Lugares para conhecer em Morro de São Paulo

Vilarejo na costa baiana encanta viajantes em busca de festas, os que querem tranquilidade junto à natureza preservada e os curiosos por história colonial

Foto: Márcio Filho / MTUR

A pequena vila de Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, cerca de 250 km de Salvador, e é acessível de barco ou avião. O trajeto por durar até 2h30, mas o destino vai valer cada minuto de espera, seja pelas praias paradisíacas, pela culinária deliciosa ou pelo charmoso luau no fim do dia.

A atração principal com certeza são as praias – e tem uma para cada tipo de turista. A Primeira Praia é foco de atividades como tirolesa e banana boat, a Segunda Praia é procurada pelo agito dos restaurantes e pousadas, a Terceira e Quarta Praia são perfeitas para relaxar e mergulhar nas piscinas naturais, e a Quinta Praia é mais afastada e quase deserta com Mata Atlântica preservada.

Já o centro é pequeno, mas cheio de história, uma vez que a ilha era um ponto estratégico para proteger a costa de Salvador no período colonial. Por isso uma das principais atrações é a Fortaleza de Tapirandu e, entrando mais pelas ruas, é possível conhecer casarões do século XVII, o sistema de abastecimento de água do século XVIII e igrejas do século XIX.

Fique de olho em algumas dicas importantes para que a sua viagem seja ainda melhor: leve pouca bagagem, em Morro de São Paulo a circulação de carros é proibida, por isso o transporte é feito com tratores por estradas paralelas às praias, então você vai ter que carregar as malas até a pousada; leve dinheiro porque nem todos os lugares aceitam cartão e não há caixas eletrônicos de todos os bancos, apenas Bradesco e Banco do Brasil; A voltagem na ilha é 220V, então fique esperto para não estragar seus itens pessoais. Como Morro de São Paulo é um destino praiano, a ilha tem mosquitos, então não deixe o repelente fora da lista.

Leia também:
Garapuá, destino encantador que você precisa conhecer na Bahia
Lugares para conhecer em Salvador
Praias para conhecer em Salvador e arredores
Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia

O que fazer em Morro de São Paulo:

Foto: Márcio Filho / MTUR

– Centro

A herança colonial ainda pode ser vista em muitos lugares da ilha, mas o centro concentra a maior parte das atrações.

– Igreja Nossa Senhora da Luz

Situada no final da rampa do cais do porto desde 1845, é uma das primeiras construções vistas quando se chega na ilha.

– Casarão

Datado de 1608, é uma das construções mais antigas. Hoje em dia sede espaço para uma pousada.

– Fonte Grande

Construída em 1746 para servir de sistema de abastecimento de água.

– Fortaleza de Tapirandu

A antiga base de proteção da costa de Salvador, hoje é excelente lugar para assistir ao pôr do sol. Os visitantes também podem explorar o local e conhecer uma prisão e o túnel que leva até a igreja.

– Rua Caminho da Praia

Uma das principais vias da cidade e concentra restaurantes com culinárias para todos os gostos e bolsos.

– Primeira Praia

Essa é a praia mais próxima da vila, portanto a mais frequentada por moradores. Aqui os visitantes também podem curtir uma das maiores tirolesas do país e ver a paisagem de cima.

– Segunda Praia

A atração fica no final da Rua Caminho da Praia e é famosa pela boa estrutura de dia e as festas de noite. No final da tarde a região ganha uma feira de artesanato e comidas típicas, além de ser palco do luau.

– Terceira Praia

Uma das mais tranquilas e tem perto apenas algumas pousadas e pequenos restaurantes. É daqui que saem os passeios de barco organizados pelas agências locais.

– Quarta Praia

Essa é a praia que tem o mar mais calmo da ilha e piscinas naturais perfeitas para mergulho. É a melhor escolha se o viajante busca por tranquilidade.

– Quinta Praia

Também chamada de Praia do Encanto, fica a 6km do centro e é onde o turista pode entrar em contato mais profundo com a natureza, já que a Mata Atlântica e os manguezais são preservados e ainda é possível mergulhar entre corais nas piscinas naturais para ver de perto a vida marinha

– Praia da Gamboa do Morro

Fica no lado norte da ilha em uma vila de pecadores. Apesar de ainda estar fora da rota da maior parte dos turistas, oferece boa infraestrutura para os visitantes, que têm a chance de se deliciar com a culinária das famílias locais.

Outros lugares para conhecer em Morro de São Paulo:

  • Farol do Morro de São Paulo
  • Praça Aureliano Lima
  • Praias:
  • Porto de Cima
  • Ponta da Pedra
  • Ponta do Curral
  • Garapuá

Como chegar em Morro de São Paulo:

Foto: Márcio Filho / MTUR

De avião
O aeroporto mais próximo de Morro de São Paulo fica em Salvador, a 248 km de distância. Lá é possível pegar outro voo até o destino final (cerca de 20 minutos) ou ir até o Terminal Marítimo Turístico e seguir de barco (aproximadamente 2 horas).

De barco
Quem acessa Morro de São Paulo de barco demora aproximadamente 2h30min, podendo variar a 3hrs dependendo da maré. A saída é no Terminal Marítimo Mercado Modelo em Salvador e a embarcação deixa os turistas no Cais de Morro de São Paulo.

De Carro ou ônibus
O viajante deve seguir até Valença e de lá pegar um barco até Morro de São Paulo.

Melhor época para visitar Morro de São Paulo:

Foto: Márcio Filho / MTUR

O sol reina o ano todo e deixa as temperaturas entre 20°C e 30 °C, mas as chuvas são mais frequentes entre os meses de maio e julho. Se você gosta de muito agito e festas, a melhor época para visitar Morro de São Paulo é durante o verão. Durante a temporada milhares de turistas desembarcam na ilha a procura de belas praias, temperaturas elevadas e as famosas festas produzidas a beira mar. O grande ápice de turismo na ilha ocorre no réveillon e no carnaval.

Se você quer um pouco mais de sossego, fugir da azaração e do burburinho de pessoas, vá na baixa temporada (maio-outubro), que é o período de preços mais baixos.

Onde se hospedar em Morro de São Paulo:

Encontre hospedagens em Morro de São Paulo aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.