Separamos inúmeras opções de passeios e lugares para conhecer em São Paulo, saiba tudo para se divertir na maior cidade da América do Sul    

Seja para quem viaja com os amigos ou em família, aqui você vai encontrar diferentes pontos turísticos para aproveitar o melhor da capital paulista. Roteiros culturais, passeios para curtir as casas de show, tours gastronômicos, atividades rápidas de um dia e muitas possibilidades te esperam por aqui.

As metrópoles normalmente são lugares cheios de atrações, mas a questão que sempre surge é: Onde ir? Quais lugares conhecer em uma cidade tão grande? São Paulo tem uma grande quantidade de opções de passeios e lugares surpreendentes para conhecer visitando a cidade. São museus, restaurantes, parques e áreas verdes, centros esportivos, edifícios históricos, bairros singulares e algumas das casas noturnas mais disputadas do país. Para conhecer tudo isso e aproveitar o melhor da cidade, basta explorar a lista que fizemos com os 45 lugares para conhecer em São Paulo hoje mesmo.

 

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand


Foto: The Photographer / Wikimedia Commons

A capital paulista conta com um dos mais importantes museus da América do Sul: o MASP. Localizado na Avenida Paulista, o museu é um dos lugares mais visitados de toda grande São Paulo.

No total, são em torno de oito mil peças, sendo que há uma mescla de obras nacionais como Cândido Portinari e Di Cavalcanti, e pinturas internacionais, como Picasso e Monet. Mas o  MASP também abre espaço para exposições temporárias, que podem variar estruturalmente, podendo ser de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura. O museu é gratuito às terças- feiras, e nos demais dias o preço fixo é de R$ 15.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é conhecida como o Coração de São Paulo, nela existe um mix de possibilidades e passeios para fazer. É possível ir em bares com amigos, visitar parques, encontra diversas livrarias e ainda andar de bicicleta ou patins.

Localizada na região dos Jardins, a Avenida abriga o parque Trianon, conhecido por ser um pedaço de mata fechada no meio de todos os prédios da capital paulista, além de ser a casa do Conjunto Nacional, que possui uma das maiores Livrarias Culturas.

Como já mencionado, a Paulista é o lar do museu MASP. Mas carrega também atrações como Japan House e o Sesc Paulista. Ambos estão localizados no começo da avenida e trazem atividades que fogem do mainstream da cidade.

Beco do Batman

Localizado na Vila Madalena, o Beco do Batman oferece uma experiência única para seus visitantes e com certeza tem que estar na lista dos lugares para conhecer em São Paulo. Os muros do local são todos cobertos por obras de arte como grafite, que são constantemente atualizados.

Como as ruas são estreitas, o passeio é muito melhor aproveitado de bicicleta ou mesmo a pé. Prepare alguns momentos para curtir algum bar ou restaurante localizado nos arredores do Beco do Batman.

Santa Cecília

Santa Cecília está cada vez mais se tornando um dos bairros boêmios e alternativos da capital paulista, concentrando diferentes casas de show, karaokês, restaurantes e centros culturais. Para quem deseja aproveitar um outro lado da cidade, próximo do metrô Santa Cecília, alguns redutos de artistas como a Leica Gallery São Paulo, podem ser conferidos de perto em um espaço dedicado aos amantes da fotografia e das artes visuais.

Em um lugar estratégico no centro da cidade, inúmeros bares podem ser uma boa parada para quem quer sentar e conversar. As baladas e casas noturnas viraram um point bem interessante para quem deseja se divertir e ouvir uma seleta lista de músicas que navegam por diferentes estilos.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)


Foto: Reprodução

O Museu de Arte Contemporânea, MAC, pertence a Universidade de São Paulo, por isso está diretamente ligado à pesquisa universitária. Mas tem como principal objetivo tornar a cultura acessível, oferecendo cursos como extensões para graduação.

