Lugares para conhecer em Arraial d’Ajuda

Charmoso vilarejo de Porto Seguro apresenta ao visitante herança do século XVI, cultura indígena e praias de tirar o fôlego

Foto: Gabriel Castaldini / Wikimedia Commons

Arraial d’Ajuda é um vilarejo que faz parte da cidade de Porto Seguro, no estado baiano, e até hoje mantém a herança colonial e a indígena em meio às praias de água cristalina e Mata Atlântica preservada. Além das construções do século XVI, o visitante pode ver de perto a cultura dos índios locais em algumas comunidades.

Os portugueses chegaram no local em 1549, quando começaram a construir a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, finalizada em 1551 e que faz parte do centro histórico tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico de Artísticos Nacional (Iphan). Mas também há ruas agitadas, como as charmosas Rua do Mucugê e Broadway, que concentram lojas, restaurantes e bares com música ao vivo.

O rio Buranhém, que separa Arraial d’Ajuda de Porto Seguro, tem um importante papel na vila, pois, além de ser o principal acesso, formou praias de água doce e manguezais que completam o ecossistema local. Então reserve dias a mais na região para conhecer esse vilarejo, onde cada praia é única, seja pelo toque do rio, pelo contorno das falésias, a formação de piscinas naturais ou a possibilidade de mergulhar e ver de perto a vida marinha.

Leia também:
Vilas de pescadores e praias paradisíacas na Costa do Descobrimento na Bahia
Conheça a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil
Observação de baleias Jubarte encanta turistas em Arraial D’Ajuda, na Bahia
Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia

O que fazer em Arraial d’Ajuda:

Foto: DoraBorges / Pixabay

– Centro histórico

Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico de Artísticos Nacional (Iphan), abriga famosos pontos turísticos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, que foi construída em 1551 e se tornou um belíssimo mirante com vista para o encontro do rio Buranhém com o mar. Além disso, na praça principal também estão as famosas casinhas antigas e coloridas, que são inspiração para os ímãs de geladeira que são os tradicionais souvenires da cidade.

– Praia da Pitinga

Contornada por falésias, a Praia da Pitinga é uma das mais bonitas da região. Durante a maré baixa são formadas as piscinas naturais e na maré alta o local é uma boa opção para a prática de esportes como vela e caiaque.

– Praia do Apaga Fogo

Essa praia fica na beira do Rio Buranhém e é muito procurada por famílias por ter águas calmas, mas também oferece esportes como windsurfe, vela e caiaque.

– Praia de Araçaipe

As piscinas naturais são protegidas por recifes de corais e proporcionam um banho tranquilo para os visitantes e mergulho para observação da vida marinha.

– Praia Mucugê

Por estar muito próxima ao centro, a Praia do Mucugê é uma das mais movimentadas de Arraial d’Ajuda, sendo muito conhecida pelas longas festas durante a alta temporada.

– Praia de Taípe

É aqui que está a famosa Lagoa Azul, cercada por Mata Atlântica e falésias coloridas! Essa praia é quase deserta e um dos cartões postais de Arraial.

– Trancoso

Essa charmosa vila de pescadores fica a 21 km de Arraial d’Ajuda e é cercada por lindas praias e Mata Atlântica. Apesar de ter entrado na rota dos turistas só nas últimas décadas, Trancoso é um dos destinos mais cobiçados na região.

– Caraíva

Com 70 km de viagem é possível chegar nesse vilarejo com ruas de areia que recebeu energia elétrica nos últimos anos.

Outros lugares para conhecer em Arraial d’Ajuda:

  • Beco das Cores
  • Praça Caminho do Mar
  • Broadway
  • Eco Parque
  • Praia do Parracho
  • Praia Rio a Barra
  • Praia do Espelho
  • Praia dos Pescadores
  • Aldeias indígenas:
  • Jaqueira
  • Vila de Itaporanga
  • Imbiriba
  • Barra Velha

Como chegar em Arraial d’Ajuda:

Foto: Marcio Filho / MTur

De avião
A maneira mais fácil de chegar à cidade é por Porto Seguro, onde fica o aeroporto e a rodoviária mais próximos. Depois é necessário atravessar de balsa o Rio Buranhém até Arraial d’Ajuda.

De Carro
O motorista deve seguir pela BR-101 até Eunápolis, de onde deve pegar a BR-367 por 32km até Vale Verde, onde está a estradinha para Arraial d’Ajuda.

De ônibus
Há opções de passagem para Porto Seguro, de onde deve pegar uma balsa, ou para Eunápolis, que fica cerca de 60km de Arraial d’Ajuda e oferece ônibus para o destino final.

Melhor época para visitar Arraial d’Ajuda:

Foto: Marcio Filho / MTur

O vilarejo é separado de Porto Seguro apenas por um rio, então o clima é o mesmo com sol todo o ano com temperaturas entre 20°C e 40°C e chuvas rápidas no verão. A alta temporada acontece de dezembro a março.

A época mais agitada de Arraial d’Ajuda é durante o Carnaval e o Reveillón, durante essas datas a cidade costuma receber milhares de turistas vindo dos quatro cantos do mundo e as ruas e praias do vilarejo costumam ficar lotadas.

No inverno, as temperaturas são mais amenas e não passam dos 22ºC. No verão o calor é mais intenso, esse é o período do ano onde aparecem pancadas de chuvas com mais frequência, mas não se preocupe, em poucos minutos o sol volta a aparecer novamente.

Onde se hospedar em Arraial d’Ajuda:

Encontre hospedagens em Arraial d’Ajuda aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.