Experiências únicas que você só vai ter viajando

Mais do que lembranças inesquecíveis, nunca voltamos o mesmo depois de uma experiência marcante em nossas vidas. Em cada viagem, quebramos pensamentos preconcebidos, nos permitimos ao novo, e como crianças curiosas vestidas de turistas, nos atentamos a cada detalhe que surge. Nos transformamos e evoluímos em cada aprendizado, em cada contato com o extraordinário, mas afinal, o que realmente levamos de uma viagem? Aqui separamos algumas das sensações mais encantadoras que você pode sentir depois de uma aventura.

Vivências únicas na natureza

Na maioria das vezes que buscamos um novo destino para conhecer sempre pensamos em belas paisagens, culturas exóticas e lugares onde a natureza ainda prevalece quase intacta. Esse contato com regiões pouco exploradas tem o poder de afastar nossos pensamentos da rotina nas grandes cidades, trazendo momentos de paz, contemplação e descobertas.

Se você está à procura dessas experiências, existem diversas regiões espalhadas pelos 4 cantos do mundo onde a natureza é quem manda. No extremo sul da Argentina e do Chile, a Patagônia é destino perfeito repleto de cenários surreais. As paisagens “do fim do mundo” impressionam pela imensidão. Geleiras, montanhas, animais exóticos e a geografia magnífica de uma das regiões mais remotas do planeta. Todas essas características formam esse paraíso único, que atraí cada vez mais viajantes de todas as partes do mundo e promete vivências inesquecíveis.

Patagonia. Foto - Flickr Mrzbrt

Muito escolhido por estrangeiros, a floresta amazônica desperta curiosidade e interesse em muitas pessoas, com uma boa equipe de guias especializados é possível desfrutar das belezas naturais da maior floresta tropical do planeta com a maior segurança.

A reserva Mamirauá está próxima do município de Tefé a cerca de 600km de Manaus, num terreno que fica alagado durante o período de cheia. Entre os meses de maio a setembro, a água sobe cerca de 10 a 12 metros, tornando-se a maior área de floresta alagada do mundo, totalmente intocada em sua imensidão. O transporte até a região é feito de barco e muitos já consideram o trajeto um passeio memorável. O turismo nessa região inóspita fica por conta de caminhadas na selva, focagem noturna, pescaria, visita à casa de ribeirinhos, passeios de canoa, observação de animais e um mergulho profundo na história do nosso país.

Amazonas - Foto Fernando Dias

Conhecer e entender civilizações extintas

Viajar é uma das formas mais didáticas para aprender e entender a evolução de outras nações, enriquecendo cada vez mais nosso conhecimento e nossa bagagem na prática. Vivenciar outras culturas nos possibilita um aprofundamento na história do nosso planeta, sendo uma verdadeira aula em cada viagem.

Uma das civilizações que mais chamam atenção até hoje são os incas. Entre os diversos vestígios deixados por um dos povos mais sábios da América, está a cidade perdida de Machu Picchu, um dos destinos mais visitados do mundo. Prato cheio para curiosos que desejam desvendar os mistérios da Cidade de Pedra, construída a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba. Local histórico que recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Impossível não se apaixonar!

Foto - Walter Dias

Na América Central, a civilização maia também deixou o seu legado, encantando viajantes até os dias de hoje. Além dos diversos sítios arqueológicos mexicanos, vale incluir em seu roteiro a cidade de Chichén Itzá, que funcionou como centro político e econômico da civilização e está localizada no estado de Yucatán. A cidade arqueológica possuí diversas construções que intrigam os visitantes, como o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e a Pirâmide de Kukulkán, que foi construída por volta dos anos de 440 a 45, sendo também considerada Patrimônio Mundial da Unesco, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.

Chichen Itza. Foto - Flickr Elpanda

Superar e resistir a desafios extremos

Para os mais aventureiros, atividades como montanhismo e o trekking vem se popularizando cada vez mais. As pessoas que praticam o trekking têm a oportunidade de desfrutar do contato extremo com a natureza em uma ótica muito mais próxima e profunda, proporcionando um grande contato com o destino escolhido. Para isso é necessário, dependendo do roteiro, um bom preparo físico, equipamentos apropriados, sapatos confortáveis e muita disposição.

