Lugares para conhecer em Barreirinhas

Conhecido por ser a porta de entrada da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, a pequena cidade oferece ótimas atrações em meio a natureza

Foto: Geovanne Araujo / Wikimedia Commons

Porta de entrada para o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, a pequena cidade de Barreirinhas a 250 km de São Luís é a melhor em sentindo de infraestrutura, e mais conhecida das cidades que dão acesso ao imenso deserto tropical.

A cidade é cercada pelas águas do Rio Preguiças, que corta lentamente toda a região e forma diversas prainhas de água doce com faixas de areia curtas, onde os moradores locais passam as tardes de final de semana se refrescando das temperaturas elevadas sempre presentes na região. Suas ruas calçadas e a arquitetura antiga de Barreirinhas deixam o destino ainda mais aconchegante.

No centro da cidade os principais restaurantes e comércios se concentram próximo a Beira Rio, que tem um imenso deck de madeira com uma pequena marina, que vai em direção a uma enorme duna que durante as manhãs atraem alguns banhistas.

A noite bares e restaurantes colocam suas mesas por toda a rua e conquistam a clientela com músicas ao vivo e deliciosos pratos montados com temperos e ingredientes típicos da região. Outra opção de gastronomia é procurar alguns hotéis pela região, a grande maioria possuí um restaurante aberto ao público.

Existem inúmeros passeios que saem da cidade em direção as belezas naturais desse território maranhenses, além das lagoas e das dunas dos Lençóis Maranhenses, outros passeios oferecidos por embarcações saem direção o vilarejo de Mandacaru, o município de Atins e a Praia de Caburé, uma pequena península de areia que separa a água do rio com a água do mar.

Leia também:
Guia completo dos Lençóis Maranhenses
Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses
Trekking nos Lençóis Maranhenses
Guia completo da Rota das Emoções

O que fazer em Barreirinhas


Foto: Otávio Nogueira / Flickr Wikimedia Commons

Beira Rio

A orla montada em frente ao Rio Preguiças concentra diversos bares e restaurantes que promovem apresentações de músicas ao vivo aos finais de semana. É no porto da Beira Rio que saem os barcos de passeios para Atins, Mandacaru e a Praia de Caburé.

Rio Preguiças

Um dos principais pontos turísticos de Barreirinhas, o Rio Preguiças tem esse nome pelo fato da grande presença dos animais na região. Em alguns pontos do rio pequenas faixas de areia formam prainhas de água doce. Diversos restaurantes instalados em frente ao fluxo de água, funcionam como beach club e oferecem estrutura completa aos visitantes, com banheiros, restaurantes, piscinas e duchas.

Mandacaru

A vila de pescadores possuí um farol de 54 metros de altura que permite uma bela visão da dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros espalhados pela região. O Farol foi construído em 1940 e possibilita uma vista panôramica de Mandacaru, Atins, Caburé, Rio Preguiças e dos Lençóis Maranhenses.

Praia do Caburé

A área faz parte de uma região apelidada de Pequenos Lençóis. A península possuí uma pequena estrutura hoteleira às entre o Rio Preguiças e o Oceano Atlântico.

Atins

O município ainda pouco desbravado por turistas, possuí ruas de areia e clima bucólico. É nele que se iniciam as dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

As paisagens desérticas pinceladas por centenas de incríveis lagoas em tom de azul forma um horizonte que parece não ter fim. No período de chuvas as lagoas ficam ainda mais cheias, podendo chegar até 2 km de extensão.

Outras atrações para conhecer em Barreirinhas

  • Igreja Matriz
  • Artesanato
  • Vassouras
  • Flutuação no Rio Formiga em Cardosa
  • Barra do Tatu
  • Moitas
  • Ponta do Mangue
  • Morro do Boi
  • Casa da Farinha
  • Lagoa Azul
  • Lagoa Bonita
  • Lagoa da Preguiça

Como chegar em Barreirinhas


Foto: Geovanne Araujo / Wikimedia Commons

De avião

O Aeroporto mais próximo é o de São Luís, Aeroporto Internacional Cunha Machado, e recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De ônibus

A companhia Cisne Branco faz o trajeto e tem ônibus que saem duas vezes ao dia. A viagem dura cerca d 4 horas e meia de duração.

De carro

Para chegar até Barreirinhas via São Luís é necessário pegar a BR-105 até o município de Bacabeira em seguida entrar na BR 402 até o município.

Melhor época para visitar Barreirinhas


Foto: Mayra Pavanello Munerato / Wikimedia Commons

A paisagem única dos Lençóis Maranhenses se destaca pelas lagoas cristalinas, que são formadas pelo acúmulo de água de chuva no decorrer do ano. As lagoas são abastecidas durante o primeiro semestre do ano, época de chuva constante na região.

O melhor período para conhecer os lençóis Maranhensessão entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas chegam em seu nível máximo de água.

Onde se hospedar em Barreirinhas


Foto: Iain and Sarah / Wikimedia Commons

O centro de Barreirinhas é onde estão concentrados o comércio local, bancos, agências de turismo e o porto onde partem os passeios em direção ao Rio Preguiças. Esse é o bairro com melhor estrutura da cidade e dispões de bons hotéis. O Hotel Pousada do Buriti, Porto dos Lençóis Residence e a Pousada do Riacho são ótimas opções de hospedagem nessa parte da cidade.

Se você preza por momentos de privacidade e conforto, a Pousada Encantes do Nordeste pode ser a escolha certa. A hospedagem fica a poucos quilômetros do centro de Barreirinhas e dispõe de ótima estrutura, com piscina, chalés privativos e bar de frente para o rio.

Encontro hospedagens em Barreirinhas.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.