Esse é sem dúvidas um dos destinos que mais chamam a atenção dos turistas que frequentam o Rio Grande do Norte. A Praia da Pipa esta localizada em um pequeno vilarejo no município de Tibau do Sul, a 85 km ao sul da capital Natal. O nome tem descendência indígena e significa “entre duas águas”, termo que descreve a geografia ao redor da atração, que é cercada pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico.

Ao chegar em Pipa você se depara com belíssimas praias, hotéis de charme, restaurantes de ótima qualidade e uma vida noturna agitada, que fazem do destino um dos lugares mais belos e badalados do nordeste brasileiro. Se você procura sossego e paisagens mais desertas, o programa ideal é caminhar ao lado das falésias multicoloridas e conhecer as trilhas que dão acesso a mirantes com vistas impressionantes da região.

Mais ao norte da vila, a praia as praias da Baía dos Golfinhos e do Madeiro, são a grande sensação dos turistas que visitam o vilarejo de Pipa. A baía recebeu esse nome em homenagem aos golfinhos que nadam em suas águas calmas. Já a Praia do Madeiro, é protegida por uma extensa área coberta de Mata Atlântica e com trilhas rústicas autoguiadas.

A Av Baía dos Golfinhos é a principal via de acesso do vilarejo e abriga os principais restaurantes, hotéis e toda infraestrutura para o turista, como caixas 24 horas, mercados, farmácias e lojas de artesanato. Durante o período noturno, o fluxo costuma ser intenso e diversos bares oferecem música ao vivo.

O que fazer em Pipa:


Foto: Flickr - Rqserra Photo

Foto: Flickr – Rqserra Photo

Praia do Madeiro

Eleita uma das praias mais bonitas do Brasil , a Praia do Madeiro é cercada por falésias e muita Mata Atlântica. Apesar de carregar um ar “roots”, a atração oferece boas opções de restaurantes pé na areia, bares e até algumas pousadas com acesso privativo para a faixa de areia. Essa é uma das praias mais procuradas pelos surfistas que aterrissam no vilarejo.

Chapadão

O Mirante do Chapadão está localizado entre as Praias do Amor e Minas, e é um ótimo local para apreciar os fenômenos de nascer e pôr-do-sol. Aproveite o cenário paradisíaco da Praia do Amor vista do alto, para fazer fotografias de recordação.

Praia do Amor

A praia mais descolada de Pipa tem falésias em tons avermelhados, piscinas naturais e uma área com ondas perfeitas para a prática de surf. Essa é uma das praias mais próximas do centro de Pipa, possuindo acesso fácil tanto pela Av. Baía dos Golinhos, quanto pela Praia do Centro.

Santuário Ecológico de Pipa

A área protegida abriga a maior concentração de MAta Atlântica do Rio Grande do Norte, e oferece 16 trilhas abertas ao público, com diferentes níveis de dificuldade.

Mirante Sunset Bar

O Mirante Sunset Bar tem o visual mais lindo da Pipa para se apreciar o pôr do sol. O bar abre diariamente às 16h e está localizado nas falésias próximo a Praia do Centro.

Praia do Curral (Baía dos Golfinhos)

A Praia do Curral é lar de dezenas de espécies marinhas, entre elas os famosos golfinhos que vivem na baía em frente ao vilarejo. A praia faz parte de uma área protegida e não oferece acesso de automóvel, o que faz da atração uma praia deserta, sem estrutura de barracas e protegida por grandes falésias.

Sibaúma

Distante apenas 7 km do centro de Pipa, a vila de Sibaúma se destaca por suas piscinas naturais espalhadas pelo litoral. Ao norte da Praia de Sibaúma as gigantescas falésias em tons avermelhados seguem quilômetros de praias em direção à Pipa e servem como um imponente mirante, com vista panorâmica de toda a região.

Outras atrações em Pipa:

– Praia da Camcimbinha
– Praia do Giz
– Lagoa de Guaraíras
– Praia das Minas
– Barra do Cunhaú

Como chegar em Pipa


Foto: Richard Brundage

Foto: Richard Brundage

De avião

Pipa está entre duas capitais do nordeste com aeroportos que recebem voos diários vindos das principais cidades do país. Você pode optar entre os aeroportos de Natal e João Pessoa.

De carro

Saindo de Natal ou João Pessoa precisa pegar a BR-101 até o município de Goianinha (de ambas as cidades); de lá, siga mais 25 km até a cidade de Tibau do Sul, onde encontra-se o acesso para Pipa

De ônibus

O Expresso Oceano oferece o trajeto em ônibus confortáveis saindo de Natal até o vilarejo de Pipa, em pouco menos de 2 horas.

Saindo de João Pessoa a Viação Nordeste oferece trechos para a cidade de Goianinha, que serve como ponto de baldeação para os turistas que vão em direção a Pipa.

Melhor época para visitar Pipa


Foto: Roberto Ramos

Foto: Roberto Ramos

Como todos outros grandes destinos nordestinos, Pipa tem seu apogeu de turistas no verão, entre os meses de dezembro e fevereiro. Nesses meses as temperaturas variam entre 24ºC e 31ºC

Como o vilarejo está muito próximo de duas capitais, é comum que o destino fique mais concorrido nos feriados prolongados.

A época de chuva costuma acontecer entre março e julho.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Monte Verde, fotos da charmosa vila em Minas Gerais

Artigo anterior

5 roteiros rápidos para fazer saindo de Belo Horizonte

Artigo seguinte

Você pode gostar