A encantadora cidade de Gramado está entre os destinos mais charmosos do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

A cidade de Gramado é um dos principais destinos turísticos do sul do país. O município gaúcho é muito procurado por visitantes durante a temporada de inverno, mas engana-se quem pensa que somente nessa estação do ano existem boas atrações. Apesar de pequena, a cidade reserva diversas atividades, seja para um roteiro mais romântico, em família ou com amigos. Reserve ao menos quatro dias para aproveitar cada cantinho da charmosa Gramado.

A cidade, que está a cerca de 130 km de Porto Alegre, reserva vários parques, museus, paisagens belíssimas e muitos restaurantes, além de oferecer uma estrutura turística impecável.  A cidade vizinha, Canela, também é encantadora e merece uma visita.

Com construções em estilo europeu, Gramado nos dá a sensação de estar fora do Brasil. Essa arquitetura única se harmoniza perfeitamente com as belezas da região. Viajar para essa região é poder desfrutar do conforto e do glamour de uma cidade grande e ao mesmo tempo curtir a tranquilidade e o aconchego do interior.

O calendário da cidade é marcado com diversos eventos o ano todo, mas nenhum se compara com o famoso Natal Luz, realizado de novembro a janeiro. Esse é o momento em que as ruas ficam decoradas e os espetáculos natalinos acontecem, trazendo a magia dessa época do ano para o público.

Se você planeja uma viagem para Gramado, pode começar o seu tour em um passeio pela  Rua Coberta ou pela elegante avenida Borges de Medeiros. A gastronomia é um destaque a parte, então não deixe de saborear uma sequência de fondue, uma massa italiana ou o grande protagonista da cidade: o chocolate produzido artesanalmente na região.

O que fazer em Gramado


Foto: Renato Soares / MTUR

Rua Coberta

Nomeada originalmente como Rua Madre Verônica, é um dos atrativos turísticos mais interessantes de Gramado. No centro da cidade, próximo a famosa igreja de São Pedro e ao Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, está a tradicional e movimentada Rua Coberta, um lugar com uma decoração charmosa, restaurantes e lojas.

Lago Negro

Andar de pedalinho e apreciar os belos arbustos de hortênsia é a proposta de um passeio tranquilo pelo Lago Negro. Entre novembro e dezembro, o lugar ganha um ar especial, com o ápice das flores que se destacam com uma coloração entre tons de azul e roxo.

Mini Mundo

Com certeza você já ouviu falar ou viu fotos desse parque encantador, com réplicas de construções como a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre e o Neuschwanstein Castle, na Alemanha. As edificações são 24 vezes menores do que as construções originais, dando a impressão de estarmos no pequeno mundo de Alice no País das Maravilhas.

Passear pela Borges de Medeiros e pelo Centro

Uma das principais avenidas da cidade, a Avenida Borges de Medeiros é um ótimo lugar para caminhar e ver as lojinhas para comprar uma lembrança, escolher entre os restaurantes para degustar a culinária local ou sentar em um dos bancos espalhados pela rua para observar o movimento.

Le Jardin

Um verdadeiro paraíso das flores, assim é o parque Le Jardin, que tem como atração principal a plantação de lavandas, que florescem em outubro. Mas se você não for viajar em outubro, não se preocupe: há outros jardins no parque com diversas espécies de plantas que florescem o ano todo. Se for visitar a atração, não deixe de provar um dos melhores strudel, doce típico alemão, no restaurante do local.

Snowland

Já pensou em brincar em montanhas de neve aqui no Brasil? Isso é possível no complexo de diversão Snowland, o primeiro parque de neve artificial indoor da América Latina. Praticar esqui, snowboard, patinar ou até mesmo alugar uma moto para percorrer a neve são algumas atrações do lugar. Prepare suas roupas de frio para se divertir com temperaturas abaixo de zero.

Praça das Etnias

Na Praça das Etnias é possível conhecer diferentes culturas que foram responsáveis por colonizar a cidade de Gramado. No lugar é possível comprar artesanatos e provar comidas típicas produzidas pelos imigrantes.

