Feriado em Brotas: o que fazer em quatro dias na cidade

Atualizada em:

Confira atividades para curtir em quatro dias num Feriado em Brotas, uma ótima sugestão para aproveitar um feriado prolongado na cidade 

Certamente, sempre que surge a oportunidade de um feriado prolongado para aproveitar, como o de Corpus Christi, saímos em busca de lugares próximos e interessantes para programar uma viagem rápida.

Sem dúvida, para quem vive no Estado de São Paulo ou na própria capital, há um destino que contempla atrações para todas as idades e preferências. E que agrada desde quem prefere se aventurar em esportes radicais a quem quer apenas descansar e contemplar a natureza. Trata-se da cidade de Brotas, um refúgio perfeito para uma escapada em um feriado prolongado.

Cercada por montanhas, rios e uma rica vegetação, Brotas é um verdadeiro paraíso para os amantes dos esportes radicais e oferece atrações quase infindáveis para quem é viciado em emoção. Além disso, a cidade conta com uma rede hoteleira ampla e preparada para atender todos os gostos e bolsos, espaços gastronômicos charmosos e muita diversão.

Roteiro em Brotas

Dia 1 – Areia que Canta

Brotas
Areia Que Canta. Foto: Guia Viajar Melhor

Em primeiro lugar, neste primeiro dia em Brotas, conheça um dos lugares mais surpreendentes da cidade, a nascente Areia Que Canta. Localizada dentro de um hotel fazenda de mesmo nome, o local pode ser acessado por meio de um passeio guiado de três horas. Esse passeio inclui trilhas, banho de rio e uma hidromassagem natural. Além disso, a gigante nascente de águas cristalinas é um fervedouro em pleno interior de São Paulo e flutuar em suas águas é uma experiência única. Surpreendentemente, os olhas d’água da piscina natural chegam a jorrar 70 mil litros de água por hora.

Mas, o nome tem explicação. A areia que se encontra no fundo do fervedouro misturada a finíssimos grãos de quartzo que, quando friccionados, fazem lembrar o som de uma cuíca. Além do passeio até a nascente, o espaço conta com um grande circuito na fazenda que oferece atividades de ecoturismo, como cavalgada e tirolesa, além de fazendinha, piscina natural, observação de pássaros. entre outras. Quem se hospeda no Areia que Canta tem acesso às atrações, mas o local oferece também o sistema day use, onde visitantes podem aproveitar todas as atividades. Por fim, o local conta com um ótimo restaurante que oferece comida típica da fazenda.

Alameda Catharina
Alameda Catharina. Foto: Divulgação

Durante a noite, para curtir uma atmosfera descolada com várias opções gastronômicas, uma dica é passar no Alameda Catharina, um centro comercial localizado na rua principal da cidade. Isso porque o espaço conta com lugares incríveis. O Guadalupe, restaurante mexicano; o pub Brotas Beer, que oferece diversos rótulos de cerveja e um delicioso bolinho de cevada; o Da Roça, que oferece lanches generosos tradicionais de Brotas; e, para finalizar, o Catharina Café & Sorvete, para degustar um bom cafezinho e deliciosos gelattos.

Dia 2 – Recanto das Cachoeiras

Recanto das Cachoeiras - Brotas
Recanto das Cachoeiras. Foto: Guia Viajar Melhor

O segundo dia desse roteiro por Brotas, é hora de conhecer algumas das mais belas cachoeiras da cidade e curtir em outras atividades no Recanto das Cachoeiras. Isso porque é um complexo localizado em uma área com o maior remanescente de mata nativa do município. Com uma excelente infraestrutura, o espaço trabalha apenas com o sistema day use, onde é possível percorrer as trilhas e acessar belas cachoeiras por um valor único por pessoa. Por fim, outra atração recém-inaugurada é uma incrível piscina de borda infinita com uma vista para as belas montanhas da região.

Além disso, entre as atividades do Recanto das Cachoeiras  estão as trilhas a bordo de um quadriciclo, arvorismo, tirolesa e cavalgada. O parque conta com quatro cachoeiras, sendo as principais a de Santo Antônio, com 20 metros de altura, e a da Roseira, com uma queda impressionante de 55 metros. As trilhas são autoguiadas e de fácil acesso, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida. Por fim, o Recanto das Cachoeiras conta com diversos mirantes para apreciar a vista da região e um restaurante com preço fixo e comida típica da fazenda.

