Lugares para conhecer em Barra Grande

O vilarejo está localizado a 400 km da capital piauiense, no município de Cajueiro da Praia e tem praias paradisíacas que chamam a atenção dos praticantes de kite surf

Foto: Divulgação SETUR

Um dos pontos que mais mais se destacam em potencial turístico no Piauí é a praia de Barra Grande, a atração fica no município da cidade de Cajueiro da Praia (uma das paradas da Rota das Emoções), em um bairro mais afastado que vem atraindo praticantes de kitesurf e windsurf, graças aos ventos fortes que passam pela região. Esse movimento constante de adeptos de esportes náuticos, vem aumentando a infraestrutura da cidade cada vez mais. Já existem ótimas opções de hotéis e pousadas de charme bem aconchegantes que prometem melhorar a sua estadia no destino.

O litoral de Barra Grande é cortado por diversos rios que vão de encontram para o mar e dunas de areia que concentram lagoas rasas que se transformam em verdadeiras piscinas naturais. A proximidade com Luis Correia e Parnaíba também possibilita os turistas a conhecerem outras atrações imperdíveis do litoral piauiense, como o Delta do Parnaíba e a Praia do Coqueiro.

O corre corre das grandes cidades está bem distante de chegar em Barra Grande, na vila os dias são regados de muito sol, longas caminhadas, banhos em águas mornas e passeios que exploram todas as belezas da região piauiense, como o passeios de barcos no Rio Camurupim, onde é possível observar os cavalos marinhos e conhecer outras praias próximas da vila.

O clima tranquilo e os cenários paradisíacos também conquista os casais apaixonados que chegam em Barra Grande, e o destino vem sendo apontado como um ótimo local para celebrar casamentos e desfrutar uma lua de mel com grande estilo.

À noite as opções de restaurantes e lanchonetes atendem todas as necessidades de um destino turístico em potencial, a principal rua de Barra Grande é ponto mais charmoso da pequena vila, com ruas de areia, ótimas casas gastronômicas e algumas opções de bares.

Leia também:
Fuja do stress, vilas de pescadores para conhecer no Brasil
Turismo em Teresina: o que ver e fazer
Rota das Emoções: conhecendo o Ceará, Maranhão e o Piauí em 7 dias
Pintura Rupestre no Brasil: conheça a Serra da Capivara

O que fazer em Barra Grande


Foto: Chico Rasta / MTur

Praia de Barra Grande

Com ondas pequenas e águas mornas, a Praia de Barra Grande tem cenário calmo e paradisíaco. Durante a maré baixa algumas piscinas naturais aparecem na faixa de areias, no fim de tarde a paisagem ganha ainda mais cores com os kite surfistas que aproveitam os ventos da região para a pratica do esporte.

Rio Camurupim

O passeio de barco pelo Rio Camurupim percorre igarapés e manguezais que servem de abrigo para os animais que vivem na região. Durante o tour os guias explicam a importância do bioma na região e fazem duas paradas: a primeira para observar alguns animais como aves, caranguejos e cavalos marinhos. A segunda é opcional para um banho nas águas claras do Rio Camurupim.

Luis Correia

Luis Correia oferece um acesso fácil para as outras praias do litoral piauiense e está apenas 60 km de Barra Grande. As atrações dessa parte do litoral fica por conta da Praia da Pedra do Sal, a Praia do Coqueiro e a Praia de Atalaia, que oferece uma ótima estrutura de praia, com diversos restaurantes e bares disponíveis em toda a orla.

Praia de Macapá

A Praia do Macapá é dividida com a Praia de Barra grande pelo Rio Camurupim. A P de Macapá é na verdade uma grande península de areias brancas, com estrutura bem rústica e limitada, que oferece ótimos banhos em água doce e salgada. O local é ideal para pessoas que buscam um pouco mais de privacidade e sossego.

Delta do Rio Parnaíba

O Delta do Parnaíba possuí paisagens únicas formadas por espelhos d’água, dunas, lagoas, rios e praias de água doce, localizadas na fronteira dos estados do Maranhão e Piauí. A cidade de Parnaíba é a porta de entrada para o incrível arquipélago com mais de 70 ilhas.

Como chegar em Barra Grande


Foto: via Econtresuaviagem

De avião

O Aeroporto mais próximo do destino fica na capital piauiense, a 400 km de distância e recebe voos diários das principais capitais brasileiras. Uma outra alternativa um pouco mais distante é o Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, a 442 km de distância.

De carro

O acesso até o litoral saindo de Teresina é feito pela BR 343. Quem sai da capital cearense segue percorrendo as estradas BR-222, CE-364, CE-202 e BR-402.

De ônibus

A Expresso Guanabara tem opções de ônibus com linhas diretas até Barra Grande todos os dias saindo da Rodoviária de Teresina. Outra opção é ir de Teresina para Parnaíba e, de lá, pegar um outro ônibus até o destino final.

Melhor época para visitar Barra Grande


Foto: Chico Rasta / MTur

O município recebe poucas pancadas de chuva no decorrer do ano e possuí um clima tropical semiárido. As temperaturas em Barra Grande estão sempre na casa dos 25ºC e os meses mais secos tendem a ser entre agosto e novembro.

O segundo semestre é marcado pelos ventos fortes e a época predileta dos turistas que praticam esportes a vela. De julho a dezembro, os ventos sopram ainda mais fortes e essa é considerada a alta temporada dos velejadores.

Onde se hospedar em Barra Grande


Foto: Flickr justinhuddleston

Os poucos hotéis presentes no destino prometem não decepcionar quem decide passar alguns dias em Barra Grande, a Pousada BGK por exemplo tem uma maravilhosa área em frente a praia, com diversos chalés que interagem em meio a paisagem rústica. Todos os quartos são bem equipados e confortáveis, com vistas privilegiadas do litoral paradisíaco.

Outra opção famosa de Barra Grande é a Pousada Chic, com arquitetura e decoração de extremo bom gosto em um ambiente rústico e em frente a praia.

Outros lugares para se hospedar em Barra Grande.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.