Confira atividades para curtir em quatro dias em Brotas, uma ótima sugestão para aproveitar um feriado prolongado na cidade 

Sempre que surge a oportunidade de um feriado prolongado para aproveitar, como o de Corpus Christi, saímos em busca de lugares próximos e interessantes para programar uma viagem rápida.

Para quem vive no Estado de São Paulo ou na própria capital, há um destino que contempla atrações para todas as idades e preferências, agradando desde quem prefere se aventurar em esportes radicais a quem quer apenas descansar e contemplar a natureza. Trata-se da cidade de Brotas, um refúgio perfeito para uma escapada em um feriado prolongado.

Cercada por montanhas, rios e uma rica vegetação, Brotas é um verdadeiro paraíso para os amantes dos esportes radicais e oferece atrações quase infindáveis para quem é viciado em emoção. Para completar, a cidade ainda conta com uma rede hoteleira ampla e preparada para atender todos os gostos e bolsos, espaços gastronômicos charmosos e muita diversão.

Confira um roteiro para passar um feriado de quatro dias na cidade:

Dia 1 – Areia que Canta


Areia Que Canta. Foto: Guia Viajar Melhor

Neste primeiro dia em Brotas, conheça um dos lugares mais surpreendentes da cidade, a nascente Areia Que Canta. Localizada dentro de um hotel fazenda de mesmo nome, o local pode ser acessado por meio de um passeio guiado de três horas, que também inclui trilhas, banho de rio e uma hidromassagem natural. A gigante nascente de águas cristalinas é um fervedouro em pleno interior de São Paulo e flutuar em suas águas é uma experiência única. Os olhas d’água da piscina natural chegam a jorrar 70 mil litros de água por hora.

O nome tem explicação: a areia que se encontra no fundo do fervedouro misturada a finíssimos grãos de quartzo que, quando friccionados, fazem lembrar o som de uma cuíca. Além do passeio até a nascente, o espaço conta com um grande circuito na fazenda que oferece atividades de ecoturismo, como cavalgada e tirolesa, além de fazendinha, piscina natural, observação de pássaros entre outra. Quem se hospeda no Areia que Canta tem acesso às atrações, mas o local oferece também o sistema day use, onde visitantes podem aproveitar todas as atividades. O local também conta com um ótimo restaurante que oferece comida típica da fazenda.

Alameda Catharina. Foto: Divulgação

Durante a noite, para curtir uma atmosfera descolada com várias opções gastronômicas, uma dica é passar no Alameda Catharina, um centro comercial localizado na rua principal da cidade. O espaço conta com o Guadalupe, restaurante mexicano, o pub Brotas Beer, que oferece diversos rótulos de cerveja e um delicioso bolinho de cevada, o Da Roça, que oferece lanches generosos tradicionais de Brotas e, para finalizar, o Catharina Café & Sorvete, para degustar um bom cafezinho e deliciosos gelattos.

Dia 2 – Recanto das Cachoeiras


Recanto das Cachoeiras. Foto: Guia Viajar Melhor

O segundo dia desse roteiro por Brotas, é hora de conhecer algumas das mais belas cachoeiras da cidade e curtir em outras atividades no Recanto das Cachoeiras, um complexo localizado em uma área com o maior remanescente de mata nativa do município. Com uma excelente infraestrutura, o espaço trabalha apenas com o sistema day use, onde é possível percorrer as trilhas e acessar belas cachoeiras por um valor único por pessoa. Outra atração recém-inaugurada é uma incrível piscina de borda infinita com uma vista para as belas montanhas da região.

Entre as atividades do Recanto das Cachoeiras também estão as trilhas a bordo de um quadriciclo, arvorismo, tirolesa e cavalgada. O parque conta com quatro cachoeiras, sendo as principais a de Santo Antônio, com 20 metros de altura, e a da Roseira, com uma queda impressionante de 55 metros. As trilhas são autoguiadas e de fácil acesso, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida. O Recanto das Cachoeiras também conta com diversos mirantes para apreciar a vista da região e um restaurante com preço fixo e comida típica da fazenda.

