A capital paraibana tem ótimas praias urbanas, um charmoso centro histórico, povo hospitaleiro e acesso rápido para outros destinos maravilhosos do estado

Foto: Secretaria de Turismo da Paraiba

A terceira cidade mais antiga do Brasil foi fundada em 1585 e mantém até hoje bastante construções barrocas bem preservadas em seu centro. Praias tranquilas, mar esverdeado e uma ótima infraestrutura com preços justos (comparada as outras capitais do nordeste) são fatores positivos que fazem de João Pessoa uma das cidades mais agradáveis do nordeste e cheia de atrações turísticas.

Acordar cedo é fundamental para aproveitar João Pessoa. O movimento na cidade começa cedo, as 5 da manhã já é possível avistar algumas dezenas de pessoas se exercitando na orla da cidade. Isso ocorre porque João Pessoa está localizada no extremo oriente da América do Sul, sendo a primeira cidade do país a receber os rais de sol durante as manhãs.

Por não estar entre as mais concorridas pelos turistas no nordeste, a capital paraibana carrega uma rotina mais calma que as capitais vizinhas. Quem prefere encontrar praias mais vazias, em que impera a tranquilidade sem abrir mão do visual paradisíaco, escolheu o lugar certo para passar as férias.

O tranquilo litoral de João Pessoa nos faz esquecer que estamos em uma capital à beira-mar. Em toda orla a estrutura de quiosques organizados, áreas com duchas, areias limpas e um calçadão bem planejado cativa os visitantes e nos faz entender o porque a capital paraibana foi eleita como uma das melhores cidades do mundo para viver durante a aposentadoria.

Leia também:
Conheça as praias mais bonitas do Nordeste
Turismo em Recife: o que ver e fazer
Viagens de fé: 7 destinos brasileiros de turismo religioso
Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil

O que fazer em João Pessoa


Foto: Cacio Murilo / MTur

Praias

A praia mais movimentada da cidade possui uma excelente estrutura de restaurantes e hotéis. O concorrido calçadão está sempre movimentado e é point para caminhadas no início da manhã e no final da tarde. É de Tambaú que partem as embarcações para Picãozinho, as piscinas naturais de águas cristalinas onde se pode mergulhar e ver peixinhos.

Ao lado de Tambaú está a praia de Cabo Branco, a favorita dos moradores de João Pessoa. Emoldurada por falésias a praia é bem extensa com mar de ondas tranquilas e água morna. O local oferece diversos quiosques na área próxima a Tambaú, enquanto o trecho que vai em direção ao Cabo de Santo Agostinho é mais tranquilo e vazio.

Distando 12 Km do centro da cidade, a praia fica no bairro de mesmo nome. A aproximadamente 750m da areia forma-se um banco com quatro quilômetros de corais, que separa a parte rasa do alta mar. Por lá, banhistas mergulham e aproveitam o mar calmo, praticando esportes, como stand up paddle e caiaque.

Centro Histórico

João Pessoa é uma das capitais mais antigas do Brasil e apresenta diversas construções incríveis como o Teatro Santa Roza, o Palácio da Redenção e o antigo Hotel Globo.

Centro Cultural São Francisco

Composto pelo Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, o Centro Cultural São Francisco reúne o mais importante conjunto de arte barroca da Paraíba. O local oferece visitas guiadas de 40 minutos passando por várias áreas do complexo.

Estação do Cabo Branco

Projetada por Oscar Niemeyer, a atração une ciência, cultura e arte num complexo com mais de oito mil metros quadrados. O local abriga ainda um mirante com vista privilegiada para o litoral.

Praia do Jacaré

O ponto mais famoso para contemplar o pôr-do-sol em João Pessoa é a Praia fluvial do Jacaré. Todos os dias durante o evento o saxofonista “Jurady do Sax” percorre o rio Paraíba em um barco tocando Bolero.

Mercado de Artesanato Paraibano

O melhor lugar para comprar artesanatos e souvenirs. Aos finais de semana o espaço contato também com barraquinhas de comidas regionais e apresentações de maracatu.

Piscinas naturais de Picãozinho

Para chegar as piscinas naturais de Picãozinho é preciso pegar um catamarã na praia de Tambaú. O passeio é feito somente nas marés baixas quando os corais aparecem na superfície formando piscinas naturais de águas tão claras que permitem você visualizar peixinhos coloridos e outros animais marítimos.

Parque Arruda Câmara

Conhecido também como Bica, o Parque Arruda Câmara é uma ótima opção para passeios com crianças. O parque possui uma área de 27 hectares com cerca de 500 animais de 80 espécies, entre eles, leões, jacarés e elefantes.

Jardim Botânico Benjamim Maranhão

Jardim Botânico Benjamin Maranhão é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica localizados em área urbana no Brasil. O local possui uma área de 515 hectares e conta com três trilhas onde o turista pode visualizar espécies animais e vegetais típicas da Mata Atlântica.

Outros atrativos turísticos em João Pessoa

  • Farol Do Cabo Branco
  • Mosteiro de São Bento
  • Casa do Artista Popular
  • Planetário da Fundação Espaço Cultural da Paraíba
  • Academia Paraibana de Letras
  • Porto de Cabedelo
  • Convento de Santo Antonio Museu de Arte Religiosa
  • Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima
  • Bosque dos Sonhos
  • Casa da Pólvora
  • Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Como chegar em João Pessoa


Foto: Secretaria de Turismo da Paraiba

De avião

O Aeroporto Internacional de João Pessoa-Bayeux recebe voos diários dos principais aeroportos do país.

De carro

Do Sul, Sudeste, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco: acesso pela BR-101.
De Fortaleza: BR-116, BR-304, BR-406 e BR-101.

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até João Pessoa, vale ligar na rodoviária da capital paraibana.
Rodoviária de João Pessoa
Tel: (83) 3221-9611

Melhor época para visitar João Pessoa


Foto: Cacio Murilo / MTur

Assim como a maioria das cidades próximas ao litoral nordestino, João Pessoa tem clima quente durante todo o ano e é uma ótima opção de destino praiano durante qualquer estação do ano. A capital paraibana tem algumas características peculiares que precisam de uma atenção especial para que suas férias sejam ainda melhor.

O período de chuva acontece entre os meses de março e agosto. Apesar do inverno ser intitulado como a época chuvosa de João Pessoa, a probabilidade de você pegar dias corridos de sol e céu limpo é tão grande quanto pegar dias nublados e chuvosos.

Depois dos meses de chuva o litoral recebe uma coloração turva devido as fortes chuvas. Se você deseja conhecer as praias do estado com águas cristalinas iguais as fotos comercializadas do destino, vá entre os meses de dezembro e março.

As festas típicas do estado costumam ser comemoradas em grande estilo. O mês de junho é comemorado o São João e a cidade costuma receber muitos visitantes.

Onde se hospedar em João Pessoa


Foto: Cacio Murilo / MTur

João Pessoa é uma capital pequena e todos os seus bairros são conectados a poucos quilômetros. Tambaú é área que concentra mais turistas por oferecer bastante opções de restaurantes, lojinhas e hospedagens. O bairro também possuí um calçadão organizado, que garante movimentação constante em qualquer período do dia.

Laguna Praia Hotel e o Tambaú Hotel estão em frente a Praia de Tambaú e possuem apartamentos com vista frontal do mar. Outros bairros interessantes para se hospedar é o Cabo Branco, o centrinho de Tambaú e o Manaíra.

Encontre hospedagens em João Pessoa

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Olinda

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Fortaleza

Artigo seguinte

Você pode gostar