Aventura, praias, lagoas e muito sol são os principais atrativos que a Rota das Emoções propõe aos turistas que decidem realizar esse percurso em um dos pedacinhos mais preservados do Brasil

Foto: Sec Turismo Maranhão

De Jericoacoara – CE, passando pelo Delta do Parnaíba – PI e terminando com chave de ouro nos belíssimos Lençóis Maranhenses – MA, a Rota das Emoções é um tour fantástico que passa por uma das regiões mais bonitas do Brasil.

O roteiro que liga os três estados do nordeste brasileiro, apresenta um ecossistema bem variado, com mares de ondas perfeitas, ótimas para atividades como kitesurf, widsurf, hobbie cat entre outros esportes náuticos. Durante toda a rota é possível conhecer regiões paradisíacas, tornando-se parada obrigatória para os amantes de ecoturismo, turismo de aventura e esportes ao ar livre.

Barreirinhas é a entrada para o parque dos Lençóis Maranhenses, e é da cidade onde saem os passeios de lancha pelo rio Preguiças, com acesso aos pequenos lençóis no povoado de Vassouras, ao Farol de Mandacaru, a Praia de Caburé e o vilarejo de Atins.

No Ceará a atração é a cidade Jijoca de Jericoacoara, onde está a famosa vila de Jericoacoara, considerada um dos lugares mais bonitos do Brasil. A duna do por do sol, Pedra Furada e Lagoa do Paraíso são os pontos principais da região.

O meio do percurso fica por conta do Delta do Rio Parnaíba e o litoral piauiense, localizado ao extremo norte do Piauí, o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Os braços do rio formam um arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas, lagoas de água doce e uma densa floresta tropical.

Leia mais:
Rota das Emoções: conhecendo o Ceará, Maranhão e o Piauí em 7 dias
Rota das emoções para todos os perfis de viajantes
Viajando para a Rota das Emoções em família
Roteiro de luxo explorando a Rota das Emoções
38 fotografias que provam toda a beleza da Rota das Emoções

Cidades da Rota das Emoções:


Foto: Sec Turismo Maranhão

A rota oficial passa por 14 municípios entre os 3 estados: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz no Ceará, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luis Correia e Parnaíba no Piauí e Tutóia, Paulino Neves, Araioses, Barreirinhas e Santo Amaro no Maranhão.

Jericoacoara

O vilarejo é um dos grandes destaques da rota. Jericoacoara é um verdadeiro oásis em meio as dunas de areia branca presente nessa área do litoral cearense. A vila possuí poucas ruas de areia e está cercada por lagoas cristalinas, praias paradisíacas e manguezais.

Camocim

A pequena cidade está a poucos km de Jericoacoara e impressiona seus visitantes com seu mar incrivelmente azul. Camocim oferece boas pousadas à beira mar, e uma gama enorme de atividades para conhecer na região.

Barra Grande

A charmosa vila de Barra Grande faz parte do município de Cajueiro da Praia e foi descoberta pelos kitesurfistas que passavam pela região. O rústico vilarejo tem clima tranquilo e é o lugar ideal para quem busca dias de sossego e privacidade.

Luis Correia

Luis Correia é o destino que concentra a maior quantidade de praias próximas nos destinos litorâneos piauienses. A localização no ponto central da Rota das Emoções, ajuda os turistas que desejam utilizar uma cidade como base e conhecer as outras atrações de forma autônoma.

Parnaíba

A segunda maior cidade do Piauí tem um centro moderno com ótimas opções de hospedagem. O Porto das Barcas é a porta de entrada para o Delta do Rio Parnaíba e concentra diversos casarões coloniais tombado pelo IPHAN, onde estão instalados bares, restaurantes, lojas e agências de turismo.

Barreirinhas

A cidade é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhense e concentra a grande maioria das agências que oferecem os tours até o deserto tropical. Barreirinhas possuí uma pequena orla às margens do Rio Preguiças, conhecida como Beira Rio, que concentra ótimas opções gastronômicas e bares com música ao vivo.

Atins

Atins é um pequeno vilarejo que fica bem pertinho dos Lençóis Maranhenses, permitindo visitar algumas lagoas a pé. O pequeno vilarejo tem clima rústico e oferece outras opções de banho na Praia de Atins e no Rio Preguiças.

Santo Amaro

Santo Amaro está praticamente dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e muitos turistas confirmam que o destino tem as lagoas mais belas do parque. As principais atrações de Santo Amaro são a Lagoa das Emendadas, a Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota.

O que fazer na Rota das Emoções:


Foto: Jade Queiroz / MTUR

Lagoa do Paraíso

A famosa lagoa de águas cristalinas com redinhas coloridas, fica no município de Jijoca e oferecem ótimos de serviços de restaurantes espalhados na beira do lago. Um dos mais conhecidos é o clube Alchymist, uma mega estrutura com várias mesas na areia para os visitantes, armários, banheiros, chuveiro e um cardápio extenso com ótimas opções de pratos e bebidas.

Duna do pôr do sol

O grande cartão postal de Jericoacoara é também o melhor ponto para conferir o por do sol no vilarejo. Todo fim de tarde dezenas de turistas sobem ao topo da enorme duna ao lado da Praia de Jericoacoara para observar o encontro do sol com o mar.

Delta do Parnaíba

O terceiro maior delta do mundo forma um grande arquipélago com mais de 75 ilhas formadas entre os manguezais e concentra uma enorme fauna que pode ser observada em passeios de lancha no Rio Parnaíba.

