Destino perfeito para quem procura sol, calor e tranquilidade, Fortaleza, é uma das maiores capitais do Nordeste e oferece uma ótima infraestrutura hoteleira e gastronômica

Foto: Jefferson Bernardes / Shutterstock

Cercada por belas praias e pequenos vilarejos de pescadores, a capital cearense se destaca por sua quantidade de atrações, atraindo milhares de turistas brasileiros e estrangeiros.

A orla da Praia de Iracema reúne a grande maioria dos hotéis, bares e restaurantes instalados na cidade. A faixa de areia costuma ficar ainda mais movimentada durante os finais de semana, quando ocorre a feirinha de Iracema. Já a Praia do Futuro é a grande queridinha dos fortalezenses. Sua enorme faixa de areia concentra inúmeros opções de ótimos restaurantes que prometem melhorar sua estadia na praia. O Crocobeach, a Barraca Atlantidz e o Sunrise Beach Clube oferecem estruturas equipadas com piscinas, quadras e playgrounds, e estão entre as favoritas dos turistas.

Além de praias, Fortaleza conta com diversos monumentos históricos espalhadas na cidade, construções importantes e inúmeras opções culturais, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, localizado na R. Dragão do Mar, próximo à Praia de Iracema. O complexo abriga o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, um planetário, salas de cinema e teatro. A noite os bares e restaurantes instalados nos casarões históricos agitam à noite com apresentações de música ao vivo.

A proximidade com outros municípios, rende ótimos passeios a outros cenários paradisíacos do estado. Cumbuco, por exemplo, é cercada por dunas e lagoas, que atraem a atenção de kite surfistas que aproveitam os ventos fortes da região para praticar o esporte. Já Aquiraz, está distante apenas 50 km de Fortaleza e ficou famosa por abrigar o maior parque aquático da América Latina.

Outra opções são a charmosa Canoa Quebrada, Lagoinha e Beberibe. Fortaleza rende praia durante o ano todo, com calor e muito vento. A alta temporada vai de julho a dezembro. A época de chuva, de janeiro a maio, é um bom período para unir praia e passeios urbanos. O artesanato também está bem presente em Fortaleza, são diversas feiras e mercados espalhados pela cidade que expõe trabalhos locais em renda de labirinto.

Leia também:
Beach Park: por dentro do maior Parque Aquático da América do Sul
Como é se hospedar no Oceani Beach Park Resort em Aquiraz – CE

Lugares para conhecer em Jericoacoara
Passeios em Jericoacoara, litoral leste e oeste

O que fazer em Fortaleza


Foto: windwalk / Shutterstock

Praias

Fortaleza tem mais de 30 km de praias entre as mais famosas de estão Iracema, Meireles, do Futuro e Mucuripe. Com uma orla sempre muito movimentada a Praia de Iracema possuí uma grande quantidade de bares e restaurantes e é a região favorita dos boêmios cearenses. Ao lado esquerdo a praia termina na Ponte dos Ingleses, ou ponte metálica o antigo porto da cidade que é muto disputado durante o pôr-do-sol.

A Praia do Meireles está entre a Iracema e a Praia do Mucuripe. Nessa região do litoral estão alguns dos melhores hotéis da cidade além de muitos restaurantes especializados em cozinha nacional e internacional.

Preferida dos banhistas a Praia do Futuro conta com 7 km de extensão com águas límpidas e ondas mais fortes que as outras praias. É a mais popular de Fortaleza.

Beach Park

Localizada a 50 min de Fortaleza a cidade de Aquiraz é muito famosa por seu litoral paradisíaco mas seu principal atrativo é o maior parque aquático da América Latina. O Beach Park oferece uma lista extensa de atividades e tobogãs para a alegria dos turistas. A atração principal pode ser vista de longe com 41 metros de altura onde o corajoso despenca em queda livre em menos de 1 minuto.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne uma programação intensa com peças de teatros, filmes, espaço para shows, galerias de arte. O centro trouxe o movimento constante para essa região e incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, que foram transformados em bares, restaurantes e casas noturnas.

Feirinha de artesanato da Beira Mar

A Feira de Artesanato da Beira-Mar conta com diversas lojinhas com artesanatos e souvenirs. A feira está localizada no início da principal avenida do Bairro de Iracema em frente ao mar.