Um dos pontos culminantes para amantes dessa modalidade no Brasil é o Monte Roraima, um dos lugares mais antigos do planeta com cerca de 1,7 a 2 bilhões de anos. O gigantesco monte amazônico possuí 2.734 metros de altitude e está localizado no extremo norte do país, fazendo divisa com a Venezuela e a Guiana. O monte fica no Parque Nacional do Monte Roraima, uma área de 116 mil hectares. A maioria dos turistas que vão ao monte Roraima é da Venezuela e da Europa. Os brasileiros não são mais do que 10% dos visitantes. Quem vai à região também pode aproveita para conhecer o salto Angel, na Venezuela. É a maior queda d’água do mundo, com altura de quase um quilômetro – mais exatamente 979 metros. Também no Brasil, a travessia nos Lençóis Maranhenses é uma de nossas preferidas, sendo considerado um dos roteiros mais surpreendentes da América do Sul, já contamos em outro post um pouco da nossa experiência fazendo o trekking de 4 dias.

Monte Roraima. Foto - Flickr Marc SparksLençóis Maranhenses. Foto - Flickr tatonow

O Kilimanjaro é um dos 7 cumes mais altos de todos os continentes, sendo também o ponto mais alto da África e bastante procurado por trekkers e aventureiros. Em um cenário de savana, o imenso cume pode ser um ótimo destino para quem quer começar a subir as maiores montanhas no mundo. Este antigo vulcão, com o topo coberto de neves ergue-se no meio de uma planície de vegetação rasteira, oferecendo um espetáculo único. A travessia exige um bom condicionamento físico pelas longas distâncias percorridas, mesmo não sendo uma subida realmente técnica.

Kilimanjaro. Foto - Eric Dewar

Desbravar ambientes inóspitos e exóticos

Conhecer os lugares mais remotos do mundo, onde a natureza predomina em sua forma mais majestosa, pode ser uma das experiências mais surpreendentes que você pode ter em uma viagem. Lugares exóticos, regiões inóspitas e um mundo inteiro de descobertas nos fazem refletir como somos pequenos diante de tanta beleza.

Um desses destinos que enche os olhos de quem visita, é o Deserto do Saara em Marrocos. O turismo feito no maior deserto do mundo é totalmente diferente de tudo que você já viu. Nos roteiros passeios pelas dunas com camelos ou veículos 4×4, cidades imperiais e até mesmo um camping no meio do deserto irão proporcionar longas histórias para a vida toda.

Marrocos. Foto - Paula Reggiori

Outra opção também em solo brasileiro é o Jalapão, no estado do Tocantins. O destino ainda é pouco explorado devido seu difícil acesso, mas agrada em cada detalhe. A paisagem do Jalapão é realmente incrível e impressiona pela imensidão e abundância de atrativos, quase sempre paradisíacos sendo uma das menores densidades demográficas do Brasil. Por lá você encontra serras, chapadões, rios com águas transparentes e puras, cachoeiras de águas azuis, nascentes borbulhantes, praias desertas e dunas com cerca de 40 metros de altura, esses e muitos outros atrativos fazem com que a região se destaque como uma das mais belas e exóticas do país.

Jalapao. Foto - Flickr melcape_01

Aprender sobre culturas exóticas

Não há maneira melhor de conhecer uma cultura do que vivê-la. Conhecer novos costumes, crenças e tradições ajudam o viajante a expandir a mente e quebrar paradigmas.

