Agora turistas podem visitar o Arquipélago de Alcatrazes, um refúgio isolado no litoral norte de São Paulo

Os amantes da natureza e da vida marinha agora possuem um novo passeio incrível para fazer no litoral de São Paulo: a Ilha de Alcatrazes, localizada no arquipélago de mesmo nome. Distante 45 km da costa da cidade de São Sebastião, esse paraíso da fauna marítima foi aberto para visitação em dezembro de 2018, mas com ressalvas.

Saiba mais a seguir e prepare-se para fazer uma visita a esse lugar paradisíaco.

Mas, afinal, o que é a Ilha de Alcatrazes?


Foto: Divulgação

Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a  Ilha de Alcatrazes é um verdadeiro santuário da vida marinha no litoral paulista, que ganhou fama por ser o local utilizado pela Marinha para exercícios de tiro. Mas sua história é muito mais antiga, datando de antes do descobrimento.

A sua abertura para o turismo, porém, não é o que muitos imaginam, uma vez que essa decisão inclui diversas regras que devem ser seguidas.

As principais são:

Fazer somente atividades permitidas

Essas atividades incluem visita embarcada, mergulho livre, mergulho de flutuação e, claro, observação da vida marinha que existe por ali e é um espetáculo à parte.

É extremamente proibido o desembarque em terra, ou seja: pisar na Ilha de Alcatrazes, nem pensar.

Contratar somente empresas cadastradas para seu passeio

Para fazer o passeio até a Ilha de Alcatrazes é preciso contratar os serviços de empresas previamente cadastradas pelo ICMBio, como a Universo Marinho, a Colonial Diver e a Oceano Sub Atividades Subaquáticas.

Também é proibido utilizar embarcação própria ou alugada. Os funcionários das empresas cadastradas são previamente treinados no que diz respeito à segurança, cuidado com o meio ambiente e limite de aproximação do rochedo que forma a ilha.

Respeitar o horário imposto

Não, não é possível fazer o passeio até a Ilha de Alcatrazes todos os dias: ele ocorre somente de quarta à domingo.

O horário é outro ponto que precisa ser respeitado: é permitido chegar até lá somente das 08h00 às 16h00. O ideal é se organizar previamente, se possível entrando em contato com as empresas autorizadas para perguntar sobre agendamento, principalmente se você estiver em um grupo grande de pessoas.

O que é possível encontrar na Ilha de Alcatrazes, a poucos quilômetros de São Sebastião


Foto: Divulgação


Agora, já sabendo o que é ou não permitido e como se organizar em relação a dias e horários, que tal descobrir o que você irá encontrar em seu passeio para a Ilha de Alcatrazes?

Tanto a fauna quanto a flora irão te surpreender com quase 13.000 espécies deslumbrantes, algumas delas ameaçadas de extinção.

A rainha do abismo, por exemplo, cujo nome científico é Sinningia Insularis, faz parte de uma vegetação encontrada somente em Alcatrazes e em São Sebastião, no Morro do Recife. Já no que diz respeito à fauna, que é o que de fato os turistas poderão observar com maior facilidade, as surpresas realmente fazem o passeio valer a pena.

Que tal ver golfinhos e baleias, essas últimas incluindo a baleia-jubarte e a baleia-de-Bryde? E observar as tartarugas marinhas se alimentando, com destaque para a tartaruga-verde e a tartaruga-de-pente, ameaçadas de extinção? Ou, melhor ainda: que tal ter a chance de ver anfíbios e répteis que estão ali isolados há mais de 10 mil anos e que hoje servem como base para diversos estudos?

A rã de Alcatrazes é um exemplo desse grupo tão seleto que habita a ilha, junto às mais de 250 espécies de peixes.

Aliás, com base nesses exemplos da fauna você já pode perceber que qualquer mergulho nas águas que cercam a Ilha de Alcatrazes valerá a pena, seja por te envolver em cardumes ou te permitir ver de perto qualquer dos animais citados.

Para saber mais a respeito da abertura da ilha para visitação e obter informações mais técnicas antes de realizar seu passeio, visite o site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

» As praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo
» Road trip conhecendo as melhores praias do litoral de SP​
» Roteiro de fim de semana em Ilhabela
» Maresias, a praia mais visitada de São Sebastião

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Documentos necessários para alugar um carro no Brasil

Artigo anterior

Roteiro na Espanha revive as andanças e aventuras de Dom Quixote

Artigo seguinte

Você pode gostar