As obras de Picasso, Tarsila do Amaral, Breque, Di Cavalcanti e muitos outros, transformam o ambiente em um dos principais lugares para conhecer em São Paulo.

IMS – Instituto Moreira Salles

O IMS – Instituto Moreira Salles é um dos espaços mais conceituados para quem deseja viver o universo da fotografia e das artes visuais. Seja visitando suas inúmeras exposições itinerantes, cursos, salas de cinema ou conhecendo um acervo completo com livros e publicações diversas sobre esta arte.

O edifício está situado na Av. Paulista, próximo ao metrô Consolação. Além das salas de exposição, o prédio também tem um restaurante próprio no primeiro andar, uma biblioteca com área de estudos, loja e sala de cinema que exibe filmes e mostras nacionais e estrangeiras.

Tokyo 011

O Tokyo 011 é mais um espaço que transformou as noites de São Paulo, um prédio modernista dominado por uma mistura de centro cultural, casa noturna e muitas ideias criativas em um só lugar. São 9 andares badalados no coração da capital paulista, com atividades e uma programação diversa para quem quer aproveitar o melhor da cidade. Seja para quem é morador ou visitante, todo mundo que busca por lugares para conhecer em São Paulo encontra esse prédio sempre agitado.

Pista de dança, teatro, karaokê, instalações, sala de cinema, restaurante, exposições, uma vista fantástica no terraço e muita festa agita esse espaço que esbanja manifestações culturais e atividades para quem quer se divertir. A agenda mostra as próximas festas que serão sediadas no prédio, sempre com novidades e opções de lazer para públicos distintos.

Edifício Copan

Um lugar da cidade conhecido por “ter de tudo um pouco” é o edifício Copan. Ele representa um símbolo da arquitetura moderna na Cidade de São Paulo, abriga cerca de 5 mil residentes e mais de 70 estabelecimentos comerciais. Outra grande obra arquitetônica da cidade idealizada por Oscar Niemeyer.

Centro Cultural Banco do Brasil

Com o objetivo de trazer inúmeras opções culturais para a população, o Centro Cultural Banco do Brasil é mantido e administrado pelo Banco do Brasil, um dos maiores apoiadores da cultura brasileira. Recebendo performances e exposições itinerantes dos mais diversos estilos artísticos, programas educativos e eventos. O CCBB está localizado no coração da cidade, na parte central, próximo ao metrô São Bento e da Estação da Sé.

Foto: Reprodução

Mercado Municipal


Foto: Reprodução

Popularmente conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal é um marco na cidade de São Paulo. O lugar reúne um grande leque de comerciantes, tendo variedade de produtos e ressaltando a gastronomia da cidade, com o famoso pastel do mercadão e o lanche de mortadela.

O ambiente se encontra no centro, ao lado da estação da Luz e da Pinacoteca de São Paulo. Se prepare para entrar em um mundo repleto de cores, aromas e espaços para relaxar e curtir um happy hour.

Rua Augusta

A Rua Augusta é a rua mais alternativa da capital paulista e reúne uma infinidade de lugares para conhecer e se divertir em São Paulo. Pela manhã, diferentes galerias e lojas de artigos diversos vendem roupas, presentes criativos, livros, acessórios para casa e lojas colaborativas expondo trabalhos de diferentes artistas.

Ao anoitecer, todo este movimento dá espaço para jovens e adultos que buscam aproveitar as casas noturnas e baladas de diferentes estilos musicais como rock, pop, música brasileira e alternativa, baladas LGBT, casas de humor, bares, restaurantes e muito mais.

Biblioteca Mário de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade conta com mais de 3 milhões de títulos. Possui diversas salas de leitura e um auditório, disponibilizando um grande acervo de livros, periódicos e materiais audiovisuais.

O espaço tem como objetivo fornecer conhecimento a todos de forma democrática e com uma infinidade de livros e exemplares. A Biblioteca está localizada no centro de São Paulo e é considerada um ponto de encontro de estudantes e pessoas que buscam um espaço tranquilo para aprender ainda mais.

