Lugares para conhecer em Canela

Tranquilidade, natureza e muito lazer são características charmosa cidade de Canela, no Rio Grande do Sul

Foto: Renato Soares / MTUR

Situada a 130 km de Porto Alegre, Canela fica no coração da Serra Gaúcha e oferece ao turista muitas opções de ecoturismo com cachoeiras, trilhas e esportes de aventura. Outro forte da cidade são os parques temáticos, que levam os visitantes a -10°C ou mesmo de volta no tempo para encarar dinossauros frente a frente.

Canela soube preservar e aproveitar muito bem a natureza que a cerca, criando parques com vistas de tirar o fôlego como o do Caracol, com a cachoeira de mais de 120 metros de altura, o Parque da Serra, das Sequoias, Pinheiro Grosso e Ferradura. Além desses, há o Alpen Park deixa os visitantes em contato com a mata preservada, mas difere por ter mais atrações de aventura, como montanha russa, tirolesa, rapel e arvorismo.

Outros pontos turísticos muito procurados são os parques temáticos, como a Vila dos Imigrantes, que conta a história da imigração que deu origem à cidade, os pré-históricos Parque Terra Mágica Florybal e Vale dos Dinossauros, o congelante Mundo Gelado, que leva os turistas a -10°C, e o curioso Mundo À Vapor, que reúne miniatura de máquinas que funcionam com vapor, como olaria, fundição e fábrica de papel.

Os visitantes tem opções de hospedagem para todos os bolsos, com muitas pousadas e hotéis, mas Canela fica um pouco mais cara durante a alta temporada, que acontece no inverno pela neve e geada e nos meses de novembro e dezembro pela decoração de final de ano conhecida como Sonhos de Natal.

Por conta da proximidade, muitos viajantes preferem se hospedar na famosa Gramado e tiram um dia para fazer um bate e volta para conhecer Canela. Mas a verdade é que a cidade reserva muitas atrações e lugares para conhecer, além de ter o valor da hospedagem bem mais acessível que sua vizinha mais badalada.

Para começar a explorar a cidade uma dica é iniciar sua visita pelo ponto central, na praça onde se encontra a Igreja de Pedra, e percorrer suas ruas com várias lojinhas de artesanatos, roupas, restaurantes e lanchonetes. Aproveite e prove um delicioso e tradicional churrasco. Outra atração imperdível é o Parque do Caracol, que abriga uma queda d’água com 130 metros.

Para se locomover em Canela o ideal é alugar um carro ou utilizar o transporte público, pois as principais atrações ficam um pouco distantes umas das outras. Você também pode optar pelo serviço de táxi mas, neste caso, o orçamento da sua viagem pode ficar um pouco mais alto.

O que fazer em Canela


Foto: Renato Soares / MTUR

Parque do Caracol 

Aqui está um dos principais cartões postais de Canela, a Cascata do Caracol. O turista pode admirar os mais de 120 metros de queda d’água de um mirante, mas tem que ter fôlego para os 934 degraus. No local também é possível fazer trilhas e subir ao Observador, uma torre de 30 metros com elevador panorâmico que leva a uma plataforma com vista 360° do parque. A infraestrutura oferecida é muito boa e conta com banheiros, churrasqueiras, restaurantes e lojas de souvenir.

Parque da Serra

Outra alternativa para quem quer ter uma vista privilegiada da Cascata do Caracol é ir ao Parque da Serra, que se localiza a 500 m do Parque do Caracol. De lá, você poderá fazer um passeio de teleférico que oferece uma vista maravilhosa da cachoeira.

Parque da Ferradura

Repleto de mirantes, esse parque tem vista única para o Cânion do Rio Caí, que tem curvas fortes lembrando o formato de ferraduras. Localizado a 13km do centro de Canela, tem opções de trilha para todos os tipos de aventureiros, de 10 minutos até 3 horas de caminhada.