Fundação CEU. Foto: Guia Viajar Melhor

Seguindo o roteiro, durante a noite há um passeio reservado para aqueles que gostam de astronomia. A Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), que fica localizada dentro do completo do Brotas Eco Resort, é um centro de divulgação de ciência e astronomia. No local, é possível realizar uma observação do céu por meio de dois modernos telescópios onde monitores ensinam a identificar planetas e a compreender melhor o universo. Com sorte e se o tempo estiver bom, a experiência é muito interessante. Caso contrário, há também um planetário digital que apresenta projeções do céu.

Dia 3 – Ecoparque Cassorova


Ecoparque Cassorova. Foto: Guia Viajar Melhor

O terceiro dia do roteiro de feriado por Brotas é dedicado a conhecer as atrações do Ecoparque Cassorova, que abriga a cachoeira de mesmo nome, eleita pela Viagem e Turismo como uma das 8 quedas d’água mais bonitas do Brasil. No entanto, outra cachoeira incrível também fica dentro do complexo, a dos Quatis. Acessada por uma trilha de 1500 metros, envolta por Mata Atlântica e com diversos mirantes, a belíssima queda de 46 metros de queda livre forma uma piscina natural.

Ecoparque Cassorova. Foto: Guia Viajar Melhor

Já a Cachoeira Cassorova, cartão-postal da cidade, é acessada por uma trilha autoguiada de 200 metros, em um trajeto seguro e tranquilo. A imponente queda de 60 metros de altura impressiona pela beleza e força. Para os corajosos, duas tirolesas panorâmicas fazem os visitantes atravessarem por cima da cachoeira a uma altura de 110 metros. Ainda há uma ponte suspensa que proporciona uma visão privilegiada do local, além, é claro, do frio na barriga.

Brotas Bar. Foto: Guia Viajar Melhor

Durante a noite, uma dica é visitar o Brotas Bar, uma grande homenagem gastronômica à cidade. Construído em um casarão centenário no centro de Brotas, ele ainda preserva a antiga estrutura em um ambiente temático que homenageia os esportes de aventura da cidade, sobretudo o rafting. Nos tetos, caiaques iluminam o ambiente e uma grande mesa em formato de bote, ideal para reunir os amigos. Fora a decoração especial, os pratos são deliciosos e caprichados. A sugestão é pedir a porção de coxinhas como entrada, o filet mignon com crosta de parmesão e risoto de limão de prato principal e, de sobremesa, um delicioso trio de pudins.

Dia 4 – Ecoparque Poção


Ecoparque Poção. Foto: Guia Viajar Melhor

No último dia deste roteiro por Brotas a aventura continua – e há muita adrenalina pela frente. A dica é reservar um passeio pelo Ecoparque Poção, um complexo que reúne diversas atividades para toda a família, onde é possível praticar flutuação no rio, boia cross, arvorismo e o famoso rafting. Uma novidade do local é o Sky Rider, a primeira tirolesa em curvas da América Latina que possui mais de 400 metros de extensão percorrendo árvores e curvas acentuadas.

Outra tirolesa, apelidada de “Voo do Poção”, percorre mais de 1000 metros passando por cima do rio Jacaré em um trajeto repleto de emoção e adrenalina. O local também oferece um restaurante em sistema de buffet com diversos pratos típicos do interior que são cultivados ali mesmo.

Todas as atividades do Poção são auditadas pela Alaya, uma empresa que é referência pelo seu padrão de qualidade na gestão de segurança, inclusive no exterior. Há diversas opções de pacotes de day use no local, algumas com almoço incluso.

Onde se hospedar em Brotas?


Brotas Eco Resort. Foto: Guia Viajar Melhor

Brotas Eco Resort

Com um estilo de hotel fazenda, mas sem perder o conforto de um resort, o Brotas Eco Resort permite vivenciar a rotina e o sossego do campo. O espaço oferece um cronograma de atividades que os hóspedes podem aproveitar diariamente, além de uma estrutura completa de hospedagem e uma ótima gastronomia. Um espaço perfeito que garante diversão a toda a família.

Hotel Fazenda Areia Que Canta

Localizado dentro do complexo Areia Que Canta, o hotel proporciona acesso livre dos hóspedes nos dois circuitos turísticos disponíveis, aproveitando toda a estrutura de lazer, gastronomia e atividades na natureza. A acomodação oferece quartos amplos e bem equipados, com varanda e vista para o lago.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Você pode passar uma noite no ônibus original das Spice Girls

Artigo anterior

Blogueiro compartilha mapa com senhas de wifi de aeroportos do mundo todo

Artigo seguinte

Você pode gostar