Bixiga

Outro bairro notável da cidade é o Bixiga, marcado pela boemia, pelas rodas de samba e por servir inicialmente como um reduto de imigrantes italianos. Pode ser considerado um dos bairros mais boêmios e ao mesmo tempo mais tradicionais da capital paulista. Conta com uma grande variedade de bares e restaurantes que oferecem comida típica italiana com um toque brasileiro, além de ser palco para diversas festas e eventos, como a Festa da Achiropita que ocorre nos meses de agosto.

Museu de Arte Moderna – MAM

Mais um dos museus na cidade que merece uma visita é o MAM, Museu de Arte Moderna. Perfeito para quem busca por roteiros culturais em São Paulo, o lugar além de acervo artístico, é também um centro cultural com uma programação completa dedicada aos visitantes. A coleção exposta inclui pinturas, esculturas, instalações e fotografias. São cerca de 5,5 mil obras de arte, sendo que a maioria, passa por estilos e épocas distintas.

Pinacoteca do Estado


Foto: Reprodução

A  Pinacoteca do Estado é um dos principais lugares para conhecer em São Paulo, porque foi o primeiro museu de artes da cidade. Está localizada próximo a Estação Luz, e tem entrada gratuita aos sábados.

O acervo de obras está em torno de cem mil, sendo que existe um espaço reservado onde uma área fica exclusivamente dedicada para restauração de peças que estão fora de exposição.

Theatro Municipal

O Theatro Municipal é um dos grandes pontos turísticos de São Paulo, está localizado no bairro da República. Ao longo de sua história, o local passou por algumas reformas, e hoje traz uma incrível estrutura que mistura o clássico e o moderno, servindo como uma pequena mostra da época de ouro da capital paulista.

Suas atrações principais são: a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e o Coral Paulistano. Além de ver os espetáculos em cartaz, visitar o Theatro Municipal é algo encantador, principalmente para aqueles que gostam de história, arte e roteiros culturais.

Templo Zu Lai

Na verdade o Templo Zu Lai está localizado na cidade de Cotia, a cerca de 40 km da capital paulista. Pela proximidade, este pode ser mais um lugar diferente para conhecer e aproveitar sua estadia em São Paulo durante um passeio rápido de um dia.

Mesmo que você não seja adepto da filosofia budista, esse espaço irá te surpreender positivamente. O Templo Zu Lai é um lugar perfeito para fugir do agito da cidade e mergulhar em um passeio tranquilo cheio de sossego, que agrada as crianças e os adultos. São mais de 150 mil metros quadrados em um terreno cercado por uma vegetação única, arquitetura oriental e uma série de atividades como palestras, cursos, retiros, meditação e cerimônias. Mesmo que nenhum desses seja o seu objetivo, apenas a visita já vale qualquer esforço. O lugar é realmente lindo!

Liberdade

O Bairro da Liberdade é um dos principais lugares para quem visita a capital paulista. Muito conhecido pelos próprios moradores da cidade de São Paulo, o bairro possui um forte traço das colônias japonesas, chinesas e coreanas que escolheram a capital como morada.

O local recebe muitas apresentações de artistas e festas orientais, além de conter diversas opções de restaurantes, mercados e lojas com produtos asiáticos. Um ótimo lugar para descobrir um pouco da diversidade da maior cidade da América do Sul e se surpreender.

Museu Histórico da Imigração Japonesa

O bairro da Liberdade é famoso por trazer à tona toda a influência da cultura japonesa no Brasil. Por isso, lá se encontra o Museu Histórico da Imigração Japonesa, que conta com cerca de 97 mil itens históricos.

Um ótimo local para explorar as curiosidades da cidade de São Paulo, revivendo um pouco das épocas de imigração, uma marca registrada da grande variedade de culturas e etnias que a cidade se transformou.

