Lugares para conhecer em Dublin

Venha saborear cervejas tradicionais e explorar castelos medievais em uma das capitais mais simpáticas da Europa

Foto: A G Baxter / Shutterstock

Dublin é uma cidade de muitas cores, histórias e paisagens arrebatadores. A porta de entrada da Irlanda oferece aos visitantes momentos únicos, como visitas a pubs tradicionais e igrejas de valor imensurável.

Fundada pelos vikings e localizada às margens do rio Liffey, atualmente, essa metrópole cosmopolita, mais com cara de vila pela sensação hospitaleira que oferece, vem se tornando uma das mais animadas capitais do mundo. Hoje em dia Dublin está entre os destinos preferidos dos brasileiros para intercâmbio, mas ainda não está na rota tradicional de viagem. A capital irlandesa tem construções centenárias que refletem o passado viking e também um presente moderno com pubs descolados e regados a muita cerveja. São mais de 1000 Pubs que garantem à cidade uma vida noturna muito agitada. Além do mais, a capital possui uma população com idade mais jovem do mundo.

As principais atrações da cidade ficam no centro histórico e é possível fazer um roteiro a pé. No centro de Dublin estão a Catedral de St Patrick, construída no século XIII, a Christ Church, do século XI, o Dublinia, museu dedicado à história local com vikings e herança medieval, e o Dublin Castle, erguido no século XIII.

Mas a cidade também tem opções para relaxar e curtir o dia e a noite. Seja passeando no Phoenix Park, o maior parque público da Europa, fazendo comprar na O’Connell Street, ou aproveitando as últimas horas do dia nos diversos pubs das ruas do centro. Uma opção que não vai decepcionar os amantes de cerveja é uma visita pela Guinness Storehouse, onde é explicado o processo de produção da bebida e há degustação.

A organização e as ruas planejadas da cidade ajudam os turistas a movimentar-se pela cidade sem problemas, já que a maioria dos monumentos e os principais pontos turísticos da cidade são acessíveis a pé e estão situados em uma área relativamente pequena, no centro da cidade.

Leia também:
Turismo na Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
Cidades incríveis para visitar na sua viagem para Inglaterra
Lugares para conhecer em Londres
Lugares para conhecer em Edimburgo

O que fazer em Dublin:

Foto: Aitormmfoto / Shutterstock

– Dublin Castle

Construído originalmente no século 13, o Dublin Castle serviu de fortaleza, prisão, casa do tesouro e da justiça e sede da administração inglesa durante 700 anos. Reconstruído, o castelo hoje recebe eventos de estado e jantares presidenciais.

– Saint Patrick’s Cathedral

A Saint Patrick’s Cathedral encontra-se no epicentro da história de Dublin e da Irlanda há mais de 800 anos. Nesse período, já foi visitada por algumas das figuras mais proeminentes do país e do mundo, como Oliver Cromwell, William of Orange, Rei James I, a Rainha Victoria e seu marido, o príncipe Albert. A catedral abriga o corpo de Jonathan Swift, autor de As Viagens de Gulliver e decano da igreja. Os funerais de dois ex-presidentes da Irlanda, Douglas Hyde e Erskine Hamilton Childers, ocorreram aqui em 1949 e 1974, respectivamente. Por fim, a igreja é considerada a Catedral Nacional da Irlanda. 

– Guinness Storage House

Para os amantes de cerveja, uma parada obrigatória além dos pubs é a fábrica da Guinness, estabelecida em 1759 em St. James’s Gate, em Dublin. Na verdade, você não poderá visitar a fábrica, e sim o grande depósito ao lado, a Guinness Storage House. Além de conhecer o processo de produção, você também vai descobrir diversas curiosidades – como a origem do Guinness Book e o arrendamento da área por 9 mil anos – aprender como servir adequadamente um pint da cerveja e depois ainda bebê-lo. Se sobrar tempo, dê uma passadinha no Gravity Bar, com visão panorâmica da cidade.

– Temple Bar

A Temple Bar é uma região de Dublin que preserva o estilo medieval em suas ruas, estreitas e pavimentadas com pedras. É uma ótima opção para quem deseja encontrar pubs, danceterias e restaurantes bacanas na cidade, além de observar a arquitetura das casas e a movimentação dos frequentadores. O lugar também abriga diversos centros culturais, como o Photography Centre, o Irish Film Institute e o Projects Arts Centre.

– Gafton Street

Quem gosta de fazer compras não pode deixar de visitar a famosa Grafton Street, uma das principais e mais movimentadas ruas comerciais da cidade. Localizada entre o parque St. Stephen’s Green e a Trinity College, esta rua reservada para os pedestres é um ótimo local para uma caminhada e uma espiada nas vitrines das lojas. A Grafton Street funciona como um shopping a céu aberto e é um dos pontos mais agitados de Dublin.

– Christ Church

Os documentos mais antigos dizem que a construção foi erguida por volta do ano 1030 para ser uma igreja viking e a última grande reforma aconteceu no final do século XIX, quando parte da estrutura do telhado estava caindo. O local também expõe objetos históricos, como o prato de prata dado pelo Príncipe William III em 1697 e as velas usadas em 1689 quando as cerimônias em latim foram temporariamente retomadas.

– Dublinia

O edifício foi construído no final do século XIX e sedia um museu sobre vikings e a idade média. O acervo conta com recriações de cenas do cotidiano de viking do século IX, de ricos comerciantes medievais e até mesmo as ruas de Dublin séculos atrás.

– Trinity College

A universidade de maior prestígio no país foi fundada em 1592 e chama turistas pelas construções antigas, sendo que a biblioteca é o local mais procurado por sua beleza cinematográfica. São mais de 200 mil livros, incluindo exemplares da Idade Média, como o Book of Kells, escrito por monges celtas no século IX.

Outros lugares para conhecer em Dublin:

  • Biblioteca Chester Beatty
  • Igreja de St. Audoen
  • General Post Office
  • Spire
  • O’Connell Street
  • O’Connell Bridge
  • Kilmainham Gaol
  • National Leprechaun Museum
  • Malahide Castle
  • Phoenix Park
  • Temple Bar
  • Guinness Storehouse
  • St Stephen’s Green
  • Grafton Street

Como chegar em Dublin:

Foto: Shahid Khan / Shutterstock

De avião
Não há voos diretos saindo do Brasil, por isso o viajante deve fazer escala em outra cidade europeia, como Amsterdã, Madrid, Londres ou Frankfurt. Quem já estiver no continente tem a opção de voar com as companhias low-cost. O aeroporto de Dublin está localizado cerca de 10 km do centro e oferece transporte por ônibus e táxi.

Há várias opções de companhias aéreas e a maioria das escalas passa por Paris (Air France), Amsterdã (KLM), Frankfurt (Lufthansa) e Londres (British Airways), mas também é possível via Lisboa (TAP) ou Madri (Iberia).

De trem
É possível chegar à capital irlandesa por trem desembarcando na cidade inglesa de Holyhead, onde deve seguir viagem de barco até o porto de Dublin.

Melhor época para visitar Dublin:

Foto: Wackenberg / Shutterstock

Se a intenção é encontrar uma cidade com festivais, vá entre os meses de maio e outubro, que são considerados os meses mais quentes mesmo a temperatura variando de 6°C a 20°C. De novembro a abril os termômetros costumam registrar entre 2°C e 12°C.

É importante levar roupas e sapatos impermeáveis porque as chuvas na região são frequentes.

Onde se hospedar em Dublin:

Encontre hospedagens em Dublin aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *