Destino a apenas 166 km de Fortaleza abriga uma das paisagens mais encantadoras do litoral cearense

Foto: Gustavo Albano

Canoa Quebrada já foi um rústico vilarejo de pescadores com poucas ruas de areia, povoada por poucas famílias e uma pequena tribo indígena localizada bem próxima do povoado. A vila ganhou esse nome em função de um acidente marinho que ocorreu nos recifes próximos a costa. Como os pescadores não conheciam o tipo de embarcação, logo o tal barco também foi chamado de canoa. Toda vez que os nativos queriam se referir a direção da praia, eles apontavam o local onde estava a canoa quebrada.

Moradores da vila dizem que Canoa Quebrada serviu como reduto hippie, nos anos 80, atraindo viajantes, mochileiros e aventureiros que encontraram paz nesse pedacinho do litoral cearense. A vila estava, até então, escondida dos turistas, garantindo tranquilidade e belezas naturais bem preservadas.

Com o passar dos anos, o desenvolvimento também chegou em Canoa Quebrada e a famosa vila foi crescendo, atraindo mais moradores e turistas que resolveram ficar de vez. O vilarejo pertencente ao município de Aracati, no Ceará, e atualmente oferece uma ótima infraestrutura para os visitantes, com belos hotéis e uma gama enorme de restaurantes, com opções rústicas e sofisticadas.

Além do imenso mar azul, o grande destaque de Canoa Quebrada também são as falésias multicoloridas que margeiam esse litoral de águas claras. Algumas escadas dão acesso ao topo dessas enormes formações rochosas que possibilitam uma visão panorâmica da praia, criando cenários mistos: de um lado as falésias, e do outro, um grande campo de dunas, que podem ser visitadas em uma caminhada pela praia ou nos tradicionais passeios de buggy.

Aliás, atrações é o que não falta em Canoa Quebrada para quem gosta de natureza, sol e mar. Você pode visitar o Parque de Dunas e experimentar o esquibunda. Outro roteiro clássico é o passeio para Ponta Grossa. No trajeto os turistas visitam as praias de Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Fontainha e Retirinho. Achou pouco? Aproveite para descer de tirolesa até as lagoas de água doce entre as dunas. Para quem está com tempo livre, ainda é possível conhecer outras belezas naturais bem próximas de Canoa Quebrada, como a Foz do Rio Jaguaribe e a Praia de Morro Branco, no município de Beberibe.

A Broadway é a rua principal de Canoa Quebrada e concentra dezenas de lojinhas de souvenir, moda praia, mercadinhos, farmácias, caixa eletrônico e a grande maioria das opções gastronômicas do destino. O imenso calçadão de pedras tem acesso apenas para pedestres. No final dele é possível contemplar uma bela visão da praia e ainda saltar de parapente em um mirante natural próximo a rua.

Leia também:
Lugares para conhecer em Fortaleza
Beach Park: por dentro do maior Parque Aquático da América do Sul
Lugares para conhecer em Jericoacoara
Lugares para conhecer em Flecheiras

O que fazer em Canoa Quebrada


Foto: Otávio Nogueira / Flickr Wikimedia Commons

Praia de Canoa Quebrada

Cercada por um imenso paredão em tons avermelhados, a praia de Canoa Quebrada tem dois belos cenários naturais bem diferentes, de um lado da praia é possível caminhar lado a lado de surpreendentes falésias com diversos tons de cores, do outro, está uma imensa área coberta por dunas e vegetação rasteira, formando um dos cenários mais belos do estado. Também é possível relaxar em algumas piscinas naturais que aparecem na faixa de areia durante a maré baixa.

Ponta Grossa

A Praia de Ponta Grossa fica no município de Icaraí, a 50 km de Canoa Quebrada. Os passeios até a praia geralmente são feitos em buggy durante a maré baixa. No decorrer do passeio, os visitantes vão conhecendo outras praias inabitadas da região até o destino final. Existe a opção de fazer o passeio durante o almoço ou à tarde, com uma parada extra na duna do por do sol.

