Exposições e homenagens ao gênio renascentista marcam o quinto centenário de sua morte em diversas cidades europeias

O gênio renascentista Leonardo da Vinci é o grande protagonista do ano de 2019, período que marca os 500 anos de sua morte – que ocorreu em maio de 1519 em Amboise, na França – e o momento oportuno para homenagear seu vasto legado artístico e científico.

Diversos eventos entre exposições, apresentações e atividades especiais vão acontecer por toda a Europa para celebrar a data. A começar pela Itália – sobretudo a região da Toscana, berço do Renascimento e da terra natal do artista – seguindo pela França, onde foi sepultado, e por fim passando por várias cidades do Reino Unido, diversas manifestações vão exaltar o legado do homem que estava muito à frente de seu tempo.

Acompanhe aqui quais serão os eventos na Europa que vão marcar os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci e aproveite a oportunidade única caso tenha uma viagem marcada para alguma dessas regiões.

Florença


Foto: Pixabay

Em Florença, berço do Renascimento, é onde estão concentradas a maior parte das homenagens a Da Vinci na Itália. Foi na cidade que o jovem Leonardo tomou aulas como aprendiz do artista Andrea del Verrocchio e adquiriu suas primeiras influências intelectuais. Parte desse processo está em exposição no Palácio Strozzi, que apresenta na mostra “Verrocchio, o Mestre de Leonardo” telas de seu mentor e de seus alunos, em cartaz até o dia 14 de junho.

No Palazzo Vecchio, também em Florença, a mostra “Leonardo a Firenze”, que fica em cartaz até 24 de junho, apresenta partes do Codex Atlanticus, uma coleção de documentos que reúnem mais de mil páginas com anotações de Leonardo sobre seus estudos.

Em Florença também está a mostra “Leonardo da Vinci: Visões – Os Desafios Tecnológicos do Gênio Universal”, no Museu Galileu até fevereiro de 2020, que apresenta na projetos, instrumentos, ferramentas e livros que pertenciam ao mestre renascentista.

Vinci


Foto: Ramón Cutanda/ Flickr

Vinci, que fica a apenas 48 quilômetros de Florença, é a cidade onde Leonardo nasceu e, merecidamente, também prestará homenagem ao seu mais notório cidadão. O Museu Leonardiano apresenta uma exposição até o dia 15 de outubro que mostra o impacto da paisagem local nas obras criadas pelo gênio.

Outros eventos na Itália


Foto: PxHere

Roma também prestará sua homenagem à genialidade de da Vinci. A Scuderie del Quirinale, um palácio rococó localizado na Piazza del Quirinale, fará uma exposição com mais de 200 peças relacionadas ao artista até o dia 30 de junho.

Na romântica Veneza, os visitantes poderão conferir 24 desenhos raros do gênio em uma exposição nomeada “O Homem É o Modelo do Mundo”, que fica até 30 de junho na Galleria Dell’Accademia.

Já em Milão, cidade onde Da Vinci viveu por mais tempo, diversos eventos ocorrerão até o início de 2020. Entre eles, a reabertura da Sala delle Asse, no Castello Sforzesco, que passou por uma recente restauração. Uma exposição multimídia será montada para mostrar aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo, retornando à época do Renascimento. A exposição fica em cartaz de 16 de maio a 12 de janeiro de 2020.

Outros lugares pela Europa


Foto: Pixabay

Foi na França que Leonardo da Vinci viveu seus últimos anos, falecendo em Amboise, no Vale do Loire. É por isso que o país também realizará mais de 500 eventos culturais dedicados ao polímata. O Castelo Real de Amboise, onde foi sepultado o artista, inaugura uma exposição sobre os últimos anos de sua vida que vai até 31 de agosto.

O Museu do Louvre, em Paris, receberá em outubro uma grande exposição com obras de Da Vinci cedidas temporariamente pela Itália, como o “Homem Vitruviano”, “Cabeça de Mulher” e “A Anunciação e “São Jerônimo”.

Já quem estiver na Inglaterra, poderá apreciar mais de 500 obras de Leonardo, entre anotações e pinturas, que fazem parte de uma coleção da Rainha Elizabeth II.  Atualmente, 144 obras deste acervo já estão em exposição em doze mostras simultâneas por diversas cidades do país. A partir de 24 de maio, essas peças estarão expostas no Palácio de Buckingham, em Londres, junto a outras que também fazem parte da mesma coleção.

Foto: Pixabay

» Dois vilarejos na Itália estão vendendo casas antigas a 1 euro
» Veja as 12 cidades mais bonitas para visitar na Itália
» Museus imperdíveis na Itália
» Roteiro de 3 dias na Toscana usando Florença como base

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

20 vinícolas para conhecer ao redor do mundo

Artigo anterior

Quarto de Maria Antonieta em Versalhes é reaberto ao público

Artigo seguinte

Você pode gostar