Confira um guia completo com todas as praias para conhecer em Pipa, no Rio Grande do Norte

Marcado belas imponentes falésias em tons alaranjados, o litoral sul do Rio Grande do Norte reserva cenários surpreendentes que atraem turistas do munto todo. O vilarejo de Pipa está entre as principais atrações do estado e abriga algumas das praias mais belas do país.

Quem se hospeda no vilarejo tem acesso a mais de 10 praias com cenários e belezas distintas. A Praia do Curral é famosa por abrigar cardumes de golfinhos que chegam próximo da faixa de areia, para alegria dos turistas. Já a Praia de Cacimbinha é cercada por falésias e atraí surfistas graças as ondas perfeitas que se formam na região. Confira as melhores praias para conhecer em Pipa:

Praia de Pipa


Foto: Gustavo Albano

A principal praia de Pipa é o point de turistas e moradores. A praia é a mais movimentada do destino e possuí incontáveis barracas e restaurantes espalhados por toda faixa de areia. A Praia de pipa também serve como ponto de partida dos barcos que promovem passeios pelo litoral. Durante a maré baixa, a faixa de areia fica repleta de piscinas naturais.

Praia do Centro


Foto: Gustavo Albano

A praia possuí uma pequena orla de madeira e oferece algumas opções de restaurantes, bares e beach clubs, que atendem os turistas que chegam até a atração. Por ser a praia mais próxima do centro, é comum que o movimento seja sempre constante.

Praia do Amor


Foto: Gustavo Albano

Protegida por um imenso paredão coberto por Mata Atlântica, a Praia do Amor possuí fácil acesso partindo do centro da vila de Pipa. A praia é muito movimentada por surfistas durante a maré alta, por conta das ondas fortes que se formam nesse pedaço do litoral. Durante a maré baixa, piscinas naturais emergem entre as pedras espalhadas pela faixa de areia, criando banhos relaxantes em águas calmas e mornas.

A Praia do Amor têm dois mirantes onde é possível contemplar uma visão panorâmica do lugar. De um lado as escadas que conduzem os turistas até a areia, possibilitam ótimas fotos entre as falésias. Do outro o incrível Chapadão, é acessado por uma trilha leve até o mirante natural, que oferece uma incrível vista da Praia das Minas e do Amor.

Praia do Curral (Baía dos Golfinhos)


Abrigo de dezenas de espécie marinhas, a Praia do Curral, também conhecida como Baía dos Golfinhos, e está entre as favoritas do turistas que visitam o vilarejo, pela facilidade em observar golfinhos em toda a costa.

A praia faz parte de uma área protegida e não oferece acesso de automóvel, o que faz da atração uma praia deserta, sem estrutura de barracas e protegida por grandes falésias. Você pode chegar até a praia em passeios de barco, ou caminhando pela Praia de Pipa e pela Praia do Madeiro no período de vazante da maré.

Praia do Madeiro


Foto: Divulgação

A praia fica a apenas 3 km do centro de Pipa e tem uma extensa faixa de areia emoldurada por coqueiros e falésias. Com entrada rústica, a Praia do Madeiro é acessada por uma íngreme escada com 160 degraus instalado entre as falésias.

Um ótimo local para quem gosta de surfar e praticar esportes náuticos, a Praia do Madeiro oferece diversas opções de restaurantes e barzinhos rústicos na areia.  Para chegar até a Praia do Madeiro partindo do Centro de Pipa, você pode ir de transporte público, táxi ou caminhando até o final da Praia do Curral.

Praia de Cacimbinha


Foto- Gustavo Albano

Localizada entre o vilarejo de Pipa e o município de Tibau do Sul, a Praia de Cacimbinhas possuí as ondas mais fortes da região, e seu acesso é feito no topo de suas falésias que variam em tons de marrom e vermelho.
A Praia de Cacimbinhas apresenta um cenário paradisíaco e deserto, e recebe muitos grupos de kite surfistas que aproveitam os ótimos ventos do litoral de Tibau do Sul.

Praia das Minas


Foto: M.Maselli / Flickr

A praia é indicada para quem busca paz e privacidade. O local não conta com nenhuma estrutura de bar ou restaurante, e é a praia menos movimentada de Pipa. A Praia das Minas tem uma faixa de areia curta, ondas fortes, e seu acesso é feito pelo mirante natural do Chapadão.

A Praia das Minas é uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas do Brasil, e sua área é protegida pelo Projeto Tamar.

Praia de Sibaúma


Foto: Gustavo Albano

Protegido por um imenso paredão de pedra que formam diversas piscinas naturais durante a maré baixa, a Praia de Sibaúma tem clima tranquilo e pouca movimentação de turistas. O litoral é demarcado por falésias que possibilitam avistar tartarugas marinhas na maré alta, e o encontro do Rio Catu com o mar.

Para chegar até a praia é preciso pegar um ônibus no centro de Pipa com destino ao povoado de Sibaúma. Aos que gostam de caminhar, é possível chegar até o local através da Praia das Minas, em um percurso de 10 km.

Baía Formosa


Foto: Divulgação

Não é à toa que a Baía Formosa recebeu esse nome, a magnifica enseada em tons de azul tem aproximadamente 26 km de extensão com lindas falésias e dunas imponentes. A praia oferece estrutura básica aos turistas, com poucas opções de pousadas, restaurantes e quiosques na orla.

Barra do Cunhaú


Foto: Canindé Soares

A Barra do Cunhaú está logo após o vilarejo do Sibaúma, depois do Rio Catú. A Praia da Barra do Cunhaú tem águas tranquilas e extremamente claras, que vão de encontro a uma faixa de areia fina, branca e deserta. A praia fica entre os rios Catú e Curimataú, onde existe a possibilidade de fazer um passeio de barco e conhecer outras belezas da simpática vila.

Praia do Sagi


Foto: Divulgação

A Praia do Sagi marca a divisa dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, e até hoje preserva o clima de tranquilidade de uma tradicional vila de pescadores. Emoldurada por dunas, rios e coqueirais, a praia está cheia de paisagens exuberantes que podem ser exploradas em um divertido passeio de buggy.

Apesar da praia ser pouco conhecida, o Sagi oferece algumas pousadas simples e restaurantes rústicos com pratos regados a frutos do mar.

» Hotéis e pousadas em Pipa
» Lugares para conhecer em Pipa
» Mirante do Chapadão e as falésias vermelhas de Pipa
» Mochilão no Brasil: roteiro de 30 dias conhecendo as melhores praias do nordeste

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Veja quais foram os destinos mais reservados por brasileiros na virada do ano

Artigo anterior

Como chegar em Pipa, RN

Artigo seguinte

Você pode gostar