Se perca nas ruas antigas e nas curvas do modernismo que marcam a agitada capital da Catalunha

Foto: Andrii Lutsyk / Shutterstock

Barcelona hoje em dia é considerado o principal porto turístico da Europa, mas nem sempre foi assim. A cidade passou por intensas reformas para sediar os Jogos Olímpicos de 1992 e os mais de 2 milhões de visitantes anuais têm a chance de se encantar com as obras modernistas de Gaudi e a história secular da cidade.

As atrações mais conhecidas de Barcelona são obras de Antoni Gaudí e surpreendem por fora e por dentro. A Catedral da Sagrada Família, por exemplo, está em construção há quase 150 anos e, quando finalizada, deve ter 8 torres a mais que as 10 atualmente abertas para visitação e que completarão os lindos vitrais e o interessante elemento ao qual Gaudí chamou de “floresta de colunas”. Outras importantes obras do modernista são a Caso Batlló, Casa Milá, Casa Vicens, Bellesguard Finca Güell e Park Güell.

A história da cidade também pode ser vista em grandiosos monumentos, como o bairro gótico, onde a cidade foi fundada, e o Parc de la Ciutadella, construído no século XIX com participação de Gaudí.

Mas se você busca por praia, Barcelona não vai desapontar com a agitada Barceloneta, região na orla da cidade que também abriga o cais. Aqui o turista pode aproveitar o mar ou passear pelas ruas em busca de restaurantes com frutos do mar ou mesmo ir às comprar no Maremagnum.

Leia também:
Roteiro de trem na Europa: 10 dias por Barcelona, Madri e sul da Espanha
Cidades charmosas para visitar no litoral da Espanha
Férias na Espanha: melhores atrações turísticas de Madrid
Viaje pela Andaluzia, conheça Córdoba na Espanha

O que fazer em Barcelona:

Foto: MarinaDa / Shutterstock

– Catedral da Sagrada Família

A atração mais procurada da cidade teve construção iniciada em 1883 e previsão de entrega para 2025. Ao todo serão 18 torres, 10 a mais do que as que estão abertas hoje para visitação. No interior, a obra encanta tanto pelos vitrais como pelo que Gaudí chamou de “floresta de colunas”.

– La Pedrera (Casa Milá)

Esse projeto de Gaudí é considerado a obra mais importante de Barcelona depois da Sagrada Família. A construção ocorreu entre 1906 e 1912 e é permitida a visitação nos cômodos bem como no terraço, que guarda esculturas, escadas e chaminés.

– Bairro Gótico

Localizado na parte mais antiga de Barcelona e, enquanto o turista passeia por entre as construções grandiosas, permite uma viagem desde que a cidade era tomada por romanos, passando pela Idade Média e pelas as guerras napoleônicas e civil espanhola.

– Parc de la Ciutadella

Oparque mais antigo de Barcelona foi construído no século XIX e tem atrações como uma cachoeira planejada por Gaudí, esculturas, lagos e um zoológico com mais de 400 espécies. Outras atrações são o Parlamento da Catalunha e o Castell dels Tres Dragons.

– Park Güell

Esse parque público está no topo do Monte Carmelo e é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O local é um projeto de Gaudí e, como as outras obras do catalão, tem o modernismo como base. Aqui os visitantes passeiam por entre as árvores e as belas curvas das construções, sendo que os principais pontos são o mirante Teatro Grego, a Casa Del Guarda, a Casa Museu Gaudí e os Jardins d’Austria.

– Las Ramblas

A avenida mais famosa de Barcelona tem muitas opções de bares e restaurantes e liga alguns dos mais famosos pontos turísticos da cidade, como a Praça Catalunya e o Monumento de Cristóvão Colombo.

– La Barceloneta

A la Barceloneta é a praia mais frequentada da cidade. O entorno oferece bons restaurantes de frutos de mar, lojas e passeios ao cais, à Rambla del Mar e a centros comerciais como o Maremagnum.

Outros lugares para conhecer em Barcelona:

  • Arena Palau Sant Jordi
  • Bellesguard Finca Güell
  • Casa Batlló
  • Casa Vicens
  • Eixample
  • El Raval
  • Fundació Joan Miró
  • Gràcia
  • El Born
  • Hospital de Sant Pau
  • L’Aquàrium
  • Mercat de Santa Caterina
  • Museu Nacional d’Art de Catalunya (MNAC)
  • Mercado la Boqueria
  • Monumento de Cristóvão Colombo
  • Moll de la Fusta
  • Praça Catalunya
  • Palau de la Musica Catalana
  • Parc de Montjuïc

Como chegar em Barcelona:

Foto: Lemon Tree Images / Shutterstock

De avião
Não há voos diretos do Brasil para o aeroporto de Barcelona, mas é possível fazer escalas em diversas cidades da Europa. Para quem já está no continente, duas boas opções são as empresas aéreas low-cost e o trem, já que existe a possibilidade de vir de lugares como Madrid, Paris, Zurique e Milão.

De trem
A Barcelona Sants é sem dúvidas uma das estações mais importantes da Espanha. De lá é possível se locomover para diversas cidades da Espanha e de outros países da Europa.

De navio
Barcelona está entre os destinos europeus que mais recebem cruzeiros no verão. Muitas empresas marítimas oferecem pacotes que incluem a cidade na rota.

Melhor época para visitar Barcelona:

Foto: Rodrigo Garrido / Shutterstock

A cidade tem estações bem demarcadas, variando no inverno de 10°C a 18°C e 20°C a 40°C no verão. As temperaturas mais amenas acontecem nos meses de maio, junho, setembro e outubro.

A alta temporada em Barcelona, como na maioria das cidades europeias, acontece durante o verão entre os meses junho e agosto e no inverno em dezembro e janeiro. Durante a temporada os preços de passagens aéreas e hotéis costumam ficar mais caros e as filas para restaurante e algumas atrações como museus são frequentes.

Onde se hospedar em Barcelona:

Encontre hospedagens em Barcelona aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Lugares para conhecer em Los Angeles

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Lisboa

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Barcelona