Guia de viagens completos com notícias atualizadas de diferentes destinos do Brasil

Viajar é incrível: conhecer novas culturas, belas paisagens, experimentar comidas diferentes, aprender um novo idioma ou até mesmo para se “redescobrir”. Mas para vivenciar cada experiência da melhor forma possível, é necessário se planejar com antecedência evitando qualquer erro que possa estragar esse momento tão especial.

Aqui, no Guia Viajar Melhor, centralizamos mais de mil dicas de viagens, apresentando os melhores destinos do Brasil e diferentes lugares para conhecer pelo mundo. Em nossas notícias, você pode encontrar dicas de lugares para conhecer, viagens para fazer em família, com crianças, viagens a dois, destinos de aventura, destinos de lua de mel ou ecoturismo, hospedagens de luxo, roteiros turísticos e diferentes guias de viagens completos, separados por cada região brasileira e com notícias especiais para a sua viagem.

Mais de 3 milhões de leitores planejam suas férias acessando o Guia Viajar Melhor, um guia de viagens online atualizado diariamente com dicas de turismo e lazer. Diferentes destinos do Brasil e do mundo já foram registrados aqui no site. Quer encontrar mais informações sobre a sua próxima viagem ou deseja conhecer algum lugar totalmente novo? Confira abaixo nossos Guias de Viagens pelo Brasil:  

Guia de viagens | Região Norte


Foto: David Rego Jr

No guia de viagens da região Norte, composta pelos estados do Tocantins, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas, o turista tem a oportunidade de conhecer uma parte extremamente rica e diversa do Brasil. O Norte do país tem proporções gigantes e é totalmente diferente das outras regiões. O Norte brasileiro oferece aos turistas a possibilidade de conhecer a beleza da maior floresta tropical do mundo e uma das biodiversidades mais ricas do planeta, com ilhas paradisíacas, arquipélagos, cachoeiras, comunidades tradicionais, aldeias, passeios por rios, visita a povoados e praias de água doce.

A Floresta Amazônica é a grande atração do Norte do Brasil e é onde concentram-se os passeios mais desejados. A Amazônia ocupa o território de todos os estados da região, criando um bioma tropical extremamente preservado.

Os barcos são o principal meio de transporte nas cidades ribeirinhas, ou seja, os passeios a bordo são sempre garantidos. Além deles, paradas com trilhas na natureza, banhos de rio, cachoeiras, cruzeiros, hospedagens em hotéis na selva, viagens em barco de linha e inúmeras atividades podem ser aproveitadas nas cidades e na floresta.

Além disso, a culinária da região chama a atenção dos visitantes pela grande influência indígena, e forte presença de frutas, verduras, raízes, especiarias e peixes finamente temperados com produtos da floresta. Confira nossos guias de viagens da região Norte do Brasil:

Guia de viagens | Região Nordeste


Foto: Marinelson Almeida / Wikimedia Commons

O Nordeste brasileiro é onde fica os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. A região é mundialmente conhecida como um dos destinos mais turísticos do Brasil. Com temperaturas altas o ano todo, a região é parada perfeita para aproveitar dias de sol, praticar esportes aquáticos ou apenas relaxar em praias exuberantes do Oceano Atlântico.

Os principais destinos se concentram pela costa do Nordeste, mas também há muito o que conhecer na região do sertão, na caatinga e nas cidades histórias que margeiam o Rio São Francisco. Nas montanhas mais afastadas da costa, na Chapada Diamantina e na Chapada das Mesas, trilhas, mirantes e atividades de ecoturismo garantem banhos de cachoeira, rios e hospedagens rústicas em pequenos povoados.

Pelo litoral, as praias de Alagoas e Pernambuco são rodeadas de coqueirais. Na beira da praia, corais surgem durante a maré baixa, formando piscinas de águas calmas e mornas, atração disponível em toda Costa dos Corais, roteiro turístico que interliga os dois estados e passa por algumas das praias mais belas do nordeste. Em algumas partes da costa, ilhas e bancos de areia também aparecem garantindo aquários naturais magníficos. Para viagens na natureza, o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Arquipélago de Abrolhos, são apenas alguns dos exemplos da rica vida marinha encontrada no litoral do Brasil, considerado pontos perfeitos para mergulho. Na Península do Maraú, na Praia de Pipa, na Praia de Atins ou em Barra Grande, vilas praianas beira mar garantem movimento nas altas estações do ano e feriados, com bares e bons restaurantes regionais.

Pelas praias próximas das capitais e cidades grandes, opções de resorts e parques aquáticos refrescam as altas temperaturas. Viajando para linda das cidades maiores, vilas de pescadores e paisagens repletas de belezas naturais tomam conta do cenário. A cultura da região também encanta os visitantes, que encontram um povo muito acolhedor e receptivo. A culinária local é uma das mais premiadas do Brasil, sendo reconhecida mundialmente, com opções de comida do sertão e preparos com frutos do mar. Quer conhecer mais sobre essa região brasileira? Confira nosso guia de viagens sobre o Nordeste:

Guia de viagens | Região Centro-Oeste


Foto: Antonio José Maia Guimarães / Wikimedia Commons

Os estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal formam a região Centro-Oeste do Brasil. A região abriga a cidade de Brasília, capital do país, onde os visitantes podem conhecer obras arquitetônicas singulares e uma cidade planejada onde concentra os ministérios e sedes administrativas brasileiras. A cidade também oferece atividades de lazer em parques locais e roteiros por museus e casas de cultura.