A Índia é um dos países mais interessantes para visitar se você está a procura de experiências intensas. Tudo surpreende o viajante, seja pela beleza do povo, pela novidade espalhada por todos os lados ou simplesmente pelo choque cultural entre nossos costumes. Um ponto forte a ser explorado quando estiver no país são as manifestações culturais, como o Hole (Festival das Cores), uma das manifestações populares mais belas do mundo. A culinária também chama atenção dos estrangeiros que visitam o país, os pratos indianos podem causar estranheza à primeira vista, porém, conhecer um pouco sobre a rica culinária indiana com suas ervas, temperos e especiarias  pode fazer muita gente mudar de opinião e se aventurar a prová-los. A variedade de temperos e especiarias é o que fazem a culinária da Índia tão famosa em todo o mundo.

india. Foto - Luca Pelucchi

Admirar o poder da natureza

Existem lugares que a natureza trabalha de uma forma tão poderosa que a contemplação é a melhor forma de aproveitar algumas dessas atrações. A sensação de estar em algum lugar desses é inexplicável.

O Grand Canyon é sem dúvida um dos lugares mais bonitos e impressionantes do mundo. Já imaginou explorá-lo com toda família abordo de um motor home, por exemplo? Sua extensão é tão grande que existem diversas maneiras de conhecer a atração, além de visitar Las Vegas na mesma viagem! Entre elas estão caminhadas, se aventurar pelo rio com um caiaque, bote ou até mesmo sobrevoar a região de helicóptero. Medindo quatrocentos e quarenta quilômetros de comprimento, quase dois quilômetros de profundidade e largura variando de 200 metros a 27 quilômetros e é considerado como uma das maiores maravilhas da natureza.

Grand Canyon. Foto - Flickr parsonrob

No Brasil o Parque Nacional Aparados da Serra marca a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Parque possuí o maior conjunto de cânions do relevo brasileiro e é considerado um santuário para amantes de atividades de aventura. Os paredões de até 900 metros de altura se formaram com a separação da América com a África, cerca de 84 milhões de anos atrás. Entre as principais atrações estão o Cânion Itambézinho e o Cânion Fortaleza, duas paradas muito procuradas por quem deseja conhecer a exuberância dessa região do país.

Aparados da Serra - Radamés Manosso

Já na Bolívia, uma boa sugestão para quem busca fugir da alta do dólar, é visitar algumas da belezas mais singulares do país. O povo boliviano é bem receptivo e faz de tudo para agradar. Próximo a borda da Cordilheira dos Andes, nos estados de Potosí e Oruro, o Salar de Uyuni surpreende, sendo a maior planície de sal do mundo. O fenômeno é o que sobrou de um mar inteiro que evaporou com o choque das placas tectônicas, formando também a própria Cordilheiras dos Andes. Um imenso chapadão branco, rodeado por montes a perder de vista que nos convidam para uma contemplação de horas. O deserto boliviano também é cheio de vida, sendo habitat ideal para animais silvestres como os flamingos cor de rosa da região. Ótimas fotografias e recordações inesquecíveis fecham este roteiro com primor.

Salar de Uyuni. Foto - Pablo Cuadra

Essas são apenas algumas das experiências enriquecedoras que você pode ter viajando por aí. Conheça esses e outros roteiros no Brasil e no exterior com a PISA Trekking, agência especializada em promover viagens junto à natureza e outras culturas.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Navagio Beach, a praia mais bonita do mundo
Conheça as praias mais procuradas no Brasil
Os melhores passeios para fazer em Angra dos Reis
100 destinos brasileiros que você precisa conhecer
A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos

Fotos: Mrzbrt/Flickr (1), Fernando Dias (2), Walter Dias (3), Elpanda/Flickr (4), Marc Sparks (5), Tatonow/Flickr (6), Eric Dewar (7), Paula Reggiori (8), Melcape/Flickr (9), Luca Pelucchi (10), Personrob/Flickr (11), Radamés Manosso (12) e Pablo Cuanda (13)


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.


comentários

  1. Morro de vontade de conhecer o parque do Jalapão. Chapada Diamantina e dos Guimarães também são excelentes pedidas!
    Excelente artigo!

  2. Pingback: 6 experiências incríveis viajando pelo mundo | Viagem Livre

  3. Pingback: 6 experiências incríveis viajando pelo mundo | Mídia Turis

  4. “Wow, amazing weblog layout! How lengthy have you been blogging for? you made blogging glance easy. The whole glance of your website is fantastic, let alone the content material!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *