Em qualquer estação a Serra Gaúcha adquire uma paisagem especial capaz de encantar qualquer viajante

A Serra Gaúcha é um dos principais destinos de inverno do Brasil e encanta milhares de turistas que chegam nessa região apaixonante do Rio Grande do Sul. Como se não bastasse as paisagens formadas pelas serras, cânions, cachoeiras e áreas verdes, as construções com estilo europeu deixadas de herança por imigrantes italianos e alemães, agregam ainda mais charme às cidades da região.

Essa mistura cultural está presente também na culinária e na rica bagagem histórica da Serra Gaúcha. Em Gramado, Canela e Bento Gonçalves é possível saborear pratos típicos dos gaúchos , conhecer museus e espaços dedicados à preservação da memória dos primeiros imigrantes que chegaram no local, admirar paisagens exuberantes e aproveitar a ótima estrutura hoteleira dos destinos são alguns dos pontos mais aclamados dos turistas que visitam o destino.

A Serra Gaúcha, além de proporcionar uma incrível experiência gastronômica e cultural, também oferece aos visitantes uma extensa variedade de esportes radicais e roteiros de ecoturismo. Engana-se também quem pensa que a região se resume apenas a famosa Gramado, um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo.

Em Nova Petrópolis, por exemplo, cidade de colonização alemã, encontram-se as melhores casas de café colonial. Em direção a Bento Gonçalves, é possível realizar degustações de vinho e fazer um delicioso passeio de Maria Fumaça. Você ainda pode se aventurar nas surpreendentes paisagens de Cambará do Sul.

Devido à proximidade entre as cidades e as estradas com paisagens floridas, passando por pequenos vilarejos charmosos, a Serra Gaúcha não deve ficar de fora da sua lista de próximos destinos para conhecer no Brasil.

Cidades da Serra Gaúcha


Foto: HU

Nova Petrópolis

Um destino pouco explorado, a cidade de Nova Petrópolis é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. O lugar, fundado por imigrantes alemães em 1858, faz parte da rota romântica e oferece aos visitantes a oportunidade de fazer uma viagem histórica por suas ruas e pelos deliciosos cafés coloniais.

Bento Gonçalves

Conhecida como a cidade das uvas, Bento Gonçalves mostra muito bem aos viajantes o estilo de vida do povo gaúcho. Colonizada por italianos, a marca deixada pelos antepassados continua presente nas deliciosas cantinas e no imenso acervo arquitetônico do século passado ainda preservado. Outra atração imperdível é o passeio de Maria Fumaça, que passa pelos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi.

Gramado

Gramado é a cidade mais conhecida da Serra Gaúcha, um refúgio para quem busca muito conforto, sofisticação e atrações variadas. Caminhar pela Rua Coberta para comprar uma lembrança, provar a grande variedade da gastronomia local e se aventurar no Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas, com certeza será uma experiência única.

Canela

Depois de Gramado, Canela é o destino mais procurado por turistas. E não é para menos: a cidade da grandiosa Catedral de Pedra, eleita como uma das 7 maravilhas do Brasil, ainda oferece diversas belezas naturais como o Parque do Caracol, com a cascata que leva o mesmo nome. A vista é incrível!

Cambará do Sul

As paisagens surpreendentes de Cambará do Sul, cidade localizada na fronteira entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é o destino perfeito para os adeptos à prática de esportes radicais. Apreciar um cenário surpreendente no Parque Nacional Aparados da Serra, com um dos maiores cânions do Brasil, é sem dúvida um dos melhores passeios para fazer na região.

Garibaldi

A cidade é um misto de cultura e arquitetura, tudo isso por conta da colonização de diversos povos, como os italianos, alemães e franceses. Garibaldi é rota dos turistas apaixonados por espumantes, que percorrem as diversas vinícolas para degustar a bebida.

Outra atração é caminhar pelas ruas charmosas do lugar, que são cercadas de casarões do século XX, calmaria e paz fazem parte da viagem.

O que fazer na Serra Gaúcha


Foto: Renato Soares / MTUR

Parque do Caracol – Canela

A Cascata Caracol é um dos principais cartões postais do município de Canela. Com mais de 120 metros de queda d’água, os turistas podem ter uma visão privilegiada dessa beleza da natureza. Para isso, é preciso enfrentar os 934 degraus que levam até o alto de um mirante. Outra opção para chegar ao topo, é realizar uma trilha e subir ao Observador, uma torre de 30 metros com um elevador panorâmico que permite uma vista 360° de todo o parque. Todo o esforço é recompensado ao observar toda aquela água e vida natural ao redor.

Catedral de Pedra – Canela

Localizada no centro de Canela a Catedral de Pedra, uma igreja em estilo gótico, que tem 65 metros de altura. Durante as festividades de final de ano, a Catedral de Pedra é palco da festa “Sonhos de Natal”, momento em que luzes são projetadas nas paredes da igreja, formando um espetáculo de luzes em frente ao jardim da atração.

Snowland – Gramado

Prepare as roupas de frio para curtir e brincar na neve, sem sair do Brasil. É possível se divertir em temperatura abaixo de zero, no primeiro parque de neve artificial indoor da América Latina, o Snowland. Com atividades para todas as faixas etárias, as atrações mais procuradas pelos turistas são a prática de esqui, snowboard e patinação no gelo.

Mini mundo  – Gramado

Voltar a ser criança, essa é a proposta do Mini mundo, um parque que contam com réplicas de construções famosas, construídas 24 vezes menores que as originais, como por exemplo a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre e o Neuschwanstein Castle, na Alemanha.

Lago Negro – Gramado

O Lago Negro é o local perfeito para relaxar em um fim de tarde, caminhando a sua volta para apreciar os encantadores arbustos de hortênsias que ganham ainda mais vida durante a primavera ou até mesmo andar de pedalinho.

Epopéia Italiana – Bento Gonçalves

Quer fazer uma viagem no tempo e entender a história da imigração italiana na região? O Epopéia Italiana é um parque temático que leva os visitantes a um passeio detalhado sobre a trajetória do povo italiano até sua chegada na cidade. Uma verdadeira aula de história.  

Viagem de Maria Fumaça – Bento Gonçalves

Um passeio imperdível em Bento Gonçalves é andar de “Maria Fumaça”. O trem percorre 23 km entre os municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa. O passeio tem início na antiga estação ferroviária, inaugurada em 1919 e oferece aos passageiros uma experiência típica, com músicas italianas, além da degustação de vinho produzidos na região.

Vinícolas – Bento Gonçalves

As vinícolas são o grande destaque do destino. São diversas produtoras que abrem suas portas para os turistas conhecerem as plantações, o processo de produção do vinho e degustar a bebida. Entre as mais procuradas estão as vinícolas Miolo e a Casa Valduga.

Caminho das Pedras – Bento Gonçalves

Percorrer 12 km cercado de uma paisagem belíssima é a proposta do passeio pelo Caminho das Pedras, uma atração imperdível em Bento Gonçalves. Pelo percurso ainda é possível se encantar com a arquitetura, formada por casas históricas de pedra e madeira, onde hoje funcionam deliciosos restaurantes e vinícolas.

Parque Nacional de Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra, está localizado entre os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Formado por grandes cânions criados à milhares de anos através de processos erosivos e do constante fluxo de águas de córregos, rios e riachos presentes na região, o parque funciona como unidade de preservação ambiental e abriga o famoso Cânion do Itaimbezinho.

Quando visitar a Serra Gaúcha


Foto: HU

O inverno e as festas de fim de ano são os dois períodos que mais atraem turistas ao local. Por conta disso, os preços de passagens e de hospedagem tendem a estar mais caros que em outras épocas do ano.

Viajar para as cidades da Serra Gaúcha em outras datas é uma oportunidade para economizar e desfrutar dos principais pontos turísticos sem a presença de muitos visitantes. E atrações não faltam para curtir a região em todas as estações, sempre há alguma atividade para fazer e se divertir nas cidades serranas.

Onde se hospedar?


Foto: Divulgação MTur

Gramado | Hotel Alpestre, Bavaria Sport Hotel, Hotel Le Château, Hotel Sky, Hotel Recanto da SerraHotel Laghetto Pedras AltasWish SerranoHotel Saint Andrews

Canela |Pier 704, Hotel Pousada Blumenberg, Hotel Tissiani Canela, Suzana Parque Hotel, Hotel Laghetto Vivace, Hotel Serra Nevada

Bento Gonçalves | Hotel Villa Michelon, OTEO Bento Gonçalves, Hotel Vinocap, Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection, Farina Park Hotel

Cambará do Sul | Cambará Eco Hotel, Parador Casa da Montanha, Refúgio da Floresta

Garibaldi | Hotel Casacurta, Hotel Pieta

» Parque de neve em Gramado: Snowland
» Rota dos vinhos em Bento Gonçalves
» Hotéis e Pousadas na Serra Gaúcha
» Templo budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Viagens de cruzeiros para fazer no Carnaval 2019

Artigo anterior

Melhor época para conhecer Salvador

Artigo seguinte

Você pode gostar