Hostels no Brasil onde você pode trabalhar em troca de hospedagem grátis

Atualizada em:

Você sabia que é possível pagar sua estadia com por trabalho em vários destinos brasileiros? Confira hostels no Brasil para você pode trabalhar em troca de hospedagem

Agora você pode trocar trabalho por hospedagem em muitos destinos no Brasil e no mundo. É isso mesmo. Vários hostels brasileiros oferecem essa modalidade de estadia paga com serviços, o que ajuda muito a economizar ao viajar. Afinal, você pode até encontrar bons preços na hora de planejar uma viagem ou comprar passagens aéreas em promoção, mas um dos maiores custos de uma trip ainda é a hospedagem, sobretudo em viagens longas. E, no final das contas, esses custos podem ser desmotivadores.

A boa notícia é que cada vez mais hostels de todo o mundo estão abrindo suas portas para receberem profissionais temporários para suprir as mais diversas funções. O site brasileiro Worldpackers, por exemplo, centraliza diversas oportunidades ao redor do mundo. No Brasil esse cenário não é diferente, confira aqui uma seleção de 10 hostels no Brasil onde você pode trabalhar em troca de hospedagem.

Quer encontrar oportunidades como essa no exterior? Leia também: Hostels no mundo pra trabalhar em troca de hospedagem grátis

O que é voluntariado em hostel?

O voluntariado em um hostel é uma modalidade de trabalho sem remuneração em dinheiro. Neste tipo de acordo, os voluntários prestam serviços diversos em troca de hospedagem o que, normalmente, inclui a acomodação e as refeições do dia. Este trabalho ocupa, geralmente, apenas algumas horas do dia, e é feito em lugares como a recepção, bar, cozinha e na limpeza geral. Em troca, o voluntário tem hospedagem gratuita, inclusive em seus dias de folga e pode aproveitar o destino.

Como funciona o aplicativo Worldpackers?

O aplicativo Worldpackers é uma ferramenta importante para quem quer trabalhar em um hostel em troca de hospedagem, seja no Brasil ou em outros lugares do mundo. Resumidamente, trata-se de uma comunidade que tem como base relações de colaboração ganha-ganha. Em outras palavras, a troca de trabalho por hospedagem funciona como uma oportunidade de aprendizado, desenvolvimento e intercâmbio cultural para o viajante.

Para isto, o aplicativo é bem claro sobre o que está incluído ou não em cada experiência de voluntariado, facilitando a escolha de quem procura um lugar para trabalhar em troca de hospedagem. Há casos em que, além da acomodação e das refeições, passeios também são oferecidos aos voluntários.

Hostels no Brasil: onde trabalhar em troca de hospedagem

1. Sítio Passarim – Mato Grosso do Sul

Hostels no Brasil para trabalhar em troca de hospedagem
Hostels no Brasil para trabalhar em troca de hospedagem – Foto: Divulgação

Na cidade de Rio Verde, berço das águas em Mato Grosso do Sul, o Sítio Passarim recebe profissionais para trabalhar com bioconstrução em um lugar cercado pela natureza. Além de aprender sobre essas técnicas, o colaborador trabalha das 08h às 12h e tem as tardes livres para relaxar na natureza e curtir os banhos de rio.

2. Floripa Surfe Hostel – Florianópolis

Lugares para se hospedar e trabalhar
Lugares para se hospedar e trabalhar – Foto: Divulgação

Na Ilha da Magia, a 200 metros da praia do Campeche, o Floripa Surfe Hostel é um hostel para trabalhar e morar. O local oferece, além das hospedagens, alimentação diária, bike e pranchas de surf para os colaboradores que ajudam no hostel. Tudo de graça em um ambiente descontraído para quem quer aproveitar o melhor da ilha.

3. Porto Backpackers – Porto de Galinhas

Trabalhar em troca de hospedagem
Trabalhar em troca de hospedagem – Foto: Divulgação

Em um dos destinos mais requisitados do Brasil, no litoral pernambucano, o Porto Backpackers é simples, mas aconchegante. O hostel recebe viajantes e colaboradores temporários que trabalham, em média, 4 horas por dia, incluindo uma folga na semana. Além de dar suporte no check in e check out dos hóspedes, o profissional também colabora nos serviços gerais e manutenção do hostel.

4. Purple House Hostel – São Paulo

Hostels no Brasil: Purple House Hostel
Hostels no Brasil: Purple House Hostel – Foto: Divulgação

O Purple House Hostel fica pertinho da Avenida Paulista e busca colaboradores que falem inglês nível intermediário. O descolado hostel paulistano está com vagas em aberto para trabalhos na recepção, como promotor de festas, auxiliar de limpeza e administração.

5. Pousada Jacarandá – Trancoso

Pousada Jacarandá, em Trancoso
Pousada Jacarandá, em Trancoso – Foto: Divulgação

Trabalhando apenas 4 horas por dia, é possível se hospedar na charmosa pousada Jacarandá, em Trancoso, um dos principais paraísos baianos. O local busca por colaboradores que possam auxiliar com serviços gerais e pequenos reparos. Também há vagas na recepção e como instrutor de yoga.

6. Cidade Baixa Hostel – Porto Alegre

Hostels no Brasil para trabalhar em troca de hospedagem
Hostels no Brasil para trabalhar em troca de hospedagem – Foto: Divulgação

Em Porto Alegre, localizado em um dos centros mais badalados da capital gaúcha, o Cidade Baixa Hostel está recebendo colaboradores que trabalhem como fotógrafos, analistas de mídias sociais, desenvolvedor web e analistas de marketing, além de profissionais para serviços na recepção e limpeza.

7. Arawak Jungle Hostel – Amazonas

Onde trabalhar em troca de hospedagem
Onde trabalhar em troca de hospedagem – Foto: Divulgação

Beirando o Rio Negro, no coração do Amazonas, um hostel de selva permite se hospedar em troca de trabalho para curtir um pouco desse paraíso. Os viajantes ajudam a suprir algumas funções como: recepcionista, jardineiro e auxiliar de serviços gerais.

8. Lá em Casa Hostel – Belo Horizonte

Hostels no Brasil
Hostels no Brasil: La Casa Hostel – Foto: Divulgação

Para os mochileiros e viajantes que passam por Belo Horizonte, o Lá em Casa Hostel oferece oportunidades com 3 dias de folga por semana, trabalhando apenas 24 horas semanais em diferentes tarefas. Além de vaga na recepção, o hostel também precisa de artistas, decoradores e desenvolvedores web.

9. Guanaaní Hostel – Espírito Santo

Hostels no Brasil para trabalhar em troca de hospedagem
Hostels no Brasil para trabalhar em troca de hospedagem – Foto: Divulgação

No centro de Vitória, um casarão amarelo pode ser a parada perfeita para os viajantes que visitam o Espírito Santo. As vagas são de 38 horas semanais e podem ser para camareiros, recepcionista, auxiliar de limpeza e outros. Desejável falar inglês.

10. Alma de Santa – Rio de Janeiro

No meio do fervo carioca, mais precisamente no bairro de Santa Tereza, o Alma de Santa oferece um quarto específico para staff e viajantes que trocam hospedagem por trabalhos temporários. Você pode, por exemplo, trabalhar como recepcionista no período noturno, com 2 folgas por semana e 5 horas de trabalho diário.

Leia também:

Conheça as praias mais bonitas do Nordeste
Porto de Galinhas, paraíso natural em Pernambuco
Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região
5 destinos brasileiros para apaixonados por cachoeiras
Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima