Praias, maratonas e festivais: fique por dentro das atividades da cidade catarinense

Bombinhas é conhecida por suas belas praias de natureza preservada, sendo chamada de Capital do Mergulho, por isso os meses mais concorridos na cidade são entre outubro e abril, quando os dias estão mais ensolarados e o mar mais quente. No entanto, fora de temporada os turistas encontram as ruas mais livres e podem aproveitar os festivais de gastronomia e cultura que acontecem o ano todo.

A cidade é marcada pela Mata Atlântica e tem diversos parques de conservação, entre eles o Morro dos Macacos, que fica na praia de Canto Grande e possui um mirante 360° em seu cume que permite uma linda vista de toda a península. E essa natureza exuberante também está nas praias, como as dunas da Praia das Quatro Ilhas e a cachoeira da Praia Triste.

Além de eventos gastronômicos, como a Festa da Picanha e Festa do Pescador, a cidade organiza atividades mais descontraídas, como o Saragaço, que é uma gincana de pescadores de tainha coroada com culinária local e artesanato regional. Moradores e turistas também são bem-vindos para treinamentos de capacitação profissional, desde que tenham conexão com sua área de atuação, como Design Thinking, Culinária de Peixes e Frutos do Mar, Cultivo de Plantas Medicinais e Abordagem de Vendas.

Mas se a busca é por esportes, Bombinhas é palco de competições como o Indomit Bombinhas, que são provas de corrida desde modalidade infantil até maratona de 42km, e o Desafio de Natação de 8km.

Fora de temporada, os hotéis ficam mais baratos e a cidade fica mais vazia, e, mesmo que a previsão do tempo não seja favorável para curtir o dia no mar, a visita a Bombinhas sempre vale a pena pela agenda repleta de atividades mesmo nos meses menos movimentados. O site de turismo da prefeitura disponibiliza a agenda completa e pode ajudar muito na programação da sua próxima viagem.

O que fazer em Bombinhas:


Foto: Gohanrs / Wikimedia Commons

Unidades de conservação

A cidade tem uma natureza majestosa preservada e parte desse empenho pode ser visto no Parque Municipal da Galheta, Parque Municipal do Morro dos Macacos e a Costa de Zimbros. Todos os locais contam com trilhas sinalizadas para que os visitantes possam explorar a região e conhecer de perto o ecossistema da Mata Atlântica.

Praia de Bombas

Essa é praia mais movimentada e com melhor infraestrutura. O local é de fácil acesso e fica à beira de um longo calçadão, onde turistas e moradores caminham e andam de bicicleta, e reúne muitas opções de bares e restaurantes.

Praia do Ribeiro

Como o acesso só é possível por uma trilha, o local recebe menos visitantes. O caminho pode ser um pouco complicado, mas a vista vai valer a pena porque aqui a Mata Atlântica forma um lindo cenário com as pedras e a curta faixa de areia.

Praia do Embrulho

A praia é perfeita para quem gosta de mergulhar pois, com as águas calmas, formam-se piscinas naturais cristalinas que permitem observação da vida marinha. O local também dispõe de bancos embaixo de árvores, tornando o lugar uma ótima escolha para relaxar e curtir a vista.

Praia das Quatro Ilhas

O local recebe esse nome porque tem vista para as quatro pequenas ilhas próximas à costa. O mar aqui é calmo divide espaço com a mata preservada e lindas dunas de areia. A Praia das Quatro Ilhas está entre as mais visitadas de Bombinhas e tem opções de bares e restaurantes.

Outros lugares para conhecer em Bombinhas

  • Aquário Marinho
  • Capela Imaculada Conceição
  • Praias:
  • Bombinhas
  • Canto Grande
  • Conceição
  • Lagoa
  • Lagoinha
  • Mariscal
  • Praia da Sepultura
  • Praia de Bombas
  • Praia do Ribeiro

Como chegar em Bombinhas


Foto: Renato Soares / MTur

De avião

Mesmo a cidade não tendo aeroporto próprio, a chegada é simples desde Florianópolis e de Navegantes, distante a 60 km da cidade.

De carro

O melhor caminho para chegar até Bombinhas é a BR-101 e depois seguir pela SC-412. Da capital Florianópolis são apenas 74 km de distância. 

De ônibus

Muitas capitais oferecem trajetos até Balneário Camboriú, que fica a 42 km de Bombinhas. De lá é possível pegar um ônibus até o destino final.

Melhor época para visitar Bombinhas


Foto: Arterra / Wikimedia Commons

A primavera e o verão são as estações mais concorridas na cidade, com temperaturas altas que são mais propícias para praia e mergulho. Já durante o outono e o inverno, as temperaturas variam de 9°C a 26°C e deixam o foco nas atrações das ruas, mas não inviabilizam que as belezas locais sejam aproveitadas.

Onde se hospedar em Bombinhas


Encontre hospedagens em Bombinhas aqui.

» Lugares para conhecer em Florianópolis
» Diário de Bordo – 3 ou 5 dias em Florianópolis

» Lugares para conhecer em Blumenau
» As melhores praias de Santa Catarina

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Lyon

Artigo anterior

10 lugares que não podem ficar fora da sua road trip pela Califórnia

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Praia