Confira as principais atrações, melhor época para visitar e como chegar a Éfeso, na Turquia

De todas as ruínas e atrações arqueológicas da Turquia, Éfeso é a mais famosa. Turistas de todos os lugares do mundo caminham por suas ruas bem preservadas para contemplar os monumentos e absorver toda a história que envolvem a fantástica cidade.

E não é para menos, já que é em Éfeso, localizada a 600 km de Istambul, que o turista poderá conferir alguma das construções mais bem preservadas da Europa, cuja história tem início milhares de anos antes de Cristo.

Para se ter uma ideia da sua importância, no auge do Império Romano a cidade foi a segunda maior potência mundial e chegou a ter mais de 4 mil habitantes. A história da própria humanidade passa por Éfeso, que é um dos berços de diversas civilizações.

A cidade fazia parte do império persa, passou pelo domínio egípcio até se tornar a “capital” da Ásia menor e uma das cidades mais importantes do Império Romano.

Curioso para conhecer esse lugar incrível? Coloque um calçado leve e reserve tempo para explorar: há muito para ver, sentir e compreender em Éfeso. Aqui você encontra dicas sobre lugares para conhecer, quando visitar e como chegar nesse verdadeiro tesouro da humanidade. Confira lugares imperdíveis para conhecer em Éfeso e em suas proximidades.

O que fazer em Éfeso


Foto: Sailko/ Wikimedia Commons

Casa da Virgem Maria

A apenas 9 km da cidade está a residência onde acredita-se que viveu ninguém menos que a Virgem Maria, mãe de Cristo, levada lá por São João alguns anos depois da crucificação. Inúmeros fiéis e religiosos visitam o local todos os anos. A casa simples de pedra é cercada de verde e tranquilidade. Apesar de não haver confirmações irrefutáveis, todos os indícios levam a crer que ela teria passado seus últimos anos lá.

Templo de Ártemis

Bem próximo às ruínas de Éfeso, a apenas 3 km da cidade, está o Templo de Ártemis. O local foi construído em meados de VI A.C. e atualmente é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Das suas mais de 100 colunas colossais apenas uma sobrou em pé, mas a visita vale a pena para voltar para os anos de glória do povo greco-romano, pelo menos em imaginação.

Templo de Adriano

O templo fica nas ruínas da cidade e foi dedicado ao imperador Adriano, que reinou durante alguns dos anos mais gloriosos de Roma. Na parte externa do templo quatro estruturas hoje vazias sustentavam estátuas de quatro imperadores romanos: Diocleciano, Maximiano, Constâncio Cloro e Galerio. Na parte interna do templo há uma imagem que remete a Medusa, além de outras que retratam a fundação de Éfeso.

Museu de Éfeso

O museu, localizado no coração Selçuk, possui um acervo impressionante. Há uma sala com itens usados por gladiadores que foram encontrados em antigas escavações, além de painéis que explicam a história desses lutadores. O destaque fica por conta da estátua de Artemis, trazida de seu templo.

Teatro Odeon

Este pequeno teatro, construído em 150 D.C, era utilizado para diversas ocasiões como apresentações artísticas, palestras e até mesmo reuniões do conselho. Durante as escavações em Éfeso o Teatro Odeon encontrava-se totalmente submerso.

Biblioteca de Celso

A Biblioteca de Celso foi construída em mármore pelo ilustre senador romano Júlio Celso Polemeno. Logo na entrada, há três grandes portões e quatro estátuas de deusas que dão acesso às ruínas da antiga biblioteca que abrigava cerca de 15.000 pergaminhos. É lá também que o próprio Celso foi sepultado, uma prática não muito comum na antiguidade, mas que foi concedida por se tratar de uma pessoa muito notória para a cidade.

Grande Teatro

Construído no século III a.C. e com capacidade para mais de 25 mil espectadores, a suntuosa estrutura apresentava peças da dramaturgia, mas também era palco de lutas de gladiadores e animais. Até hoje são realizadas atividades artísticas na arena abertas para o público.

Outros lugares para conhecer em Éfeso:

  • Templo de Domiciano
  • Rua dos Curetes
  • Bordel
  • Túmulo de São Lucas
  • Avenida Do Porto
  • Fonte de Trajano
  • Banhos de Varius
  • Fonte de Pollio
  • Banhos de Scholastica
  • Latrinas
  • Casas de Encosta
  • Portão de Mazeus e Mythridates
  • Prytaneion
  • Catacumbas dos sete adormecidos
  • Portão de Hércules
  • Basílica de São João

Como chegar em Éfeso


Foto: Pixabay

Para chegar às ruínas de Éfeso, geralmente, usam-se duas cidades principais como base. A primeira opção, Selçuk, é bem próxima das atrações e fica a apenas 2 km das ruínas. Já Izmir fica a 60 km, mas é a única que recebe voos diretos para quem chega de Istambul.

Partindo de Istambul há também a opção de acessar as cidades por meio de um ônibus. São 600 km de Istambul até as ruínas de Éfeso, o que pode tornar a viagem um pouco cansativa.

Uma opção que vale pelo conforto, segurança e comodidade é contratar um transfer com motoristas que falam português. Nossa dica é a empresa Guia na Turquia que oferece passeios personalizados para vários paraísos turcos.

Eles estão localizados em Istambul, mas oferecem opções para diversos destinos na Turquia como Éfeso, Capadócia e tantos outros. Essa pode ser uma solução prática para quem deseja mais praticidade e zero dor de cabeça para conhecer atrações incríveis no país.

Melhor época para conhecer Éfeso


Entre janeiro e fevereiro, no inverno, é o período mais frio para visitar Éfeso. Já durante o verão, entre julho e agosto, as temperaturas podem atingir até 40 graus. Com não há sombras e a caminhada pelas ruínas exige esforço, o passeio pode ser um pouco cansativo durante os dias mais quentes.

A dica é levar um chapéu ou boné, além de uma garrafinha de água. Os meses com temperaturas mais amenas são abril, maio, outubro e novembro.

+ Info
Passeios em Istambul
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
Site: www.passeiosemistambul.com

» Éfeso, a história fascinante da cidade turca do século X a.C.
» 11 pontos turísticos legais para visitar na Turquia
» Dicas para planejar sua primeira viagem a Turquia
» Turquia para brasileiros: viagem para Istambul, Capadócia, Éfeso e Ankara

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Como contratar um transfer de Milão para Veneza

Artigo anterior

Descubra os benefícios de um guia particular no Rio de Janeiro

Artigo seguinte

Você pode gostar