Lugares para conhecer em Porto de Galinhas

O principal destino turístico do estado é repleto de belas praias, cenários naturais fascinantes e oferece uma ótima estrutura hoteleira e gastronômica

Foto: Village Porto de Galinhas

O litoral de Ipojuca abriga a famosa praia de Porto de Galinhas. Eleita por especialistas em turismo como o melhor destino de praia do Brasil durante 11 anos, o vilarejo realmente entusiasma os mais diversos tipos de viajantes não só pelas belezas naturais que o cercam, mas pela divertida e agitada vida noturna da região.

Localizado no município de Ipojuca a 43 km de Recife, Porto de Galinhas é considerado uma atração perfeita para todos os perfis de viajantes. Piscinas e praias de águas calmas para famílias com crianças, paisagens paradisíacas perfeitas para curtir a dois, agitação das praias mais movimentadas e a badalação noturna para grupos de amigos, um destino completo.

A charmosa vila de pescador já foi mais pacata e pouco frequentada. Hoje o destino turístico mais visitado do estado de Pernambuco recebe visitantes dos 4 cantos do mundo e une o rústico estilo de vida de quem vive no litoral nordestino com a elegância de ótimas estruturas de hotéis de charme, resorts e as diversas opções gastronômicas que o vilarejo oferece.

O clima fresco somado a tranquilidade das praia de águas claras e calmas, seguidos de um extenso coqueiral que vai até Maracaípe, convidam os visitantes a uma mágica caminhada percorrendo belos cenários compostos por cores vibrantes de uma natureza bem preservada.

As piscinas naturais de Porto de Galinhas formam o principal cartão postal do litoral pernambucano. As piscinas naturais emergem das águas claras do litoral diariamente, no momento em que o oceano recua e chega em seu nível mínimo. Esse é o momento do dia predileto dos turistas e também o horário mais fotogênico, quando as jangadas colorem toda a praia.

Quando estiver em Porto de Galinhas não deixe de fazer os passeios de buggy que são oferecidos pelas diversas agências, uma ótima opção que passa por trajetos encantadores em caminhos de mata nativa e coqueirais à beira mar, uma maneira surpreendente de levar lembranças inesquecíveis da viagem.

Não deixe de conferir a gastronomia típica que se demonstra presente em todas as refeições do dia. De manhã as tapiocas, os bolos de rolos, inhame, batata doce, carne de sol e frutas diversas enfeitam as mesas dos hotéis no café da manhã. Nas demais refeições os destaques são os pratos que combinam peixe com frutas, como o Beijumanga – nele, o peixe beijupirá, é servido grelhado em crosta de gergelim com banana ao mel, arroz de coco e molho de manga.

Leia também:
Passeios para fazer em Porto de Galinhas
Piscinas naturais de Porto de Galinhas
Lugares para conhecer em Tamandaré
Praia dos Carneiros em Tamandaré

Lugares para conhecer em Porto de Galinhas


Foto: Cleferson Comarela / Wikimedia Commons

Piscinas naturais

Nadar em um mar de águas claras e cristalinas não é a única boa lembrança que se leva da mais famosa praia de Ipojuca. Um dos passeios mais cobiçados são as famosas jangadas da região que levam os turistas até as magnificas piscinas naturais.

Cupe

A praia possui 4,5 km de extensão e possuí mar agitado com ondas fortes, por isso, o local não é muito recomendado para famílias com crianças. Nela encontra-se toda a estrutura de grandes hotéis e resorts all-inclusive que fazem com que Porto de Galinhas esteja na lista dos destinos mais bem preparados para receber turistas do país.

Maracaípe

Na praia de Maracaípe, as águas são bastante agitadas, a praia normalmente costumam estar tranquila. Até porque os maiores frequentadores do local, são surfistas a procura de ondas perfeitas que sempre se formam nesse lado do litoral.

Pontal de Maracaipe

O Pontal de Maracaipe é marcado pelo encontro das águas do mar e do rio. A praia pode ser visitada a pé pelo litoral, ou de jangada através do projeto Hippocampus, com direito a parada para observação dos cavalos marinho que se abrigam no manguezal.

