Guia completo da Chapada das Mesas

Refúgio cercado de cachoeiras, cânions, e formações rochosas intrigantes, a Chapada das Mesas está localizada no sul do Maranhão, e é destino para quem busca belas paisagens e contato com a natureza

Foto: Francisco Lusivaldo Marques / Wikimedia Commons

Conhecido internacionalmente por seu deserto tropical formado com dunas de areias brancas e lagoas com águas cristalinas, o Maranhão costuma ser lembrado sempre pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, mas o 8º maior estado do Brasil está localizado em uma área com forte transição de biomas e ecossistemas das regiões norte e nordeste, formando outros cenários surpreendentes que podem ser conferidos em inúmeros pontos do  estado.

Uma dessas atrações é a magnífica Chapada das Mesas, região que se destaca pelas belezas naturais compostas pela grande quantidade de montanhas, cânions, cachoeiras, rios e grutas presentes no destino. A porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada das Mesas é a cidade de Carolina, localizada no extremo sul do estado, a 800 km da capital São Luís, já na divisa do estado com o Tocantins.

A Chapada das Mesas ainda é um destino pouco explorado por turistas mas tem muito a oferecer, são dezenas de cachoeiras, trilhas, mirantes, bosques de buritizais, rios e poços de águas incrivelmente transparentes, que formam cenários surpreendentes e intocados, que na maioria das vezes estão em regiões inóspitas e só podem ser acessados em veículos 4×4.

As belezas naturais das paisagens ao redor das estradas que ligam Carolina as principais atrações da Chapada das Mesas vem despertando o desejo de adeptos de cicloturismo a desbravarem todos os encantos da região sul do estado de bicicleta, aumentando as maneiras de explorar e aproveitar esse pedaço tão especial do Brasil.

Leia também:
Cachoeira do Santuário, atração indispensável na Chapada das Mesas
Poço Azul encanta turistas na Chapada das Mesas no Maranhão
Chapada das Mesas: conheça a Cachoeira do Itapecuru
Chapada das Mesas: Cachoeiras do Prata e São Romão

Onde ficar na Chapada das Mesas


Foto: Otávio Nogueiraa / Flickr Wikimedia Commons

Carolina

A pacata cidade de Carolina teve seu apogeu no passado, por sua localização privilegiada às margens do Rio Tocantins, sendo parada indispensável de colonizadores que buscavam aprisionar índios para o trabalho na exploração de ouro. Até hoje o município tem vestígios dessa época presente em construções históricas que podem ser conferidas na ruas e praças da cidade, que tem como plano de fundo imensas montanhas e formações rochosas com o cume plano que lembram mesas de diferentes tamanhos e formatos.

Riachão

A cidade de Riachão está a 140 km de Carolina e não oferece boa estrutura para o turista. A cidade recebe turistas graças ao complexo Poço Azul, que abriga as três atrações mais belas da Chapada das Mesas: a Cachoeira Santa Bárbara, o Poço Azul e o Encanto Azul, um incrível poço de águas cristalinas formado entre as rochas da região.

O que fazer na Chapada das Mesas


Foto: Dante Laurini Jr / Wikimedia Commons

Portal da Chapada

Para chegar ao principal cartão postal da Chapada das Mesas, o visitante precisa subir no alto de um paredão composto por uma fenda aberta, que teve seu formato peculiar que lembra a forma do mapa de Tocantis, foi moldado pela a ação há milhares de anos.

Cachoeira São Romão

A Cachoeira São Romão fica no Rio Farinha a 70 km de Carolina, dentro da área do Parque Nacional da Chapada das Mesas. Além de apreciar a imensa cortina d’água, o visitante também pode apreciar a atração em uma trilha que segue em direção a uma gruta localizada atrás da queda.

Morro do Chapéu

Outro belo cartão postal da chapada, o Morro do Chapéu possui 376 metros de altura, e é visita obrigatória para adeptos de trekking e escalada que desejam ter uma visão bem extensa da região.

Santuário Pedra Caída

A Cachoeira do Santuário fica dentro do complexo turístico Pedra Caída a poucos km de distância de Carolina, para chegar até a cachoeira em meio a um paredão, o visitante precisa percorrer alguns metros de trilhas bem sinalizadas e estruturadas, entre um gigantesco cânion alagado.

Poço Azul

Principal atração da cidade de Riachão, a 130 km de Carolina o Poço Azul é a atração mais cobiçada de toda a chapada. O motivo são suas águas transparentes que despejam em um maravilhoso poço que chega até 5m de profundidade.

Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira formada pelo Rio Cocal, está no município de Riachão e tem 76 metros de altura. A Cachoeira Santa Bárbara foi batizada com esse nome graças a uma excêntrica formação rochosa presente no meio da queda d’água.

Encanto Azul

Outra atração de Riachão, o Encanto Azul é um poço de águas puras que jorram de uma nascente, formando uma incrível piscina natural com águas cristalinas. A atração está a poucos quilômetros de distância do Poço Azul.

Cachoeira do Itapecuru

As Cachoeiras do Itapecuru ficam localizadas junto à BR-230, 33 Km distante de Carolina e também são conhecidas como cachoeiras gêmeas. A atração oferece uma estrutura básica de restaurante, banheiro, chalés para pernoitar, e por isso, é também uma das mais movimentadas por moradores e turistas.

Outros atrativos da Chapada das Mesas

  • Cachoeira do Dodó
  • Cachoeira da Mansinha
  • Cachoeira do Prata
  • Cachoeira da Caverna
  • Cachoeira do Capelão
  • Torre da Lua
  • Encanto Azul
  • Praias do Rio Tocantins
  • Cachoeira do Garrote
  • Cachoeira da Porteira

Como chegar na Chapada das Mesas


Foto: Jhonatha Conection / MTUR

De avião

O aeroporto mais próximo da Chapada das Mesas é o de Imperatriz (200 km), São Luís (833 km) e Palmas – TO (500km). Em seguida a melhor maneira de chegar até lá é seguir de carro ou ônibus.

De carro

Vindo de Imperatriz – acesso pela BR-010 e BR-230 Vindo de São Luis (811 km) – acesso pela BR-135 (até BR- 226), MA-012, MA-132 e BR-230. São 850 km

De ônibus

A região recebe ônibus diários saindo de Imperatriz, São Luís e Palmas. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Carolina, vale ligar na rodoviária da cidade:
Tel: (99) 3531-2076

Melhor época para visitar a Chapada das Mesas


Foto: Jhonatha Conection / MTUR

A região da Chapada das Mesas tem temperaturas elevadas durante o ano todo. Em julho as praias fluviais do Tocantins aparecem e são invadidas por turistas da região. As estações predominantes são o inverno (de Setembro a Maio época em que são freqüentes as trovoadas) e o verão (de Junho a Agosto).

Onde se hospedar na Chapada das Mesas


Foto: Jhonatha Conection / MTUR

Carolina | Pousada dos Candeeiros, Pousada Águas da Chapada, Pousada do Lajes, Rancho das EstrelasRefúgio do Raiz Camping

Riachão | Pousada Chapada das Mesas

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.