A capital portuguesa está diferente e espera você de braços abertos para viver esse novo encontro entre o antigo e o moderno

Foto: Skitterphoto / Pixabay

Nós brasileiros estamos acostumados desde pequenos a ouvir sobre a capital portuguesa e da sua intensa influência por aqui. Isso foi há séculos e Lisboa conseguiu manter vivo o orgulho de seus exploradores aventureiros, mas também se dedicou nas últimas décadas a criar novos espaços de convivência, hotéis conceito e atrações modernas que enchem os olhos dos turistas.

A mudança que mais caminhou nesse sentido foi o Parque das Nações, onde foram construídos o teleférico que leva os visitantes para uma vista aérea do Rio Tejo, e o Oceanário, que é o segundo maior aquário da Europa e é a casa de mais de 15 mil animais. O Cais de Sodré, que antigamente era tomado pela prostituição, foi revitalizado e hoje é um parque que beira o rio e vai até a grande Praça do Comércio. Outro exemplo é o Bairro Alto, que é famoso pela noite agitada e abriga diferentes tipos de bares, casas de shows e boates.

Mas Lisboa, mesmo rejuvenescendo, ainda guarda tesouros da história europeia pelas charmosas ruas, então não deixe de visita-los e ver de perto a evolução dessa cidade através do tempo. Começando pelo Castelo de São Jorge construído no século XI, a Igreja de Santa Maria Maior de Lisboa do século XII, o Convento do Carmo do século XIV, o Panteão Nacional e a Torre de Belém do século XVI, o Mosteiro dos Jerónimos e o Convento dos Cardaes do século XVIII, o Elevador da Bica do século XIX e o Elevador de Santa Justa do início do século XX. E não deixe passar uma pérola do bairro do Chiado: a Bertrand, livraria que abriu as portas em 1732 e é a mais antiga do mundo em atividade.

Malas prontas? Então prepare as panturrilhas, porque Lisboa é marcada por muitas subidas e pontilhada por mirantes com muitos degraus que deixam os turistas admirar de cima toda sua beleza.

Leia também:
30 destinos para visitar em Portugal
Melhores hotéis no centro de Lisboa

14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal
Site divulga os melhores restaurantes de Portugal

O que fazer em Lisboa:

Foto: Laura Rinke / Pixabay

– Castelo de São Jorge

É um dos principais pontos turísticos e foi construído no século XI em um dos pontos mais altos da cidade, o que deixa os visitantes com uma vista sem igual da região.

– Torre de Belém

Esse também é um dos cartões postais de Lisboa e foi construído em 1521 com o objetivo vigiar a entrada pelo mar. Os visitantes podem entrar na torre e explorar diversos andares até o topo, de onde se tem uma vista linda do Rio Tejo.

– Mosteiros dos Jerónimos

A construção data do século XVI e é considerada um patrimônio mundial pela Unesco. Além da belíssima arquitetura, o prédio guarda os túmulos de Fernando Pessoa, Camões e Vasco da Gama.

– Oceanário de Lisboa

Sua viagem a Lisboa não pode deixar de fora um tour pelo segundo maior aquário da Europa. O Oceanário tem mais de 15 mil animais e permite que os visitantes andem por corredores de vidro que cortam os grandes tanques de água.

– Elevador de Santa Justa

Esse elevador público foi construído em 1902 serve para levar as pessoas da Cidade Baixa para a Cidade Alta.

– Igreja Santa Maria Maior de Lisboa (Sé)

Erguida em 1150 a igreja e é uma das edificações mais antigas da cidade.

– Mercado da Ribeira

Essa é a maior feira fechada de Lisboa e vende alimentos frescos, mas também oferece um espaço com muitas opções de restaurantes.

– Mirantes

Lisboa é uma cidade cheia de detalhes e você pode ver todos do alto em diversos bairros. Os mirantes mais famosos estão na Igreja Paroquial da Graça, no Largos Portas do Sol e no Arco da Augusta. Outros ótimos locais para fotografar a cidade são os Miradouro da Senhora do Monte, o Miradouro São Pedro de Alcântara e o Miradouro de Santa Catarina.

– Compras

Lisboa não é conhecida como destino de compras, mas tem opções para todos os bolsos. Os principais lugares para consumir produtos do país é a Avenida da Liberdade, o Centro Comercial Vasco da Gama, a Rua Garret, a Rua Augusta, os armazéns do bairro do Chiado e a Feira da Ladra.

Outros lugares para conhecer em Lisboa:

  • Basílica da Estrela
  • Casa Fernando Pessoa
  • Centro Comercial Vasco da Gama
  • Convento dos Cardaes
  • Convento do Carmo
  • Elevador da Bica
  • Igreja da Santa Engrácia
  • Jardim do Príncipe Real
  • Jardim do Torel
  • Livraria Bertrand
  • Museu dos Coches
  • Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
  • Museu do Fado
  • Museu e Igreja de São Roque
  • Museu do Dinheiro
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Palácio Chiado
  • Parque Eduardo VII
  • Praça do Comércio
  • Rossio/Praça Dom Pedro IV
  • Teleférico do Parque das nações

Como chegar em Lisboa:

Foto: Free-Photos / Pixabay

De avião
O acesso a cidade é bem simples porque possui aeroporto próprio. Para chegar ao Aeroporto Humberto Delgado é possível pegar voos diretos por empresas nacionais ou fazer escalas com empresas de outros países. A companhia TAP, por exemplo, opera voos nacionais com destino a Lisboa, que partem de São paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

De trem
É possível chegar e viajar de trem para outras cidades de Portugal e até mesmo para outros países. São 5 estações de trem que servem a capital do país: a Santa Apolónia é a maior delas e é onde partem trens para o Norte, Centro e Leste do país (Porto, Santarém, Braga e Coimbra). Na Estação do Oriente saem trens com destinos ao norte de Portugal e para Madrid, na Espanha. Já a Estação Cais do Sodré cobre destinos mais próximos como Estoril e Cascais.

A Estação Sete Rios serve para turistas que desejam visitar a região do Alentejo e Algarve, mais ao sul do país.A última, mas não menos importante, é a Estação do Rossio, que serve pata fazer visitas a Sintra e Mafra.

Melhor época para visitar Lisboa:

Foto: Lapping / Pixabay

A alta temporada em Lisboa, como na maioria das cidades europeias, acontece durante o verão entre os meses junho e agosto e no inverno em dezembro e janeiro. Durante a temporada os preços de passagens aéreas e hotéis costumam ficar mais caros e as filas para restaurante e algumas atrações como museus são frequentes.

Portugal é um ótimo destino em todas as épocas do ano. Para os viajantes que buscam calor, de junho a setembro a temperatura chega a 40°C, já de outubro a maio o clima é mais ameno e fica entre 10°C e 20°C. 

Onde se hospedar em Lisboa:

Encontre hospedagens em Lisboa aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Barcelona

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Orlando

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Europa