Centro Cultural de São Paulo – CCSP


Foto: Reprodução

Popularmente conhecido como Centro Cultural Vergueiro, o Centro Cultural de São Paulo – CCSP, possui diversas bibliotecas, um jardim próprio, salas para apresentações de teatro e música, além de diferentes atividades sociais e comunitárias. O centro se encontra logo na saída do metrô Vergueiro, impossível não achar.

Museu da Imagem e do Som

Um grande diferencial do Museu da Imagem e do Som é que ele pode atingir diversos públicos. Tem programações voltadas para: cinema, dança, teatro, música, vídeo e fotografia.

O local é um importante pedaço da cidade de São Paulo, e já foi palco de exposições como:  Stanley Kubrick, David Bowie, Castelo Rá-Tim-Bum, O mundo de Tim Burton e Silvio Santos. Gosta de música, de cinema e de fotografia? Esse pode ser um passeio perfeito pela cidade de São Paulo.

Sala São Paulo

A Sala São Paulo é um dos melhores lugares para visitar na cidade de São Paulo, considerada uma das principais salas de concertos da América Latina. Originalmente foi construída como uma estação de trem, mas depois de reformas, se tornou sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

É possível ir no local com visitas prévias agendadas ou como espectador para apreciar algum dos concertos oferecidos no local.

Galeria do Rock

A Galeria do Rock recebe mais de 20 mil visitantes por dia, sendo que para os fãs de rock, é um lugar que não pode faltar em um tour pela cidade. O edifício conta com diversos estúdios de tatuagens, lojas de roupas e acessórios, salões de cabeleireiros e um andar só para discos. Um verdadeiro paraíso para quem ama música e tudo o que esse universo envolve.

A Galeria se encontra no centro, entre a rua 24 de Maio e o Largo do Paissandu. É um dos lugares que apesar de trazer uma marca do rock, atrai diversos públicos que desejam conhecer algum lugar diferente que transborda parte da cultura paulistana.

Casa das Rosas

A Casa das Rosas também se encontra na Avenida paulista, mas é um lugar que traz como foco o mundo da poesia e da literatura. Diferentes atividades culturais acontecem por ali.

É um casarão desde os tempos em que a cidade de São Paulo era dominada pelas plantações de café e os cafeeiros. Mas em seu entorno, se encontra um lindo jardim de rosas, se destacando do resto da avenida.

Itaú Cultural


Foto: Reprodução

Outro lugar para conhecer em São Paulo, também localizado no coração da Avenida Paulista é o Itaú Cultural. Esse espaço é destinado para exposições, espetáculos cênicos e musicais, auditório para cursos e seminários, biblioteca e muito mais.

O lugar conta com uma programação sempre gratuita. Mas também disponibiliza o Auditório Ibirapuera, um prédio que se tornou um dos principais espaços da cidade para apresentação de musicais e outros espetáculos.

Museu do Futebol

No estádio do Pacaembu se encontra o Museu do Futebol. Os amantes do futebol consideram este museu um dos melhores lugares para conhecer em São Paulo e ver de perto a paixão nacional, mesmo para quem não curte o esporte. Um dos principais atrativos é que a arquitetura do Museu e do Estádio estão integradas.

A organização das apresentações do museu é dividida em três partes: Emoção, História e Diversão. O local imerge no mundo esportivo e traz os visitantes da capital uma nova visão do futebol e sua história como um todo.

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Ohtake na verdade é um centro cultural e não tem coleção permanente, mas recebe exposições de arte contemporânea abraçando diferentes estilos e linguagens.

O lugar é localizado dentro de um complexo empresarial próximo da Avenida Faria Lima. O edifício é fácil de ser reconhecido e os horários de funcionamento são de terça a domingo, das 11 até as 20 hrs.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico está no Parque do Estado e faz parte do Instituto de Botânica de São Paulo. Esse local busca preservar não só espécies de plantas, mas também de animais da fauna brasileira, como tucanos e outras espécies.

Grande parte das árvores é utilizada para fins de pesquisa e conservação, mas isso não impede a visita de turistas. Ou seja, pode ser um excelente lugar para visitar em São Paulo, principalmente para quem deseja fugir um pouco da rotina da cidade.

Jockey Club São Paulo

O jockey Club São Paulo vem se adaptando às mudanças da sociedade. Durante o dia apresenta corridas de cavalos e pela noite está aberto para serviços de bar, lazer e diversão.

Também é palco de desfiles de moda, feiras e festas, sendo que pretendem expandir até para a construção de um shopping center em um futuro breve.

Memorial da América Latina


Foto: via mundoviajar

“Os brasileiros precisavam redescobrir a América. É preciso lembrar quem somos a nós mesmos”, disse o Antropólogo Darcy Ribeiro. O Memorial da América Latina é palco de diversos eventos, como o Festival de Cinema Latino-Americano e espetáculos gratuitos de artistas renomados.

É um ótimo lugar para conhecer e se divertir em São Paulo, porque além disso o local foi desenhado por Oscar Niemeyer, contendo seis edifícios e duas praças unidas por uma passarela.  

Largo São Francisco

O Largo São Francisco é considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade de São Paulo. Sendo também um marco de uma das principais avenidas da capital paulista: a tradicional Brigadeiro Luís Antônio.

Há em sua base uma capela, que contém estátuas de santos e conta por si só um pouco da história da cidade.

Planetário do Carmo

O Planetário do Carmo conta com opção de visita guiada, mostrando os bastidores da cúpula, além de disponibilizar uma visão de como funcionam os equipamentos e quem os controla. Mas, a programação rotineira tem diversas atrações como: olhar o céu de São Paulo, contação de história, além de aprender mais sobre constelações e outras curiosidades sobre os planetas.

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um dos grandes lugares para conhecer em São Paulo, sendo uma das principais áreas verdes para quem quer curtir um pouco de natureza. Foi pensado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e atrai todos os tipos de público. O local atrai tanto esportistas que buscam andar de bicicleta, skate, patins, correr, caminhar, praticar algum outro esporte ou apenas relaxar no meio da natureza.

Mesquita Brasil

A Mesquita Brasil é um espaço aberto, que dá oportunidade para conhecer com maior profundidade a religião islâmica e toda sua cultura presente na cidade de São Paulo. No templo, ocorrem rezas e diversos ensinamentos.

Oca – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez


Foto: Reprodução

O edifício OCA é um espaço expositivo, que faz parte do Parque Ibirapuera. O local possui um subsolo, que contém um auditório e mais dois outros andares.

Algumas exposições importantes que já ocorreram foram: Picasso na Oca, a grande retrospectiva do pintor na América Latina, Corpos Pintados, Dinos na Oca, Let’s Rock, Luiz Gonzaga, entre tantas outras. Vale conferir a programação para aproveitar sua visita e ver alguma exposição que te interesse.

Pico do Jaraguá

O Pico do Jaraguá é um dos lugares mais visitados em São Paulo, justamente por ser o ponto mais alto da cidade e proporcionar uma visão panorâmica da capital paulista. É possível subir até o topo de duas maneiras: pela via asfaltada ou pela trilha chamada de Pai Zé. Mas também existe a opção de trilhas alternativas, voltadas para pessoas com acessibilidade reduzida.

Praça Benedito Calixto

A praça Benedito Calixto é popularmente conhecida como uma das melhores praças de antiguidades e artesanatos no Brasil. Além de oferecer essas atrações típicas de São Paulo, ao redor da praça é possível encontrar ótimos restaurantes, centros culturais e diversas lojas de roupas.

Catedral da Sé

A Catedral da Sé se encontra no centro da cidade e disponibiliza missas diárias, além de visitas monitoradas durantes toda a semana. Sua arquitetura simbólica se transformou em um dos principais pontos turísticos da cidade, nem que seja para uma visita rápida.

Gosta de arquitetura ou temas religiosos? Esse pode ser um bom lugar para conhecer na cidade de São Paulo, já que sua construção conta um pouco da história e a tradição da atual metrópole. Sendo também considerada um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo.

Parque Zilda Natel

O Parque Zilda Natel é um dos locais preferidos dos skatistas na capital paulista. Já que contém três pistas de skates distintas, com diversos obstáculos para ultrapassar. Além disso, tem uma forte presença dos grafites nos muros e da vegetação que cerca todo o local.

Pateo do Colégio


Foto: Halley Pacheco de Oliveira / Wikimedia Commons

O Pateo do Colégio é onde a cidade de São Paulo nasceu. Hoje, o local é composto por atividade culturais e roteiros que mostram um pouco da história da cidade. Possui um museu e também disponibiliza visita a Biblioteca Padre Antônio Vieira, que contém um grande acervo de livros. Esse lugar está localizado no centro da cidade, próximo ao metrô da Sé.

Autódromo de Interlagos

O circuito paulistano passou por uma etapa de reformas entre 2014 e 2016, consolidando-se como uma das melhores pistas de automobilismo do mundo. Atualmente, o Autódromo de Interlagos abre espaço para categorias nacionais e internacionais e outros eventos, por isso é um dos lugares que mais vale a pena conhecer em São Paulo.

Anhembi

O espaço do Anhembi é um lugar que abriga três grandes espaços: Pavilhão de Exposições, Palácio das Convenções e Sambódromo. Sendo que, recebe cerca de 3,5 milhões de pessoas por ano em diversos tipos de eventos. O local é palco de muitos eventos e feiras de negócios do país, exaltando ainda mais a cidade de São Paulo.

Vila Madalena

O bairro da Vila Madalena é um que vale a pena conhecer. Abriga diversos bares e restaurantes, fornecendo todo tipo de divertimento. Popularmente conhecido como Vila Madá, o bairro na capital paulista tem em sua maioria bares interligados pelas ruas, desde botecos simples até lugares mais gourmetizados. O público e a oferta de pontos são diversos, certamente você encontrar o seu espaço ideal.

Rua 25 de Março

Nessa rua é possível encontrar praticamente de tudo. Um ótimo lugar para conhecer em São Paulo, a Rua 25 de Março é o maior centro de comércio da América Latina. Essa região é sempre muito movimentada, principalmente nos períodos que antecedem o Natal e o Ano Novo. A rua e todas as suas bifurcações trazem lojas com artigos eletrônicos, tecidos, acessórios, itens para decoração, fantasias e muito mais.

Edifício Martinelli


Foto: Reprodução

Um lugar que não pode faltar na sua lista de São Paulo é o Edifício Martinelli, o primeiro arranha céu da América Latina. Antigamente um prédio com dez andares já era considerado muito alto, e o Martinelli tinha trinta. O edifício se localiza no centro da cidade, com uma entrada na Avenida São João.

Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador – CERET

Um dos melhores lugares para conhecer em São Paulo é o Centro Esportivo – CERET, principalmente para aqueles que amam se exercitar.

Todos os espaços podem ser usados livremente, sendo eles: campos de futebol, quadras de vôlei, basquete e tênis, um campo de rugby, quatro piscinas, pista de corrida e caminhada e entre outros.

CEAGESP

Outro lugar importante para conhecer na cidade de São Paulo é o CEAGESP, ou só Ceasa, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. É o maior mercado atacadista da América Latina e é visitado por muitos turistas que buscam por uma infinidade de produtos de qualidade.

» 30 trilhas para fazer no Estado de São Paulo
» 13 piscinas naturais para visitar perto de São Paulo
» 70 passeios gratuitos para fazer em São Paulo hoje mesmo
» São Paulo com cara de Europa, veja destinos do estado com a cara do velho continente

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Buenos Aires: carros não vão mais circular na Avenida Corrientes durante a noite

Artigo anterior

Panamá: festas, espetáculos e atividades agitam os 500 anos da capital

Artigo seguinte

Você pode gostar