Lugares para conhecer em Bogotá

Veja de perto ícones da cultura colombiana, seja artistas plásticos nos museus ou as construções coloniais que completam o cenário das ruas

Foto: Jess Kraft / Shutterstock

A capital colombiana pode não ter o sol da conterrânea Cartagena, mas tem muita história para contar. Nas últimas décadas, Bogotá passou por um processo de melhorias no transporte público e também investiu muito em centros culturais que podem ser visitados principalmente no centro histórico.

As principais atrações ficam próximas e permitem uma caminhada leve pelas ruas que misturam o aspecto colonial com exposições de artistas plásticos, como a Casa da Moeda e o Chorro de Quevedo. Outros pontos de destaque no centro são a Plaza Bolívar, a sede do governo chamada de Casa de Nariño, o Capitolio Nacional, a catedral Primada, a Igreja da Candelária, o Teatro Colón e o Palácio de justiça.

Bogotá também tem instituições dedicadas a grandes nomes nacionais, como o Centro Cultural Gabriel García Márquez e o Museo Botero, com mais de 150 obras do mais famoso artista plástico da Colômbia, Fernando Botero.

Mas se você busca por uma visão panorâmica da cidade, suba ao Cerro Monserrate, onde pode optar seguir por 2 km a pé ou pegar carona de funicular e teleférico, ou ao Santuário da virgem de Guadalupe, que proporciona a vista de Bogotá e do Cerro.

A capital fica a mais de 2500 metros acima do nível do mar, o que pode causar sintomas como dor de cabeça e enjoo, por isso não abuse das atividades físicas no primeiro dia até que o corpo se acostume com a altitude.

Leia também:
Santa Marta: o caribe colombiano como você nunca viu
Igreja construída em cânion chama atenção de turistas na Colômbia
Colômbia: conheça os principais destinos turísticos do país
Lugares para conhecer na cidade de Cartagena das Índias

O que fazer em Bogotá:

Foto: Pedro Szekely / Flickr Wikimedia Commons

– Cerro Monserrate

O mirante fica no topo de uma colina que tem uma visão linda da cidade, mas é preciso vencer uma caminhada de pouco mais de 2km para chegar ao topo ou pegar carona de funicular ou teleférico. Vá sem pressa, pois a altitude pode aumentar o cansaço.

– Chorro de Quevedo

Construído em 1960 como base militar, mas hoje é sede dos principais museus da cidade. O local divide espaço com uma praça cercada por muros grafitados, dando um ar moderno ao passeio.

– Museo del Oro

Inaugurado em 1939, é um dos maiores museus do mundo dedicados ao ouro como matéria prima. O acervo traça a trajetória da utilização dos metais na evolução da humanidade e está distribuído em 3 andares.

– Casa da Moeda

A construção foi erguida em 1753 em estilo colonial e hoje é sede de diversas exposições de arte em suas 10 salas. Além de artistas internacionais como Delacroix e Courbet, o local tem a maior coleção de artes plásticas colombianas do país.

– Parque Simón Bolívar

O Parque Simón Bolívar é maior de Bogotá, ocupando cerca de 400 hectares. O local foi construído em 1968 como parte da preparação da cidade para receber o Papa Pablo VI e conta com lagos, praça de artesanato, jardim botânico e museus.

Outros lugares para conhecer em Bogotá:

  • Biblioteca Luis Ángel Arango
  • Casa de la Moneda
  • Centro Cultural Gabriel García Márquez
  • La Macarena
  • Museo Botero
  • Plaza de Bolívar
  • Santuário da Virgem de Guadalupe
  • Teatro Colón
  • Zona Rosa ou Zona T

Como chegar em Bogotá:

Foto: Andrea Gaetano/ Wikimedia Commons

De avião
O Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), recebe voos vindo do Brasil e é o principal de Bogotá. As empresas Latam e a Avianca fazem o trajeto partindo do Brasil até Bogotá.

De ônibus
Se você está visitando pelos países vizinhos e pretende chegar em Bogotá via terrestre, utilize os serviços da empresa Expresso Ormeño, que tem trajetos diários saindo de Quito, no Equador e Caracas, na Venezuela.

Melhor época para visitar Bogotá:

Foto: diegograndi / iStockphoto

Por estar situada a 2.640 metros acima do nível do mar, Bogotá possuí um clima extremamente imprevisível. Os meses mais chuvosos são abril, maio, outubro e novembro, e os mais secos são janeiro, julho e agosto.

Bogotá não tem o clima caribenho que caracteriza boa parte da Colômbia, pois é marcada por dias nublados e com garoas. A temperatura permanece quase a mesma o ano todo com média de 15°C, mas mudanças de temperatura ao longo do dia são comuns.

Onde se hospedar em Bogotá:

Encontre hospedagens em Bogotá aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.