Lugares para conhecer em Évora

Descubra os segredos que guardam as muralhas da cidade portuguesa que tem herança desde o Império Romano.

Foto: flissphil / Wikimedia Commons

Situada a 130 km de Lisboa, a charmosa Évora mostra aos turistas sua trajetória desde os tempos do Império Romano, passando pela Idade Média até chegar nos séculos mais recentes. Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, tem um centro histórico tranquilo com ruas estreitas e monumentos.

A cidade preserva atrações como o Templo Romano, que data do século I, mas a maioria dos pontos de interesse foi construída depois do século XVI, quando o local passou a ser residência de reis portugueses. Os destaques são o sistema de distribuição de água chamado Aqueduto da Água de Prata, a Universidade de Évora, a Igreja de Santo Antão e a Praça de Giraldo.

A vida cultural também é agitada, com museus de Arte Sacra, de Artes Tradicionais e de arqueologia, além da programação do Teatro Garcia de Resende, construído no século XIX e referência arquitetônica internacional.

Para quem quer um pouco de aventura, a região oferece desde os passeios de balão para observar do alto os monumentos, até saltos de paraquedas.

Leia também:
30 destinos para visitar em Portugal
6 ideias de passeios bate e volta saindo de Lisboa
Lugares para conhecer no Porto
14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal

O que fazer em Évora:

Foto: Pufacz / Wikimedia Commons

– Aqueduto da Água de Prata

É um dos símbolos da cidade e foi construído entre 1532 e 1537 com o objetivo melhorar o acesso à água por parte dos moradores. São 18km de obra que sofreram algumas alterações no decorrer dos séculos, como a implantação de fontes e chafarizes.

– Praça do Giraldo

Construída em 1573, essa é a principal praça da cidade e é uma homenagem a Geraldo Geraldes, que derrotou os mouros e conquistou Évora em 1167. O local é cercado por alguns dos pontos mais famosos da cidade, como a Igreja de Santo Antão, além de comércio, bares e restaurantes.

– Igreja de Santo Antão

Construída na segunda metade do século XVI, essa igreja possui um altar em mármore e é uma das mais importantes da cidade, dominando a vista de um dos lados da Praça Giraldo.

– Universidade de Évora

A instituição tem diversos prédios espalhados pela cidade, mas o mais famoso é o antigo Colégio do Espírito Santo, sede desde 1559. A arquitetura impressiona pelos arcos e o amplo pátio aberto que fica no centro das 4 alas. Essa é a segunda universidade mais antiga do país, só fica atrás da Universidade de Coimbra (1537).

– Templo Romano

O monumento fica no centro histórico de Évora e data do século I. Considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, a construção hoje é preservada, mas, ao longo dos séculos, já serviu de casa forte e até matadouro.

– Capela dos Ossos

Localizada na Praça 1º de Maio, a capela foi construída no século XVII na Igreja de São Francisco e tem algumas paredes revestidas de ossos humanos. O propósito era mostrar a fragilidade e a efemeridade da vida humano, por isso há uma inscrição que se lê “nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.

Outros lugares para conhecer em Évora:

  • Sé Catedral de Évora
  • Biblioteca Pública
  • Centro de Arte e Cultura Eugénio de Almeida
  • Museu de Arte Sacra
  • Centro de Artes Tradicionais
  • Museu de Carruagem
  • Museu de Évora
  • Jardim de Diana
  • Portas de Moura
  • Portas de Avis
  • Chão das Covas
  • Rossio de São Brás
  • Rota do Fresno
  • Jardim Público
  • Teatro Garcia de Resende

Como chegar a Évora:

Foto: olafpictures / Pixabay

De avião
O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Humberto Delgado localizado em Lisboa. De lá é possível pegar ônibus ou trem até a cidade ou seguir de carro pelas estradas A-2 e A-6 por cerca de 1h30.

De carro
Alugar um carro em Portugal é uma ótima alternativa para quem busca maior autonomia e facilidade par visitar algumas cidades do país. É possível acessa a cidade de Évora vindo de Lisboa (duração média de 1h15m) e através do Porto (duração de 4h).

Quem está vindo da Espanha pode percorrer o pequeno trecho de 100 km entre Badajoz e Évora. Agora se você estiver vindo da região sul de Portugal (Algarve, Faro) é necessário percorrer 225 km até a cidade (duração de 2h30m).

De trem
A cidade de Évora é interligada com Lisboa por trem. O percurso demora cerca de 1h30m saindo da Estações do Oriente, Entrecampos, Sete Rios ou Pragal

Melhor época para visitar Évora:

Foto: FDV / Wikimedia Commons

A alta temporada acontece em agosto por ser o mês das férias escolares na Europa, por isso, se você preferir dias quentes, dê preferências para maio, junho, julho e setembro.

O inverno na região tem temperaturas mais amenas e os termômetros podem variar de 10°C a 20°C.

Onde se hospedar em Évora:

Encontre hospedagens em Évora aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.