Fundação CEU - Brotas
Fundação CEU. Foto: Guia Viajar Melhor

Seguindo o roteiro, durante a noite há um passeio reservado para aqueles que gostam de astronomia. A Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), que fica localizada dentro do completo do Brotas Eco Resort, é um centro de divulgação de ciência e astronomia. Sendo assim, no local, é possível realizar uma observação do céu por meio de dois modernos telescópios onde monitores ensinam a identificar planetas e a compreender melhor o universo. Com sorte e se o tempo estiver bom, a experiência é muito interessante. Mas, caso contrário, há também um planetário digital que apresenta projeções do céu.

Dia 3 – Ecoparque Cassorova

Ecoparque Cassorova
Ecoparque Cassorova. Foto: Guia Viajar Melhor

O terceiro dia do roteiro de feriado por Brotas é dedicado a conhecer as atrações do Ecoparque Cassorova, que abriga a cachoeira de mesmo nome, eleita pela Viagem e Turismo como uma das 8 quedas d’água mais bonitas do Brasil. No entanto, outra cachoeira incrível também fica dentro do complexo, a dos Quatis. Acessada por uma trilha de 1500 metros, envolta por Mata Atlântica e com diversos mirantes, a belíssima queda de 46 metros de queda livre forma uma piscina natural.

Brotas
Ecoparque Cassorova. Foto: Guia Viajar Melhor

Já a Cachoeira Cassorova, cartão-postal da cidade, é acessada por uma trilha autoguiada de 200 metros, em um trajeto seguro e tranquilo. Surpreendentemente, a imponente queda de 60 metros de altura impressiona por sua beleza e força. Para os corajosos, duas tirolesas panorâmicas fazem os visitantes atravessarem por cima da cachoeira a uma altura de 110 metros. Além disso, há uma ponte suspensa que proporciona uma visão privilegiada do local e muito frio na barriga.

Brotas Bar
Brotas Bar. Foto: Guia Viajar Melhor

Com toda a certeza, durante a noite, uma dica é visitar o Brotas Bar, uma grande homenagem gastronômica à cidade. Construído em um casarão centenário no centro de Brotas, ele ainda preserva a antiga estrutura em um ambiente temático que homenageia os esportes de aventura da cidade, sobretudo o rafting. Além disso, nos tetos, caiaques iluminam o ambiente e uma grande mesa em formato de bote, ideal para reunir os amigos. Fora a decoração especial, os pratos são deliciosos e caprichados. Por isso, a sugestão é pedir a porção de coxinhas como entrada, o filet mignon com crosta de parmesão e risoto de limão de prato principal e, de sobremesa, um delicioso trio de pudins.

Dia 4 – Ecoparque Poção

Ecoparque Poção
Ecoparque Poção. Foto: Guia Viajar Melhor

No último dia deste roteiro por Brotas a aventura continua – e há muita adrenalina pela frente. Portanto, a dica é reservar um passeio pelo Ecoparque Poção, um complexo que reúne diversas atividades para toda a família. Onde é possível praticar, por exemplo, flutuação no rio, boia cross, arvorismo e o famoso rafting. Uma novidade do local é o Sky Rider, a primeira tirolesa em curvas da América Latina que possui mais de 400 metros de extensão percorrendo árvores e curvas acentuadas.

Outra tirolesa, apelidada de “Voo do Poção”, percorre mais de 1000 metros passando por cima do rio Jacaré em um trajeto repleto de emoção e adrenalina. O local também oferece um restaurante em sistema de buffet com diversos pratos típicos do interior que são cultivados ali mesmo.

Todas as atividades do Poção são auditadas pela Alaya, uma empresa que é referência pelo seu padrão de qualidade na gestão de segurança, inclusive no exterior. Além disso, há diversas opções de pacotes de day use no local, algumas com almoço incluso.

Onde se hospedar em Brotas?

Brotas Eco Resort
Brotas Eco Resort. Foto: Guia Viajar Melhor

Brotas Eco Resort

Com um estilo de hotel fazenda, mas sem perder o conforto de um resort, o Brotas Eco Resort permite vivenciar a rotina e o sossego do campo. O espaço oferece um cronograma de atividades que os hóspedes podem aproveitar diariamente. Além disso, tem uma estrutura completa de hospedagem e uma ótima gastronomia. Portanto, é um espaço perfeito que garante diversão a toda a família.

Hotel Fazenda Areia Que Canta

Localizado dentro do complexo Areia Que Canta, o hotel proporciona acesso livre dos hóspedes nos dois circuitos turísticos disponíveis, aproveitando toda a estrutura de lazer, gastronomia e atividades na natureza. Por fim, a acomodação oferece quartos amplos e bem equipados, com varanda e vista para o lago.

Leia também:

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima