Lugares para conhecer em Porto Seguro

Praias paradisíacas e um banho de história: saiba o que fazer na cidade baiana fora da agitação do Carnaval

Foto: Robert Napiorkowsk / Shutterstock

Localizada no litoral sul da Bahia, Porto Seguro é bastante procurada pelos foliões no Carnaval, mas a charmosa cidade tem muitos atrativos em qualquer época do ano tanto pelo mar azul caribenho e pelas falésias avermelhadas que contornam algumas praias, como pelos pontos históricos mais antigos do Brasil.

O litoral baiano não poupa encantos para deixar o turista apaixonado. Cercado por matas nativas, Porto Seguro tem algumas das praias consideradas as mais bonitas do país e você não pode deixar fora da lista nomes como as praias do Espelho, Pitinga, Mutá e Ponta Grande. Mas se você quer entrar um pouco mais em sintonia com a vida marinha, as agências de turismo oferecem pacotes para mergulho em recifes de corais.

Um passeio no centro histórico também é um item obrigatório da viagem. Chamado de Rota do Descobrimento, o passeio passa pelo Marco Zero, pelo Memorial do Descobrimento, pela Igreja Santa Cruz de Cabrália e o Museu de Porto Seguro.

Quando a noite cai, uma boa pedida é o local que ficou conhecido como Passarela do Álcool, o nome foi dado pela grande variedade de bebidas oferecidas nos bares e restaurantes, mas também é uma boa pedida para desfrutar dos pratos típicos. As ruas são cercadas por casinhas em estilo colonial onde pode-se comprar uma lembrança da cidade antes de voltar para a rotina.

Leia também:
Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Costa do Descobrimento na Bahia
Conheça a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil
Observação de baleias Jubarte encanta turistas em Arraial D’Ajuda, na Bahia
Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia

O que fazer em Porto Seguro:

Foto: Robert Napiorkowsk / Shutterstock

– Praia do Espelho

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, aqui as principais cores são o azul do mar e o verde da mata que contorna a curta faixa de areia branquinha. A praia leva esse nome porque as águas são calmas e refletem o sol, o céu e até a lua.

– Praia do Mutá

Fica na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. De água transparente, a praia agrada quem busca por tranquilidade e aqueles que procuram esportes de aventura, como voo de ultraleve.

– Parque Marinho de Recife de Fora

Um dos passeios mais procurados, feito por uma chalana que leva os viajantes para um mergulho em recifes de corais para ver de perto a beleza marinha da região.

– Arraial d’Ajuda

Esse pequeno vilarejo de Porto Seguro tem algumas das praias mais lindas da região, como a Praia de Pitinga cercada de falésias. Leia mais.

– Marco Zero

Ponto onde os portugueses desembarcaram no Brasil no ano de 1500.

– Museu do Descobrimento

A exposição conta com itens coloniais e dados históricos levando os visitantes em uma viagem direto para a época em que os colonizadores chegaram em terras brasileiras.

– Igreja de Santa Cruz de Cabrália

Situada na orla norte da cidade, essa é uma das igrejas mais famosas do país porque foi onde a primeira missa católica foi realizada no país.

– Museu de Porto Seguro

O acervo mostra como era a vida dos índios locais antes da chegada dos portugueses. Já na parte inferior do prédio histórico, é possível conhecer o espaço que já foi usado como cadeia no período colonial.

Outros lugares para conhecer em Porto Seguro:

  • Igreja de São Benedito
  • Igreja de Nossa Senhora de Misericórdia
  • Praia de Ponta Grande
  • Praia de Itacimirim
  • Praia de Taperapuã
  • Praia da Coroa Vermelha
  • Parque Marinho Recife de coroa Alta
  • Eco Parque Aquático
  • Reserva Pataxó da Jaqueira

Como chegar em Porto Seguro:

Foto: Marcio Filho / MTur

De avião
Porto seguro tem aeroporto próprio e está na rota das principais companhias aéreas, como TAM, Gol e Azul.

De carro
A principal rota para chegar em Porto Seguro pela BR-101 até Eunápolis, depois seguir pela BR-376 até o destino final.

De ônibus
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Vitória têm linhas que operam direto para Porto Seguro, mas outras cidades precisam pegar um ônibus para Salvador ou Vitória e depois seguirem para Porto Seguro.

Melhor época para visitar Porto Seguro:

Foto: Marcio Filho / MTur

A cidade baiana tem sol o ano todo com temperaturas entre 20°C e 40°C e com chuvas mais frequentes no verão, mas são pancadas rápidas. Por estar entre os destinos mais cobiçados do Brasil, Porto Seguro recebe turistas o ano inteiro, mas é entre os meses de dezembro e março que a cidade fica forrada de visitantes.

Por isso, se você prefere curtir as férias sem tanta badalação, evite esse período. Entre os meses de julho até outubro, é a época em que as baleias-jubartes passam nas águas calmas e quentes do litoral baiano, sendo possível se deparar com esses mamíferos gigantescos em passeios de barco oferecido na região.

Onde se hospedar em Porto Seguro:

Encontre hospedagens em Porto Seguro aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.