Com castelos, jardins e mosteiros seculares, a cidade da região central de Portugal guarda histórias importantes sobre o desenvolvimento do país desde a era medieval

Foto: Leandro Neumann Ciuffo / Flickr Wikimedia Commons

Localizada a cerca de 200 km da capital Lisboa, Coimbra é conhecida como a “cidade dos estudantes” por ter a universidade mais antiga de Portugal, a Universidade de Coimbra, criada em 1290. No entanto, a região é cercada por lindas serras e praias que oferecem atividades para todos os gostos.

Essa cidade histórica possui muitas construções consideradas Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO e que são paradas obrigatórias na viagem, entre elas o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, o Convento de Cristo e a própria Universidade de Coimbra. Outros destaques para um tour pelo passado da região são a Sé Velha, a Biblioteca Joanina, o Mosteiro de Alcobaça, o Jardim da Quinta das Lágrimas e o antigo Colégio de São Pedro.

A natureza que cerca Coimbra com serras, rios e mar também é um atrativo e convida os visitantes para a prática de esportes de aventura como mergulho, surf, vela, trilha, ciclismo e golf. Além disso, a cidade mantém espaços para preservação de animais raros que podem ser vistos frente a frente nas Zonas de Proteção Especial do Paul do Taipal e do Paul da Madriz.

Leia também:
6 ideias de bate-volta saindo de Lisboa
30 destinos para visitar em Portugal
14 cidades medievais super charmosas para visitar em Portugal
Melhores hotéis no centro de Lisboa

O que fazer em Coimbra:

Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

– Universidade de Coimbra

Criada em 1290, é a universidade mais antiga do país. O prédio sede hoje foi construído em 1537 e é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao longo dos séculos, a procura pelos estudantes aumentou, bem como a oferta de cursos, o que resultou no aumento da estrutura, por isso é possível identificar diversos estilos arquitetônicos nas fachadas.

– Jardim Botânico

Esse espaço tem 13 hectares e pertence à Universidade. Caminhando pelo jardim os visitantes encontram diversas espécies de plantas ao ar livre, na estufa quente e na estufa fria. O objetivo inicial era criar um espaço para complementar os estudos do curso de Medicina.

– Convento de Cristo

O espaço foi construído no século XIV e hoje reflete influências romanas e muçulmanas, sendo considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O local fica ao lado do castelo, que data do ano 1160, e juntos ocupam uma área de 54.000m².

– Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Também chamado de Mosteiro da Batalha, o local foi construído entre os séculos XIV e XV por ordem de Dom João para homenagear Santa Maria em agradecimento por ter vencido a Batalha de Aljubarrota, que lhe garantiu o trono. É considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e conta com lindos vitrais, colunas e adornos.

– Praias

A cidade possui diferentes opções de praias, sejam as longas faixas de areia da Figueira da Foz e da Praia de Quiaios ou a boa estrutura da Praia Artificial das Rocas, banhada pelo rio Mondego.

Outros lugares para conhecer em Coimbra:

  • Biblioteca Joanina
  • Capela de São Miguel
  • Via Latina
  • Colégio de São Pedro
  • Sé Velha
  • Mosteiro de Alcobaça
  • Caminho Português de Santiago
  • Mosteiro de Santa Clara
  • Jardim da Quinta das Lágrimas
  • Mata Nacional do Buçaco
  • Aldeias de Xisto
  • Exploratório Ciência Viva Coimbra
  • Rio Mondego
  • Serro do Açor
  • Zonas de Proteção Especial do Paul do Taipal e do Paul da Madriz

Como chegar a Coimbra:

Foto: Ho visto nina volare / Wikimedia Commons

A cidade não possui aeroporto próprio, mas há duas principais opções que vão facilitar a sua chegada:

Desde Lisboa
A capital portuguesa recebe voos diretos do Brasil, fica a 200km de Coimbra e oferece opções de transporte de trem ou ônibus até o destino final.

Desde Porto
A cidade fica um pouco mais próxima, cerca de 120km, e, chegando no aeroporto, é possível escolher entre trem e ônibus para chegar até Coimbra.

Melhor época para visitar Coimbra:

Foto: François Philipp / Flickr Wikimedia Commons

A região tem temperaturas amenas no inverno, quando os termômetros registram entre 10°C e 20°C, mas o verão é bem marcado e pode atingir 40°C.

Por ser uma cidade com muitos universitários, Coimbra fica agitada em todos os meses do ano, mas em agosto os estudantes são substituídos por turistas, já que é o mês de férias escolares na Europa.

Onde se hospedar em Coimbra:

Encontre hospedagens em Coimbra aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

30 destinos para visitar em Portugal

Artigo anterior

10 cidades bonitas para visitar no Peru

Artigo seguinte

Você pode gostar