Alpen Park

Se você gosta de aventura, está no lugar certo. O parque de diversão Alpen Park atrai pessoas de todas as idades para se divertir em montanhas-russas, tirolesa, cinema 4D e uma deliciosa descida em trenós.

Catedral de Pedra

Localizada no cento de Canela, a igreja tem 65 metros de altura e recebe as festividades Sonhos de Natal. Alguns shows acontecem nos jardins da catedral e as pedras da parede são enfeitadas com estrelas e luzes projetadas.

Castelinho Caracol

Uma construção curiosa no meio da cidade de Canela. O Castelinho Caracol é a residência mais antiga da cidade, construída com madeira de araucária. O local abriga hoje um museu que exibe peças antigas utilizadas pela família que vivia por lá.

Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é um passeio cultural para aqueles que gostam de história. As réplicas em miniatura de maquinários utilizados na Revolução Industrial estão espalhados por toda parte. Ao longo do passeio  monitores explicam como funcionava a produção.

Outros lugares para conhecer em Canela

  • Alambique Flor do Vale
  • Eco parque Sperry
  • Mirante Laje de Pedra
  • Museu da Moda
  • Museu do Automóvel
  • Mundo Gelado
  • Parque das Sequoias
  • Parque da Cachoeira
  • Parque do Pinheiro Grosso
  • Parque Estação Verde
  • Parque Fazenda da Serra
  • Parque Terra Mágica Florybal
  • Vila dos Imigrantes
  • Vale dos Dinossauros

Como chegar em Canela


Foto: Renato Soares / MTUR

De avião

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, fica a 104 km de Canela e o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, mesmo não recebendo uma grande quantidade de voos diários, é uma alternativa viável já que está mais próximo da cidade, a apenas 74 km.

Devido a distância dos aeroportos, é preciso recorrer ao aluguel de carro, transfer ou, se preferir, utilizar os ônibus da companhia Citral que saem de ambos os aeroportos até a rodoviária de Canela.

De carro

Para chegar a Canela por meio de ônibus, somente partindo de Porto Alegre. Para isso é preciso ir até a rodoviária da capital do Rio Grande do Sul ou no Aeroporto Internacional Salgado Filho.  

De ônibus

A alternativa de caminhos mais bonito para chegar em Canela é pela BR 116, saindo de Porto Alegre em direção a Novo Hamburgo até a BR 225 para Canela.  Durante o percurso da chamada Rota Romântica, você verá paisagens exuberantes e pequenas cidades alemãs.

Melhor época para visitar Canela


Foto: Renato Soares / MTUR

O inverno é com certeza a época em que mais turistas buscam a cidade de Canela para relaxar e se deliciar nas temperaturas baixas da Serra Gaúcha. É justamente neste período, entre os meses de junho setembro, que os preços ficam mais altos. O mesmo acontece durante as festividades de Natal, já que a decoração natalina domina a cidade agregando ainda mais beleza às suas ruas.

Se você planeja conhecer esse pedacinho encantado do Brasil sem gastar muito e ainda curtir temperaturas amenas e com pouca precipitação de chuva, prefira agendar sua viagem entre os meses de março a maio.

Onde se hospedar em Canela


Foto: Renato Soares / MTUR

Em Canela você vai encontrar diversas opções de acomodações, uma delas é a charmosa pousada Cravo e Canela, localizada no centro da cidade com uma decoração aconchegante.  

O luxo do Grande Hotel Canela chama a atenção de longe, já que oferece estrutura diferenciada. Os hóspedes podem escolher entre passar as férias em um quarto aconchegante ou nos tradicionais chalés da Serra Gaúcha. Uma alternativa para quem prefere gastar menos é o Hostel 142 que, com um ambiente rústico dispõe de dormitórios duplos, triplos e familiares. Encontre hospedagens em Canela aqui.

» 12 hotéis e pousadas para conhecer na Serra Gaúcha
» Viajando para a Serra Gaúcha, o que fazer na região
» Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha
» Hotel Sky arquitetura européia na Serra Gaúcha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.