dários
  • Parque da Cidade

Como chegar em Teresina


Foto: Mauricio Pokemon / MTur

De avião

O Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro

De São Luís: 432,8 km via BR-135 e BR-316
De Palmas: 1.108,5 km via BR-226
De Fortaleza: 593,2 km via BR-222 e BR-343

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Teresina, vale ligar na rodoviária da capital piauiense.
Rodoviária de Teresina
Tel: (86) 3229-9047

Melhor época para conhecer Teresina


Foto: Moura Alves / MTur

Teresina tem clima tropical e basicamente com duas estações distintas: entre os meses de dezembro e maio a capital piauiense tem dias mais chuvosos, deixando o ambiente mais úmido e abafado. As temperaturas ficam ainda mais elevadas entre junho e novembro, ultrapassando a casa dos 40°C.

NO mês de junho a cidade ganha centenas de cores com os festejos de São João. O evento traz muita música, danças, comidas tipicas, desfiles e apresentações do tradicional Bumba-Meu-Boi.

Onde se hospedar em Teresina


Foto: Mauricio Pokemon / MTur

A cidade recebe muitos eventos e concentra ótimos hotéis nos bairros mais importantes. Como em toda cidade turística, Teresina tem sua grande maioria de atrações próximas ao centro, uma ótima opção é o Metropolitan Hotel e Luxor Piauí.

A Avenida Nossa Senhora de Fátima fica non bairro de Fátima, e concentra diversos bares, restaurantes e botecos. O hotel Blue Tree Towers Rio Poty é uma ótima opção na região e fica bem próximo do complexo turístico Ponte Estaiada. Outras opções de bairros bem localizados são o Jóquei e o Noivos, próximo ao Parque Potycabana.

Encontre hospedagens em Teresina aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Fortaleza

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Palmas

Artigo seguinte

Você pode gostar