O cerrado é um dos biomas encontrados no centro do Brasil, onde grandes campos abertos e montanhas criam paisagens cênicas. Pela região do Pantanal, a concentração de vida selvagem em abundância garante passeios pela natureza com observação de animais silvestres, javalis, onças, raposas e uma infinidade de aves e animais de diferentes espécies.

Viajando para além das cidades, a Região Centro-Oeste brasileira também é conhecida como o berço das águas e do ecoturismo do país, onde nascentes de água cristalina formam grutas, rios e aquários naturais quem podem ser visitados. Pela região também é possível visitar grandes cachoeiras na Chapada das Mesas e na Chapada dos Veadeiros. Nas cidades de Bonito, Nobres e Cáceres, turistas aproveitam os balneários para fazer flutuação em rios de águas cristalinas, rapel em grutas, mergulho de cilindro e atividades na natureza.

Guia de viagens | Região Sudeste


Foto: Divulgação MTur

A região mais populosa do país é composta por quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O Sudeste é um importante cenário cultural do Brasil, são várias atrações turísticas conhecidas no mundo inteiro. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades brasileiras mais visitadas. A capital paulista é a maior cidade da América do Sul, a maior megalópole sul-americana é conhecida pela grande diversidade e visitada principalmente por concentrar grandes feiras e eventos. Em seu litoral, cercado por Mata Atlântica, praias e balneários são os principais destinos de lazer em feriados como carnaval e ano novo.

O Rio de Janeiro é a grande porta de entrada para turistas estrangeiros que visitam o Brasil para as férias, entretanto a maior frequência de voos para o exterior é com desembarque em São Paulo. A cidade do Rio de Janeiro é ponto de partida para quem deseja conhecer os destinos do estado. Seguindo pelo litoral sul, inúmeras opções de praias conquistam turistas do mundo todo, como Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, as mais visitadas do litoral norte.

A cidade histórica de Paraty é a última do circuito Estrada Real, um roteiro que passa pelas cidades históricas da época do Brasil colônia, com início em Minas Gerais. Pelo litoral sul do Rio de Janeiro, mais de 365 ilhas formam a cidade de Angra dos Reis, destino perfeito para aproveitar praias paradisíacas no verão brasileiro.

Em Minas Gerais, o maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, mistura arte e natureza na região Sudeste. No Espírito Santo, cidades modernizadas dividem espaço com montanhas e uma natureza cênica, com grande variedade de roteiros que podem ser explorados. Esses e muitos outros destinos formam a Região Sudeste do Brasil. Quer conhecer mais sobre essas cidades? Confira nosso guia de viagens com os melhores destinos para conhecer:

Guia de viagens | Região Sul


Foto: Divulgação MTur

Por conta da imigração, o Sul do país tem grande influência da cultura européia e se destaca das demais regiões do Brasil. Essa forte presença pode ser vista na arquitetura, costumes, modo de falar, e na culinária típica encontrada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As colônias alemãs, italianas, polonesas e croatas, chegaram por essas regiões no século XIX. As características encontradas nessa região combinam quase que perfeitamente com o clima frio dos países de origem.

Séculos depois, toda a região virou uma mescla de diferentes etnias, mas até os dias de hoje é possível ver de perto a influência desse pedaço da Europa em solo brasileiro. Cidades com arquitetura alpina, produção de vinhos e forte cultivo de uvas. Nova Petrópolis e Blumenau são apenas uma das comunidades de imigrantes, com festas populares que recebem milhares de visitantes. Em Bento Gonçalves, nos interiores, ainda é possível encontrar pessoas que falam italiano. Na cidade de Antônio Prado, conhecida como a cidade mais italiana do Brasil, a origem europeia toma ainda mais força nessa parte do Sul do Brasil, e mostra um pouco de como essa influência se transformou nos dias atuais.

Em Florianópolis, a única capital do Sul que também é uma ilha, praias e costões são formados por uma vegetação que domina a cidade. Na Barra da Lagoa ou na Lagoa da Conceição, bares e restaurantes oferecem opções da cozinha caiçara em ambientes agradáveis, com vista para o mar ou para a lagoa. Em São Francisco do Sul, também em Santa Catarina, a cidade histórica é ponto de parada nas temporadas de cruzeiro que passam pela região.

No Paraná, as Cataratas do Iguaçu é o destino mais visitado, sendo parada estratégica na tríplice fronteira, na divisa com a Argentina e o Paraguai. Além das cataratas, a Ilha do Mel, Morretes e Curitiba também são ótimos lugares para visitar. Gostou dessas dicas e quer conhecer mais sobre a região sul do Brasil? Confira nossos guias de viagens sobre o Sul do Brasil:

O que achou dos nossos Guias de viagens no Brasil? Como vimos, opções é o que não faltam. O Brasil é um país gigantesco e que oferece diversos tipos de viagens interessantes e que podem agradar os mais variados perfis de viajantes. Esperamos que você tenha se inspirado a conhecer mais lugares desse país maravilhoso. Até a próxima!

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

O que fazer em São Paulo à noite

Artigo anterior

15 destinos internacionais baratos para viajar nas férias

Artigo seguinte

Você pode gostar