Lugares para conhecer em Montevidéu

A pequena capital uruguaia oferece ótimas opções de entretenimento e é o destino internacional perfeito para conhecer em poucos dias

Foto: Byvalet / Shutterstock

Banhada pelo Rio de La Plata, Montevidéu é a capital do Uruguai e está localizada no centro-sul do país. Composta por avenidas largas e prédios baixos, suas ruas sempre limpas e bem arborizadas garantem um clima meio anos 50, época em que a cidade era considerada uma das mais prósperas da América Latina.

Por ser uma cidade plana, a melhor maneira de se conhecer Montevidéu é caminhando. A capital do Uruguai é sossegada e bem tranquila, tanto que está na lista das 30 cidades mais seguras do mundo, com uma incrível qualidade de vida.

As principais atrações de Montevidéu estão no centro histórico, também chamado de Ciudad Vieja, que remete à fundação de Montevidéu em 1723, quando a coroa espanhola ordenou a construção de uma cidade portuária no local para expulsar os portugueses. É muito fácil fazer o passeio a pé e conhecer destaques como a Porta da Cidadela, que servia para defesa no século XIX, o Teatro Sólis (1856), Palácio Salvo (XX) e a Plaza Independencia. A parada obrigatória para comer é o famoso Mercado do Porto, que serve o tradicional churrasco uruguaio, além de doce de leite e alfajor.

Outro ponto de interesse em Montevidéu é bairro Carrasco, onde ficam os hotéis mais elegantes e o procurado Casino Carrasco, onde os turistas se reúnem para tentar a sorte em vários tipos de jogos. 

Por ser relativamente pequeno, é possível fazer um bate-volta em outras cidades do país saindo de Montevidéu. A cidade de Colônia del Sacramento é a grande queridinha dos turistas. A charmosa cidade fundada por portugueses, possuí uma área histórica que abriga inúmeras construções coloniais povoada por pousadas e restaurantes convidativos e galerias. Outra possibilidade é fazer um bate-volta para a badalada Punta del Este.

Leia também:
13 atrações imperdíveis para conhecer no Uruguai
Brasil e Uruguai assinam acordo que facilita residência permanente
Como ir de Buenos Aires para Montevidéu (e vice-versa)
Lugares para conhecer em Buenos Aires

O que fazer em Montevidéu:

Foto: Don Mammoser / Shutterstock

– Ciudade Vieja

A Ciudad Vieja é o bairro histórico de Montevidéu. Nascido como uma praça forte fundado pelos portugueses, ao ano seguinte passou a mãos dos espanhóis, que fundaram a cidade entre 1724 e 1726, com imigrantes provenientes das Ilhas Canárias.

– Bairro do Prado

O Prado foi o primeiro bairro de verão de Montevidéu, nele se encontram as melhores casas da cidade e algumas residências históricas. O bairro também possui as melhores vistas para se ter da cidade e visitar algumas atrações turísticas localizadas na região, entre elas o Jardim Botânico, Museu Blanes e o Parque del Prado.

– Rambla de Montevidéu

Um dos passeios mais queridos pelos montevideanos e que impressiona os visitantes, é a Rambla de Montevidéu. Esta avenida costeira percorre quase toda a costa da cidade e conta com uma excelente vista para o Rio de Plata.

– Teatro Sólis

Inaugurado em 1856 com a apresentação de uma ópera de Verdi, o Teatro Solís, esse edifício imponente do Centro Histórico, é um dos símbolos arquitetônicos não só de Montevidéu, mas de todo o país. Seu interior clássico inspirado em projetos de teatros italianos, como o Scala de Milão, pode ser visitado com um curioso tour encabeçado por atores. A programação vai de apresentações de música clássica até espetáculos teatrais.

– Mercado de los Artesanos

O Mercado de los Artesanos fica bem próximo da Prefeitura, no mercado encontram-se diversas obras de artesãos uruguaios e é um ótimo lugar para comprar souvenirs.

– Palácio Salvo

Um dos cartões postais da cidade. Localizado na Plaza Independencia, teve a construção finalizada em 1928 e já foi prédio mais alto da América do Sul.

– Porta da Cidadela

O portão fica no centro histórico e servida de proteção durante o século XIX, quando a cidade era cercada por muros.

– Mercado del Puerto

Esse é um dos lugares mais procurados pelos turistas para provar a tradicional parrilla, o churrasco uruguaio que pode conter desde bife e costela até rim e intestino. Para a sobremesa, os produtos mais buscados são o doce de leite e os alfajores.

– Avenida 18 de Julho

Uma das avenidas mais importantes de Montevidéu e concentra as opções de lojas para compras. Aqui o turista também encontra muitos bares e restaurantes enquanto observa os charmosos prédios antigos.

Outros lugares para conhecer em Montevidéu:

  • Bairro Carrasco
  • Calle Sarandí
  • Estádio Centenário
  • Feira Tristán Narvaja
  • Jardim Botânico
  • Mansões do Bairro do Prado
  • Mercado de los artesanos
  • Montevidéu Shopping
  • Museo Blanes
  • Museo Torres García
  • Museo Del Carnaval
  • Palácio Estévez
  • Parque Rodó
  • Parque del Prado
  • Parque Rodó
  • Plaza Independencia
  • Plaza Zabala
  • Punta Carretas
  • Rambla

Como chegar em Montevidéu:

Foto: AlexMilesi / Shutterstock

De avião
A cidade possui aeroporto próprio. O Aeroporto Internacional de Carrasco, está localizado a aproximadamente 20 km do centro, e recebe voos diretos das principais capitais brasileiras. A Gol tem voos diretos de Porto Alegre, além de São Paulo e Rio. A TAM oferece também voos diários entre São Paulo e a capital uruguaia. 

De barco
Se estiver vindo de Buenos Aires, há opção de fazer o caminho todo de barco ou ir até Colônia do Sacramento pelo Rio do Prata e depois seguir de ônibus até a capital uruguaia.

De carro
O caminho mais rápido para o motorista é partir de Porto Alegre pela BR-116 e seguir até a Ruta 8. São cerca de 500 km.

De ônibus
Há ônibus que saem de cidades como Porto Alegre e São Paulo, mas a viagem é longa e pode durar até 30 horas.

Qual a melhor época para visitar Montevidéu?

Foto: Diegoocampoh / Wikimedia Commons

O clima da cidade não é tão frio como a das vizinhas na América do Sul, já que durante o inverno as temperaturas podem ir de 5°C a 18°C. No verão, os termômetros costumam ficar entre 20°C e 28°C.

Entre setembro e abril, o país registra o menor índice de chuvas. No verão, os termômetros não ultrapassam os 28ºC. No inverno gelado, a temperatura pode chegar aos 6ºC, ou menos, de acordo com a região.

Onde se hospedar em Montevidéu:

Encontre hospedagens em Montevidéu aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.