Lugares para conhecer em Jericoacoara

Um verdadeiro oásis protegido por uma enorme área de dunas, vegetações rasteiras e um imenso litoral azul te espera no litoral oeste do Ceará, pertinho da divisa com o estado do Piauí

Foto: Jade Queiroz / MTUR

A elegante Vila de Jericoacoara está a 300 km de Fortaleza e ficou conhecida em meados dos anos 80, quando um importante jornal americano elegeu a praia como uma das mais bonitas do mundo. Desde então, Jericoacoara vem sendo desbravada por turistas do mundo inteiro. Não existem postes e iluminação pública no vilarejo, apenas estrelas e a luz do luar. Outro fator importante é a localização distante de grandes cidades, permitindo um contato extremo com a natureza, experiência que nos permite alcançar uma sensação de liberdade única.

Charmosa não só pela natureza ao redor, a pequena vila de Jericoacoara possui ruas pé na areia e construções rústicas que se integram com a paisagem, mantendo a simplicidade de uma verdadeira vila de pescador.

Jericoacoara possui uma energia vibrante que pode ser aproveitada 24 horas por dia. De manhã a vila fica quase desabitada, já que que a maioria dos turistas estão aproveitando o dias ensolarados realizando os diversos passeios oferecidos na região, como a Lagoa do Paraíso, um dos principais cartões postais do destino.

Á noite o clima rústico toma conta de Jericoacoara. São dezenas de barzinhos agitados com música ao vivo e restaurantes super aconchegantes, especializados em diferentes pratos e espalhados entre os becos estreitos e as principais ruas do vilarejo.

A atração principal de Jericoacoara é também o plano de fundo da vila, a Duna do Por do Sol, fica em frente ao mar e ao lado do vilarejo. Todo final de tarde os turistas sobem a enorme duna para apreciar o fenômeno que sempre proporciona espetáculos fantásticos.

Leia também:
16 fotos que vão te deixar morrendo de vontade de visitar Jericoacoara
Lagoa do Paraíso o passeio mais disputado de Jericoacoara
Opções de hospedagens em Jericoacoara
Drone revela as belezas da vila de Jericoacoara, no Ceará
10 refúgios ecológicos para relaxar no Nordeste

O que fazer em Jericoacoara


Foto: idobi / Wikimedia Commons

Praia de Jericoacoara

Principal praia da vila, sempre muito movimentada por praticantes de kitesurf e windsurf graças aos ventos fortes que passam pela região. A praia dispõe de infraestrutura completa com diversos bares, restaurantes, lojas de aluguel de equipamento e conveniências.

Praia da Malhada

Localizada ao lado do Morro do Serrote, a Praia da Malhada tem águas claras, mornas e pequenas ondas convidativas para surfistas. Em um trecho acidentado cheio de pedras, formam-se piscinas naturais quando a maré está baixa.

Praia do Preá

Localizada ao leste do Parque Nacional, esta vila de pescadores é uma das portas de entrada para Jericoacoara. A principal renda dos moradores de Preá vem da pesca, em sua orla é possível desfrutar de deliciosos restaurantes com pratos regados de peixes, camarões e lagostas como ingrediente principal. A praia do Preá é considerada também perfeita para a prática de kitesurf.

Barra do Rio Guriú

Localizada a 10 km de distância da vila de Jericoacoara, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. Ele determina o limite oeste do Parque Nacional de Jericoacoara com o município de Camocim.

Lagoa Azul

Lagoa de água doce e cristalina é cercada por vegetação nativa. Antigamente a lagoa era junta com a outra atração próxima, a Lagoa do Paraíso.

Lagoa do Paraíso

Principal atração do município de Jijoca, a lagoa possuí 15km² de água doce e transparente, cercada por enormes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo em suas águas calmas e mornas.

Mangue Seco

É um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio às dunas margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar.

Nova Tatajuba

Localiza-se a 25 km da vila, seguindo pelo litoral oeste, já no município vizinho de Camocim. É um pequeno povoado, ainda primitivo. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga foi soterrada pelas dunas.