Praia de Barra Grande

Barra Grande está se tornando a nova queridinha dos praticantes de kitesurf que passam pela região. A praia reúne ótimas opções de hospedagem a beira mar em chalés rústicos que interagem com a paisagem paradisíaca do local. Além de praias, Barra Grande oferece passeios de buggy nas dunas próximas do município e passeios de barco entre os manguezais onde é possível observar cavalos marinhos.

Rio Preguiças

O passeio pelo Rio Preguiças é uma das atrações imperdíveis de Barreirinhas. O tour é feito em lanchas voadeiras os turistas conhecem cenários paradisíacos como a Praia de caburé e e o povoado de Vassouras, um local ideal para descansar, tomar um banho de rio e se divertir com os macacos que aparecem constantemente na vila.

Vilarejo de Mandacaru

Mandacaru é uma vila bem simples na beira do Rio Preguiça com ruas de areia e construções rústicas. A vila recebe turistas para conhecer o farol da cidade, que tem 40 metros de altura, e permite observar uma enorme área do Rio Preguiça, da Praia de Caburé e dos Lençóis Maranhenses.

Trekking nos Lençóis Maranhenses

Você sabia que é possível atravessar o Lençóis Maranhenses caminhando? A experiência inesquecível pode ser feita em no minimo 4 saindo de Atins até Santo Amaro (ou vice e versa). Além de conhecer lagoas praticamente “virgens” de turistas, os aventureiros pernoitam em duas comunidades em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Baixa Grande e Queimada dos Britos.

Outros lugares para conhecer na Rota das Emoções

  • Lagoa da Tatajuba – Jericoacoara
  • Mangue Seco – Jericoacoara
  • Ilha Grande – Parnaíba
  • Revoada dos Guarás – Tutóia
  • Cardosa – Barreirinhas
  • Caburé – Barreirinhas
  • Betânia – Santo Amaro
  • Espigão – Santo Amaro
  • Baixa Grande e Queimada dos Britos – Lençóis Maranhenses

Como fazer a Rota das Emoções:


Foto: Chico Rasta / MTur

Os roteiros da Rota das Emoções podem ser feitos com agências de turismo, carro próprio ou ônibus de viagem.

Diversas agências oferecem pacotes de roteiros personalizados onde já estão incluídos transfer (4×4+barco), hospedagens e alimentação. Essa é a opção mais vantajosa, pois os a logística dessa viagem é um pouco complicada. Os preços costumam ser um pouco altos, mas são justificados devido a comodidade de não ter que se preocupar com nada durante a viagem.

Também existe a possibilidade de chegar as principais cidades em carro próprio e fazer os passeios para as com acesso restrito a 4×4 e barcos com agências de receptivo. Outra possibilidade é fazer a locomoção entre as principais cidades em ônibus de viagem. Fortaleza, Jericoacoara, Camocim, Luis Correia, Parnaíba, Barreirinhas e Sã Luís são interligados por empresas terrestres que oferecem os trechos separadamente. Você pode conferir o valor aqui.

Melhor época para fazer a Rota das Emoções:


Foto: Rosanetur

A Rota das Emoções é um circuito que oferece muitas opções de atrações naturais para conhecer. O clima sempre quente dessa região do Brasil, permite com que o visitante possa desfrutar as praias desses destinos em qualquer época do ano sem a preocupação de pegar muitos dias seguidos de chuva, mas vamos adiantar que existe sim uma melhor época para visitar a Rota das Emoções.

Acontece que as lagoas em Jericoacoara e nos Lençóis Maranhenses são abastecidas com água de chuva que se acumulam entre a época mais chuvosa, durante os meses de maio a julho. Após essas datas as lagoas chegam ao seu nível máximo e permanecem assim até outubro.

Para quem gosta de velejar, o período dos ventos mais constantes acontece entre setembro e dezembro.

Em quanto tempo eu consigo fazer a Rota das Emoções?


Foto: Chico Rasta / MTur

Para curtir bastante e conhecer a Rota das Emoções inteira sugerimos pelo menos 7 dias. Vale a pena consultar agências de receptivo da região, já que o translado ente as cidades não é fácil, os melhores passeios precisam de guias experientes, veículos 4×4 e lanchas rápidas.

Para conhecer todos os destinos é necessário ter pelo menos 15 dias exclusivos para a rota. Os turistas que possuem menos tempo disponível geralmente fazem um roteiro passando pelas principais atrações: Jericoacoara, Barra Grande, Parnaíba, Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Onde se hospedar?


Foto: Jade Queiroz / MTUR

Jericoacoara | Essenza, Vila Kalango, Pousada do NortePousada Maxitália, Araxá Pousada, Pousada Windjeri, Casa na Praia, Pousada Jeri Dunas

Camocim | Villa del Mar Praia Hotel, Casa de São José

Barra Grande | Pousada BGK, Manati, Pousada Aldeia Namoa, Pousada Vento do Kite

Parnaíba | Casa de St. Antônio, Arrey Hotel Beach, Vila Parnaíba

Luis Correia | Carnaubinha Praia Resort, Rio Poty Hotel Praia, Coqueiro Beach

Tutóia | Pousada JagatáPousada Baluarte

Barreirinhas | Porto Preguiças Resort, Gran Lençóis, Hotel Rio Preguiças, Encantes do NordestePousada Paraíso dos Guarás

Atins | Pousada Jurara, Pousada Flamboyant, Pousada Cajueiro Atins

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Guia prático para visitar o Instituto Inhotim, em Minas Gerais

Artigo anterior

Conheça as principais tirolesas do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Aventura