Centro de Aracati

Aracati é uma das poucas cidades que carrega casarões coloniais próximas ao litoral do estado. No centro da cidade é possível conferir edificações do século XVIII e casarões com fachadas de azulejos que entraram para a lista de patrimônios nacionais do IPHAN. A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, a Casa da Câmara e a Biblioteca Municipal são algumas das construções mais imponentes de Aracati.

Duna do Por do Sol

O mirante natural formado pelas areias brancas que dominam essa parte do litoral nordestino, fica em frente a entrada de Canoa Quebrada, e como o próprio nome já diz, é o melhor local para contemplar o fenômeno nos fins de tarde.

Broadway

A principal rua de Canoa Quebrada reúne ótimas opções de restaurantes que trabalham com diferentes tipos de comida, bares, lojas e o comércio local do vilarejo. A noite a rua fica ainda mais movimentada, e muitos estabelecimentos oferecem música ao vivo.

Passarela de Canoa Quebrada

A passarela fica ao lado da Praça dos Pescadores e segue até a rua paralela do mirante localizado ao fim da Broadway, onde são oferecidos saltos de parapente. A estrutura metálica passa sobre as falésias da Praia de Canoa Quebrada, em uma altura de aproximadamente 8 metros, possibilitando uma vista privilegiada de todo o litoral.

Passeio de barco no Rio Jaguaribe

As embarcações saem frequentemente da Foz do Rio Jaguaribe, no cumbe, em um pier localizado no Canto da Barra. O passeio navega às margens do rio com impressionante tonalidade azul, e possui algumas paradas para banho.

Outros lugares para conhecer em Canoa Quebrada

  • Tirolesa
  • Majorlândia
  • Igreja São Pedro
  • Praça dos Pescadores
  • Salto de Parapente
  • Eco Aldeia Flecha da Mata

Como chegar em Canoa Quebrada


Foto: Vitoriano Jr./ Wikimedia Commons

De avião

O Aeroporto Internacional Pinto Martins fica em Fortaleza a 166 km de Canoa Quebrada e é a opção aérea mais próxima do destino. O aeroporto recebe voos diários de empresas aéreas nacionais e internacionais.

De carro

Saindo de Fortaleza é necessário pegar a CE-040 em direção Aracati. Quando chegar ao município contorne a cidade pela BR-304 e siga até a entrada de Canoa Quebrada. Outra opção é seguir a BR-116 até o Boqueirão do Cesário (CE) e depois a BR-304 até a entrada para Canoa Quebrada

De ônibus

A Viação São Benedito possui saídas diárias do Terminal Rodoviário Eng. João Thomé. Você pode conferir os horários e contatos da companhia no site da empresa.

Melhor época para visitar Canoa Quebrada


Foto: Claiton Lusi Moraes / Wikimedia Commons

Canoa Quebrada se tornou um dos destinos mais visitados do nordeste, por isso, o movimento no vilarejo durante os feriados prolongados é sempre intenso. Se você decidir visitar Canoa Quebrada durante essa época, esteja ciente das grandes filas em estabelecimentos e os preços um poucos mais elevados.

Durante o primeiro semestre, o litoral cearense recebe pancadas de chuvas frequentemente, mas os ventos fortes ajudam a deixar o tempo aberto ocasionalmente.

Onde se hospedar em Canoa Quebrada


Foto: Gustavo Albano

A maioria dos hotéis em Canoa Quebrada estão ao redor da Broadway. Essa é uma ótima opção para quem busca se hospedar próximo a praia e as atrações noturnas da vila. Pousada La Dolce Vita, a Casa na Areia e o Falésia Praia Hotel estão entre os mais recomendados segundos os turistas.

Outra opção são as hospedagens mais próximas do mar, com vistas exclusivas das praias e em bairros mais tranquilos de Canoa Quebrada. Algumas opções são a Pousada Vila Canoa, a Casa Mangarosa e a Villa Serena são as nossas indicações.

Veja outras opções de hospedagem em Canoa Quebrada.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Veja fotos da Praia de Flecheiras, no Ceará

Artigo anterior

Veja fotos da Praia de Mundaú, no Ceará

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Aracati