Começar o dia caminhando por praias semi-desertas formadas por bancos de areia finas e intensamente brancas, contemplar revoadas de garças, mergulhões, guarás vermelhos e outras espécies que parecem se exibir em voos que pincelam um grandioso céu azul. Refrescar-se do clima quente em um litoral de águas calmas e claras ou optar por banhos em lagoas de água doce cercada por uma vegetação rasteira e dunas, caminhar tranquilamente em uma vila com ruas de areia onde não é permitido o acesso de qualquer veículo motorizado e aproveitar o clima zen de uma charmosa vila de pescador em um pedacinho do litoral brasileiro chamado de costa amazônica, são apenas alguns motivos para você deixar-se levar pelas belezas naturais da vila de Algodoal e adicionar o destino paraense na sua lista de próximos destinos.

A simpática e bucólica vila fica na Ilha de Maiandeua, que pertence ao município de Maracanã, no nordeste do estado do Pará é um dos lugares mais cobiçados dos paraenses durante as férias e feriados prolongados, mas ainda não é muito popular entre os brasileiros e estrangeiros que visitam o estado. O charme de Algodoal começa no trajeto para chegar até ilha, partimos em um barco tradicional da vila de Marudá em Marapanim em um rústico Porto, erguido sobre palafitas.

A viagem dura em torno de 40 minutos dependendo da maré, no trajeto nos deslumbramos com as belezas da região, com inúmeras praias e manguezais e com sorte você pode avistar alguns botos cinzas que passam com frequência ao redor da ilha.

O destaque da vila são as casinhas de alvenaria típica dos ribeirinhos que moram em toda a região da Amazônia e as poucas ruas de areia quase sem iluminação que mantém a calmaria do lugar, internet e sinal de telefone também são bem escasso na ilha, outro fator que promete fazer com que você interaja 100% com a natureza.

Belas praias para usufruir ao máximo também não falta na ilha, começando pela Praia Grande que durante a maré baixa ganha um extenso banco de areia que desenha todo o cenário deixando a paisagem ainda mais paradisíaca. A Praia da Princesa é a mais famosa e frequentada pelos turistas e locais pela enorme quantidade de bares e restaurantes disponíveis em toda a praia. Para chegar até a atração você pode optar em fazer uma tranquila e relaxante caminhada ou pedir uma ajuda para os simpáticos “táxi-charretes”, outra opção interessantíssima de turismo para fazer na praia é conhecer o charmoso Lago da Princesa.

No outro lado da ilha o charme fica por conta da vila de Fortalezinha, um lado ainda mais rústico da Ilha de Maiandeua e menos explorado pelos turistas. O pequeno vilarejo está situado em uma parte alta da ilha onde é possível admirar essa parte do litoral recortado por um banco de areia.

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

Foto: Gustavo Albano

» Como chegar na ilha de Algodoal saindo de Belém, no Pará
» Você está precisando tirar férias em Algodoal, uma ilha no Pará
» Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense
» Ilha do Marajó – Turismo exótico no Pará
» Veja o lugar que ficou conhecido como caribe amazônico

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Como funciona o passeio de balão na Capadócia

Artigo anterior

Viajar deixa as pessoas mais felizes do que comprar coisas

Artigo seguinte

Você pode gostar