Muro alto

O muro vem da barreira de arrecifes com 2,5 km de extensão que protegem a praia, e forma uma imensa piscina natural quando a maré esta baixa. Tranquila e reservada, a praia é praticamente um convite à contemplação da natureza e momentos de relaxamento.

Serrambi

As áreas guardadas por corais formam piscinas naturais de águas mornas e transparentes, perfeitas para um banho demorado, ou até mesmo para uma volta de caiaque ou jet-ski. Os trechos com águas mais agitadas atraem praticantes de kitesurf e esportes de vela. Se você deseja descobrir as belezas do fundo do mar, o que não falta são agências com diversas opções de mergulho.

Artesanato e Compras

Porto de galinhas se destaca na produção e comercialização do alegre e colorido artesanato local. É praticamente impossível não querer levar nada. Principalmente as lembrancinhas com o mascote local, uma simpática galinha que é marca registrada do balneário.

Gastronomia

Agulha frita, ostras, quebradinho de caranguejo e espetinho de camarão ficam ainda mais gostosa quando você compartilha esse momento em frente para um mar de águas verdes. Ou então diante de um maravilhoso pôr-do-sol no Pontal de Maracaípe. Outro território gastronômico que vale a pena conhecer é a Vila de Todos os Santos, que concentra bares e restaurantes.

Vida noturna

Quando o sol se despede do litoral de Ipojuca, as atrações se voltam para Porto de Galinhas. É nessa praia que se encontra a maior parte da programação noturna da região. Para quem deseja quer deseja que a vida noturna renda muito mais, Porto reserva diversos shows, boates e luaus á beira-mar que se multiplicam no verão.

Outros atrativos da região

  • Mergulho
  • Paramotor
  • Praia de Carneiros em Tamandaré
  • Projeto Hippocampus
  • Pontal do Cupe
  • Ateliê do Carcará
  • Praia da Gamboa
  • Engenho Massangana
  • Engenho Gaipió

Como chegar em Porto de Galinhas


Foto: Bruno Lima / MTUR

De avião

O Aeroporto Internal de Recife/ Guararapes – Gilberto Freyre é um dos mais modernos do Brasil e recebe voos diários das principais capitais brasileiras.

De carro

Saindo do aeroporto de Recife o acesso é feito pela BR-101 até a PE-060 que segue em direção a Ipojuca. A partir de Ipojuca, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e, então, a BR-009, que vai até o centro de Porto de Galinhas.

De ônibus

Ônibus para Porto de Galinhas saem da frente do Aeroporto Internacional de Recife, no ponto entre o estacionamento e também do TIP (rodoviária) em vários horários.

Melhor época para visitar Porto de Galinhas


Foto: Leonardo Shinagawa / Wikimedia Commons

Há dias quentes o ano todo e as temperaturas estão sempre entre 27ºC e 30ºC. Para aproveitar as piscinas naturais, o ideal é seguir a tábua de mares (opte pela maré baixa).

O início do verão dá entrada a alta temporada no destino, sinônimo de preços altos, pousadas cheias e praias lotadas. Essa é também a estação mais seca do ano, com temperaturas que passam a casa dos 30ºC. Se você deseja conhecer o destino em épocas menos movimentadas, evite também os feriados prolongados e as festas de fim de ano.

O inverno é a época mais chuvosa, entre abril e agosto, mas o tempo é bem instável e dia de sol acontecem com frequência.

Onde se hospedar em Porto de Galinhas


Foto: Bruno Lima / MTUR

A Praia do Cupe e de Muro Alto são as principais zonas hoteleiras de Porto de Galinhas. É nessa área que estão instalados os maiores hotéis e resorts de Ipojuca. Muro Alto está no extremo norte da orla de Porto de galinhas e é onde estão os novos empreendimentos do destino, como o Nanai Residences e o Ekoara. Apesar de estar longe do centro da vila, a maioria dos hotéis e resorts costumam oferecer transfers que já estão incluídos na diária.

A Praia do Cupe tem 5 km de extensão e está repleta de ótimas opções a beira mar. O Best Western Vivá, fica a 15 min de caminhada da vila e conta com ótima estrutura de lazer e gastronômica. O Enotel e o Kembali Hotel também contam com ótimas avaliações em plataformas renomadas como Booking e Trivago.

Encontre hospedagens em Porto de Galinhas

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.