Pedra Furada

Ícone de Jericoacoara, a Pedra Furada está localizado na região rochosa de Jericoacoara chamada de Serrote e possuí um formato de arco que foi esculpido pela ação das ondas do mar. Durante o período de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra.

Duna do Pôr-do-Sol

A oeste da vila de pescadores, há uma grande duna, esse é o local mais procurado para se ver o inesquecível pôr-do-sol em Jeri. Fica ao lado da Praia das Canoas. No período de lua cheia, o espetáculo fica ainda mais bonito, com o sol de um lado e a lua prateada do outro.

Morro do Serrote

Uma pequena serra de aproximadamente 100 m de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo antes da arrebentação do mar. Visto de alto mar, tem-se a impressão de que ele tem o formato de um jacaré deitado.

Outros atrativos em Jericoacoara:

    • Igreja de Pedra
    • Poço do Ananias
    • Árvore da Preguiça
    • Farol de Jericoacoara
    • Lagoa da Tatajuba
    • Lagoa do Amor
    • Lagoa da Coca-cola
    • Lagoa do Coração
    • Espaço Serramar
    • Forró da Maloca

Como chegar em Jericoacoara


Foto: Jade Queiroz / MTUR

De avião

O aeroporto mais próximo de Jericoacoara é o aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, e recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De ônibus

A empresa Fretcar possuí dois ônibus que saem diariamente de Fortaleza sentido Jericoacoara. A viagem dura em média 7 horas até Jijoca onde os visitantes desembarcam e pegam o famoso pau da arara até Jericoacoara.

De carro

Saindo de Fortaleza pela BR-222, siga até a cidade de Umirim, depois pela CE-354 até a cidade de Itapipoca, seguindo pela CE-178 em direção a Acaraú, siga nesta estrada até a Cidade de Jijoca de Jericoacoara, onde você encontrará, estacionamentos para seu veículo, podendo usar o serviço de transporte local. De Jijoca até o Parque Nacional de Jericoacoara, são 28 Km de Off-Road.

Melhor época para visitar Jericoacoara


Foto: Jade Queiroz / MTUR

O litoral do Ceará possuí temperaturas elevadas durante todo o ano. O primeiro semestre do ano é marcado pela temporada de chuva na região, mas mesmo assim a chance de dias de sol nesse período do ano é sempre grande.

A melhor época para ver as lagoas da região é justamente depois das chuvas (agosto a novembro), quando a água fica acumulada entre as dunas e as lagoas chegam ao seu ápice.

Onde se hospedar em Jericoacoara


Foto: Jade Queiroz / MTUR

Jericoacoara é bem pequena. A grande maioria dos hotéis do vilarejo estão espalhados entre as 4 principais ruas do vilarejos, portanto localização não é uma preocupação a ser considerada no destino. A diferença entre os hotéis são as características e níveis de sofisticação. Os hotéis a beira mar estão entre os mais modernos e cobiçados de Jeri. O Essenza oferece piscinas privativas em cada quarto com vistas para o litoral. Já o Vila Kalango dispõe de bangalôs rústicos e super confortáveis com vista privilegiada para a Praia de Jericoacoara e a Duna do Por do Sol. Outra opção é a elegante Casa na Praia, um hotel de charme com espaços super aconchegantes.

Jeri também oferece ótimas opções para a família. A Pousada do Norte, a Pousada Baobá e o Hotel Villa Terra Viva recebem ótimas avaliações dos turistas que passam pela região. O Villa Chic Hostel é um ótimo local para turistas que estão viajando sozinhos e grupos de amigos.

Os praticantes de kitesurf preferem as praias mais desertas ao redor de Jericoacoara. A Praia do Preá, em Jijoca de Jericoacoara, é o point dos atletas e possuí algumas opções de hotéis bons com clima tranquilos em frente a praia.

Encontre hospedagens em Jericoacoara aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.