Fábricas de Chocolate

É apaixonado por chocolate? Você vai amar conhecer as fábricas de chocolate artesanais de Gramado. Com diversas opções espalhadas pela cidade como Lugano, Florybal e a Caracol, esse tour apresenta aos visitantes o processo de produção do chocolate e alguns espaços temáticos.

Mundo de Chocolate

Um desses espaços temáticos é o Mundo de Chocolate, na Fábrica de Chocolates Lugano. No lugar, os visitantes podem dar uma volta ao mundo por meio pelo museu com réplicas de monumentos famosos, todos feitos com chocolate.

Hollywood Dream Cars

Hollywood Dream Cars reúne carros antigos. Oportunidade perfeita para que gosta de admirar veículos antigos utilizados no cinema.

Parque do Caracol

Na cidade vizinha Canela, está um dos maiores cartões postais da Serra Gaúcha. O Parque Estadual do Caracol, abriga diversas quedas d’água, a mais famosa delas é a Cascata do Caracol, com mais de 130 metros.

Outros lugares para conhecer em Gramado

  • Igreja São Pedro
  • Gramado Zoo
  • Museu de Cera Dreamland
  • Harley Moto Show
  • A Mina

Como chegar em Gramado


Foto: Renato Soares / MTUR

De avião

O Aeroporto Internacional Salgado Filho fica a cerca de 115 km de Gramado. Existem várias opções de transporte saindo do aeroporto e os visitantes podem alugar um carro, contratar uma agência de transfer ou utilizar o ônibus da companhia Citral que parte do aeroporto até o centro da cidade de Gramado. Outra alternativa é chegar à cidade pelo Aeroporto Regional de Caxias do Sul, que recebe voos das principais cidades brasileiras e está mais perto de Gramado, a apenas 70 km.

De ônibus

A Rodoviária Municipal de Gramado recebe diariamente passageiros que vieram de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Curitiba. Sua localização no centro da cidade de Gramado facilita para que os visitantes possam chegar rapidamente a seus hotéis.

De carro

Dependendo da cidade de origem há diversas opções de caminhos para chegar a Gramado.  Se você quer iniciar sua viagem antes mesmo de chegar ao destino nossa dica é percorrer a BR 116 até a BR 225. No caminho você vai se deparar com belezas naturais exuberantes e pequenas cidades alemãs.

Melhor época para visitar Gramado


Foto: Divulgação MTur

Seja na época das flores, no inverno, ou no Natal, viajar para Gramado é sempre uma boa ideia em todas as estações do ano. Nos dias mais quentes de verão, por exemplo, a cidade fica mais cheia por conta das festas de final de ano, que são um atrativo da região, além das férias escolares. Se optar em ir durante a Páscoa, não deixe de participar da Chocofest.

Durante a primavera, a cidade dá um show com belas paisagens floridas. Já no inverno, quando muitos turistas buscam a cidade para curtir as baixas temperaturas do Sul, acontece o Festival de Cinema, realizado no mês de agosto.

Onde se hospedar em Gramado


Foto: Renato Soares / MTUR

No centro de Gramado é onde estão os principais pontos turísticos, lojas e restaurantes. E se você gosta de caminhar, ficar hospedado nessa região é uma das melhores alternativas. O Hotel das Hortênsias oferece um atendimento personalizado e um estilo rústico, típico  da colonização alemã.

Se você vai chegar à cidade de ônibus, o hotel  Laghetto Pedras Altas está em frente a rodoviária, oferece acomodações confortáveis e um café da manhã delicioso.

Para os que buscam extremo conforto e luxo, o tradicional hotel Serrano possui uma estrutura de resort, com muitos restaurantes, piscinas e spa. Encontre outras opções de hospedagens em Gramado aqui.

» Rota dos vinhos em Bento Gonçalves
» Caminhos de Pedra
» Viajando para a Serra Gaúcha: o que fazer na região
» Hotel Sky, arquitetura européia na Serra Gaúcha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Destinos internacionais baratos para viajar em setembro

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Bento Gonçalves

Artigo seguinte

Você pode gostar