Theatro José de Alencar

Um dos maiores símbolos de Fortaleza o Theatro José e Alencar tem uma bela faixada em estilo neoclássico que impressiona. Na visita guiada é possível conhecer a história da atração e o jardim que foi planejado por Burle Marx, um dos maiores paisagistas do Brasil.

Y-Park e Museu da Cachaça

Construído na sede de uma fazendo do século 19 a fazenda Ypióca é um museu com alambique, exposição de filmes, máquinas, garrafas antigas, fornos e trituradores de cana. O espaço também conta com um espaço temático com tirolesas, muro para escalada e um circuito de arvorismo.

Museu do Ceará

O museu conta com um acervo de sete mil peças entre móveis, vestimentas e objetos históricos como o chapéu, a batina e a bengala de Padre Cícero e um punhal do cangaceiro Lampião.

Central do Artesanato do Ceará

O melhor lugar para comprar artesanato e peças regionais da cidade. Na central do Artesanato é possível encontrar peças produzidas com couro, cerâmica, madeira e rendas.

Outros atrativos turísticos em Fortaleza:

  • Planetário Rubens de Azevedo
  • Praça Luíza Távora
  • Casa José de Alencar
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha
  • Fortaleza Nossa Senhora de Assunção

Como chegar em Fortaleza


Foto: Costa Fernandes / Shutterstock

De avião

O Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De carro

Da região Sul, Sudeste e outras capitais do Nordeste exceto Teresina e São Luís o acesso é pela BR-101 até Natal, BR-406, BR-304 e BR-116.
Do Maranhão: acesso pela BR-135, BR-316 (até Teresina), BR-343 e BR-222.
Do Piauí: acesso pela BR-343 e BR-222.

De ônibus

A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Fortaleza, vale ligar na rodoviária da capital cearense.
Rodoviária de Fortaleza
Tel: (85) 3235-0688

Melhor época para conhecer Fortaleza


Foto: Roman Rahm / iStockphoto

As temperaturas em Fortaleza são sempre altas independente da estação do ano, ficando sempre na casa dos 27ºC. Entre os meses de julho e dezembro o sol é garantido em quase todos os dias, já o primeiro semestre a região costume receber pancadas de chuvas passageiras com frequência.

O litoral do Ceará é internacionalmente famoso pelos ventos fortes presentes durante todo o ano, esse fenômeno atraí praticantes de wind e kite surf para diversos destinos cearenses. Durante os feriados nacionais como carnaval e réveillon, Fortaleza recebe eventos e shows de grande porte, por isso, se resolver visitar o destino durante esse período, antecipe suas reservas em hotéis e passagens aéreas, pois a cidade costuma ficar muito movimentada.

Onde se hospedar em Fortaleza


Foto: Governo Federal Brasileiro / Wikimedia Commons

Fortaleza dispõe de uma ótima estrutura de rede hoteleiras, com opções para todos os gostos e bolsos. Os resorts mais famosos do estado ficam em outros municípios bem próximos como Cumbuco e Aquiraz. As opções de hospedagem a beira-mar estão entre os bairros de Mucuripe e Meirelles, na Praia de Iracema. Algumas opções são o Ibis Fortaleza Praia de Iracema, o Luzeiros e o Holiday Inn. Essa região abriga a maioria dos hotéis da cidade e é uma ótima relação custo benefício por sua localização (próxima de outras atrações como o Dragão do Mar, Centro e Praia do Futuro).

Quem preza por sossego e tranquilidade pode se hospedar próximo aos coqueirais que contornam a Praia do Futuro, a mais badalada da região. Nossa indicação para quem se hospedar na praia é o Vila Galé.

O Porto das Dunas fica a 25 km a leste de Fortaleza, no município de Aquiraz, e reserva ótimas opções de resorts. O complexo Beach Park tem 4 resorts com características e serviços variados. De todos, o Beach Park Suites é o mais estruturado. Já a Praia de Cumbuco está no lado oposto de Aquiraz, a aproximadamente 30 km de Fortaleza. Lá estão outras ótimas opções de Resorts a beira mar, como o Carmel e o Vila Galé Cumbuco.

Encontre hospedagens em Fortaleza aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em João Pessoa

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Teresina

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Brasil