Laguna Esmeralda, atração imperdível de Ushuaia

Cercada por montanhas com picos nevados, bosques selvagens e glaciares milenares, a Laguna Esmeralda é um local que precisa ser visitado em uma passagem por Ushuaia, conhecida também, como a cidade do fim do mundo.

A Laguna Esmeralda, ou Lagoa Esmeralda é uma das opções de passeios clássicos para conhecer em Ushuaia, na Patagônia Argentina. A atração está localizada à apenas 20km do centro da cidade, e é acessada por uma trilha de 4,5km, com duração média de 1h30m. O início fica na Reserva Natural Tierra Mayor, logo na entrada do parque. 

Todo o trajeto é sinalizado com placas azuis, que indicam o caminho para o visitante até a atração. A trilha é considerada de dificuldade leve, sendo indicada até mesmo para quem não tem experiência em ambientes de trilhas, ou quem não costumamfazer atividades físicas com frequência.

No início do trajeto, o visitante precisa passar por uma área com muita lama e um bosque de lengas, um tipo de árvore muito comum nessa região da Patagônia Argentina. Antes de iniciar a trilha, as agências contratadas para fazer o percusso oferecem galochas para atravessar essas partes com terreno lamacento.

Leia também:

Patagônia argentina: descubra Ushuaia em 16 fotos surpreendentes
Lugares para conhecer na Patagônia saindo de Ushuaia
Patagônia argentina é destino de inverno para brasileiros
Descubra a melhor época para visitar a Patagônia Argentina

Depois de cruzar essas duas regiões o cenário se expande e campos abertos começam a aparecer, nesse trecho existem muitas castoeiras, uma espécie de diques construídos por castores, e muitos restos de troncos. Os castores são considerados pragas em Ushuaia, os pequenos animais foram indevidamente introduzidos pelo homem na região, com a intenção de iniciar uma indústria de casacos de pele. Devido ao fato de não haver os mesmos predadores naturais do Canadá em Ushuaia, como linces, ursos e lobos, os castores se mutiplicaram passando de apenas 25 casais introduzidos inicialmente para uma quantidade de mais de 200 mil casais. Esse número descontrolado faz com que os castores depredem e mudem a natureza de Ushuaia em uma grande e lamentável velocidade.

O próximo trecho possuí solo inclinado, iniciando logo após cruzar um rio. Antes da subida há uma placa ilustrativa que indica os cerros da região, os glaciares e a localização da Laguna Esmeralda. Nesse ponto da trilha, o cenário parece sair de uma revista e documentários sobre natureza, onde mostram paisagens completamente selvagens.

Emoldurada por montanhas e glaciares, a Laguna Esmeralda é abastecida pelo degelo do Glaciar Ojo del Albino, e recebeu esse nome pela sua coloração em tom de verde esmeralda, fenômeno que ocorre pela presença dos minerais expostos nas rochas da região e que são carregados para lagoa durante o degelo.

Foto: Chino Pablo

Foto: via FLickr – Agostush

Foto: via FLickr – Lorenzoboy

Foto: Alessandro Grussu

Bônus:

Trilha para o Glaciar Ojo del Albino
Distância: 4km

Essa é uma segunda opção para quem tem disposição, o trecho até o Glaciar Ojo del Albino não é muito conhecido pela a maioria dos turistas que visitam Ushuaia, mas existe essa opção para quem deseja prolongar o passeio. A trilha passa pela borda direita da laguna e vai seguindo até as montanhas no fundo da Lagoa. E pode ser feito em 3h.

Para quem deseja conhecer de pertinho esses cenários maravilhosos da Patagônia Argentina indicamos a agência Ushuaia Extremo, um receptivo da região especializado em receber brasileiros e promove passeios com guias em português.

+Info
Ushuaia Extremo
Tel: +54 2901 433816
info@ushuaiaextremotravels.com
www.ushuaiaextremoevt.tur.ar
Facebook | Instagram


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.