Lugares para conhecer em Bombinhas

Praias, maratonas e festivais: fique por dentro das atividades da cidade catarinense

Foto: Ieda Funari / Wikimedia Commons

Bombinhas é conhecida por suas belas praias de natureza preservada, sendo chamada de Capital do Mergulho, por isso os meses mais concorridos na cidade são entre outubro e abril, quando os dias estão mais ensolarados e o mar mais quente. No entanto, fora de temporada os turistas encontram as ruas mais livres e podem aproveitar os festivais de gastronomia e cultura que acontecem o ano todo.

A cidade é marcada pela Mata Atlântica e tem diversos parques de conservação, entre eles o Morro dos Macacos, que fica na praia de Canto Grande e possui um mirante 360° em seu cume que permite uma linda vista de toda a península. E essa natureza exuberante também está nas praias, como as dunas da Praia das Quatro Ilhas e a cachoeira da Praia Triste.

Além de eventos gastronômicos, como a Festa da Picanha e Festa do Pescador, a cidade organiza atividades mais descontraídas, como o Saragaço, que é uma gincana de pescadores de tainha coroada com culinária local e artesanato regional. Moradores e turistas também são bem-vindos para treinamentos de capacitação profissional, desde que tenham conexão com sua área de atuação, como Design Thinking, Culinária de Peixes e Frutos do Mar, Cultivo de Plantas Medicinais e Abordagem de Vendas.

Mas se a busca é por esportes, Bombinhas é palco de competições como o Indomit Bombinhas, que são provas de corrida desde modalidade infantil até maratona de 42km, e o Desafio de Natação de 8km.

Fora de temporada, os hotéis ficam mais baratos e a cidade fica mais vazia, e, mesmo que a previsão do tempo não seja favorável para curtir o dia no mar, a visita a Bombinhas sempre vale a pena pela agenda repleta de atividades mesmo nos meses menos movimentados. O site de turismo da prefeitura disponibiliza a agenda completa e pode ajudar muito na programação da sua próxima viagem.

Leia também:
Lugares para conhecer em Florianópolis
Diário de Bordo – 3 ou 5 dias em Florianópolis
Lugares para conhecer em Blumenau
As melhores praias de Santa Catarina

O que fazer em Bombinhas:

Foto: Gohanrs / Wikimedia Commons

Unidades de conservação

A cidade tem uma natureza majestosa preservada e parte desse empenho pode ser visto no Parque Municipal da Galheta, Parque Municipal do Morro dos Macacos e a Costa de Zimbros. Todos os locais contam com trilhas sinalizadas para que os visitantes possam explorar a região e conhecer de perto o ecossistema da Mata Atlântica.

Praia de Bombas

Essa é praia mais movimentada e com melhor infraestrutura. O local é de fácil acesso e fica à beira de um longo calçadão, onde turistas e moradores caminham e andam de bicicleta, e reúne muitas opções de bares e restaurantes.

Praia do Ribeiro

Como o acesso só é possível por uma trilha, o local recebe menos visitantes. O caminho pode ser um pouco complicado, mas a vista vai valer a pena porque aqui a Mata Atlântica forma um lindo cenário com as pedras e a curta faixa de areia.

Praia do Embrulho

A praia é perfeita para quem gosta de mergulhar pois, com as águas calmas, formam-se piscinas naturais cristalinas que permitem observação da vida marinha. O local também dispõe de bancos embaixo de árvores, tornando o lugar uma ótima escolha para relaxar e curtir a vista.

Praia das Quatro Ilhas

O local recebe esse nome porque tem vista para as quatro pequenas ilhas próximas à costa. O mar aqui é calmo divide espaço com a mata preservada e lindas dunas de areia. A Praia das Quatro Ilhas está entre as mais visitadas de Bombinhas e tem opções de bares e restaurantes.

Outros lugares para conhecer em Bombinhas

  • Aquário Marinho
  • Capela Imaculada Conceição
  • Praias:
  • Bombinhas
  • Canto Grande
  • Conceição
  • Lagoa
  • Lagoinha
  • Mariscal
  • Praia da Sepultura
  • Praia de Bombas
  • Praia do Ribeiro

Como chegar em Bombinhas


Foto: Renato Soares / MTur

De avião

Mesmo a cidade não tendo aeroporto próprio, a chegada é simples desde Florianópolis e de Navegantes, distante a 60 km da cidade.

De carro

O melhor caminho para chegar até Bombinhas é a BR-101 e depois seguir pela SC-412. Da capital Florianópolis são apenas 74 km de distância. 

De ônibus

Muitas capitais oferecem trajetos até Balneário Camboriú, que fica a 42 km de Bombinhas. De lá é possível pegar um ônibus até o destino final.

Melhor época para visitar Bombinhas


Foto: Arterra / Wikimedia Commons

A primavera e o verão são as estações mais concorridas na cidade, com temperaturas altas que são mais propícias para praia e mergulho. Já durante o outono e o inverno, as temperaturas variam de 9°C a 26°C e deixam o foco nas atrações das ruas, mas não inviabilizam que as belezas locais sejam aproveitadas.

Onde se hospedar em Bombinhas


Encontre hospedagens em Bombinhas aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.